Narcisismo: tessituras entre psicanálise, mito e literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1764 |
Resumo: | The scope of literature is human material, such as joy, happiness, anguish, sadness, victory, unsuccess, existencial conflicts, etc., providing us with abundant field for studies in the Humanities Sciences. It was in this sense that Freud, intrigued by the commotion that artistic work, specifically sculpture and literature, raises in those who appreciate it, looks forward to investigate the psychic intricacies of artistic creation process. In this perspective, the present study aims to analyze, in the novel Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, by Clarice Lispector, aspects of narcissism, from the psychoanalytic theoretical point of view. Firstly, however, we try to establish the points of convergence between psychoanalysis, myth and literature, weaving the three conceptual spheres. Afterwards, we attempt to make a structural reading of the concept of narcissism, starting from an analysis of the myth of Narcissus, narrated by Ovid in Metamorphoses, identifying in the narrative representative elements of the Self related to specular relationship. Also, we propose reading some of Freud's essays that carry the prodromes of psychoanalytic concept of narcissism. The research is of bibliographic nature, supported by books, articles and critical studies whose subject serves as support for the present research, related to the theme delimited for study. |
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Narcisismo: tessituras entre psicanálise, mito e literaturaPsicanáliseLiteraturaMitoNarcisismoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAThe scope of literature is human material, such as joy, happiness, anguish, sadness, victory, unsuccess, existencial conflicts, etc., providing us with abundant field for studies in the Humanities Sciences. It was in this sense that Freud, intrigued by the commotion that artistic work, specifically sculpture and literature, raises in those who appreciate it, looks forward to investigate the psychic intricacies of artistic creation process. In this perspective, the present study aims to analyze, in the novel Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, by Clarice Lispector, aspects of narcissism, from the psychoanalytic theoretical point of view. Firstly, however, we try to establish the points of convergence between psychoanalysis, myth and literature, weaving the three conceptual spheres. Afterwards, we attempt to make a structural reading of the concept of narcissism, starting from an analysis of the myth of Narcissus, narrated by Ovid in Metamorphoses, identifying in the narrative representative elements of the Self related to specular relationship. Also, we propose reading some of Freud's essays that carry the prodromes of psychoanalytic concept of narcissism. The research is of bibliographic nature, supported by books, articles and critical studies whose subject serves as support for the present research, related to the theme delimited for study.O escopo da literatura é o material humano, a saber, alegria, felicidade, angústia, tristeza, vitória, fracasso, conflitos existências, etc., fornecendo-nos, desse modo, campo profícuo para estudos no âmbito das ciências humanas. E foi por esse viés que Freud, intrigado com a comoção que a obra artística, especificamente a escultura e a literatura, suscita naquele que a aprecia, procura investigar os meandros psíquicos do processo da criação artística. Nessa perspectiva, o presente estudo visa analisar, no romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, aspectos do narcisismo, tendo-se respaldo no aporte teórico psicanalítico. Antes, porém, procura-se estabelecer os pontos de convergência entre psicanálise, mito e literatura, fazendo-se uma tessitura entre os três âmbitos conceituais. Depois, atenta-se a realizar uma leitura estruturante do conceito de narcisismo, partindo de uma análise do mito de Narciso, narrado por Ovídio em suas Metamorfoses, identificando os elementos representativos na fábula da constituição do Eu na relação especular. Segue-se, então, à leitura de alguns dos ensaios de Freud que trazem como subsídio o narcisismo, estando nele os pródromos do conceito psicanalítico. A pesquisa será de cunho bibliográfico, que tem como respaldo livros, artigos e estudos críticos cujo assunto sirva de subsídio para a escrita do trabalho, relacionando-se com o tema delimitado para estudo.Centro Universitário de João PessoaBrasilUNIPÊCarvalho , Leda Maria Maia Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/8362664380968355Albertim , Alcione Lucena de2021-03-25T12:12:10Z2021-03-262021-03-25T12:12:10Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1764porANZIEU, Didier. CARAPANOS, Frosso. GILLIBERT, Jean. GREEN, André. NICOLAÏDIS, Nicos. POTAMIANOU, Anna. Psichanalyse et culture grecque. Paris: Les Belles Lettres, 2002. ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2015. CASSIRER, Ernst. Linguagem e mito. Tradução de J. Guinsburg, Miriam Schnaiderman. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. DOLTO, Françoise. A imagem inconsciente do corpo. Tradução de Noemi Moritz e Marise Levy. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2017. ÉSQUILO. Tragédias: Os persas, Os sete contra Tebas, As suplicantes, Prometeu cadeeiro. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2009. FREUD, Sigmund. “Moisés, de Michelangelo (1914)". In : Arte, literatura e os artistas. Tradução de Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. ______________. “Formulações sobre os dois princípios do funcionamento psíquico, [1911]”. In: Obras completas, volume 10. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. ______________. “Personagens psicopáticos no palco, (1906)". In : Arte, literatura e os artistas. Tradução de Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. ______________. “O poeta e o fantasiar, (1908)". In : Arte, literatura e os artistas. Tradução de Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. ______________. “Dostoiévski e o parricídio, (1928)". In : Arte, literatura e os artistas. Tradução de Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. ______________. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade [1905]”. In: Obras Completas, volume 6. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. ______________. “Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci, [1910]”. In: Obras completas, volume 9. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. ______________. “Totem e tabu, [1912]”. In: Obras completas, volume 11. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. ______________. “Introdução ao narcisismo [1914]”. In: Obras Completas, volume 12. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. ______________. “Luto e melancolia [1915]”. In: Obras Completas, volume 12. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. ______________. “Além do princípio do prazer, [1920]”. In: Obras completas, volume 14. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. ______________. “O mal-estar na civilização, [1930]”. In: Obras completas, volume 18. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. GREEN, André. Narcisismo de vida, narcisismo de morte. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Editora Escuta, 1998. HESÍODO. Teogonia. Tradução de JAA Torrano. 7ed. São Paulo: Iluminuras, 2007. HOMERO. Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013. ________. Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011. LACAN, Jacques. Escritos. Tradução de Vera Ribeira. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. MINERBO, Marion. Neurose e não neurose. 2 ed. São Paulo: Blucher, 2019. OVIDIO. Metamorfosi. A cura di Nino Scivoletto. Roma: Utet, 2013. RUTHVEN, K. K. O Mito. Tradução de Esther Eva Horivitz. São Paulo: Perspectiva, 2010. SEMI, Antonio Alberto. O narcisismo, necessário quando é sadio, ofuscante quando apaga os outros. Tradução Silva Debetto C. Reis. São Paulo: Edições Loyola, 2011. SÓFOCLES. Édipo Tirano. Tradução de Leonardo Antunes. São Paulo: Todavia, 2018. WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA, 1975.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-10-13T17:19:59Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1764Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-10-13T17:19:59Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
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