Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200007 |
Resumo: | O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados. |
id |
EAA-1_2b3be667400475b4c91000916804ad2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782011000200007 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)história da escolahistória do currículohistória das disciplinas escolareseducação do corpoeducação dos sentidosO trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200007Revista Brasileira de Educação v.16 n.47 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000200007info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Marcus Aurelio Taborda deLinhales,Meily Assbúpor2011-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000200007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) |
title |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) |
spellingShingle |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de história da escola história do currículo história das disciplinas escolares educação do corpo educação dos sentidos |
title_short |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) |
title_full |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) |
title_fullStr |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) |
title_full_unstemmed |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) |
title_sort |
Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) |
author |
Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de |
author_facet |
Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de Linhales,Meily Assbú |
author_role |
author |
author2 |
Linhales,Meily Assbú |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de Linhales,Meily Assbú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da escola história do currículo história das disciplinas escolares educação do corpo educação dos sentidos |
topic |
história da escola história do currículo história das disciplinas escolares educação do corpo educação dos sentidos |
description |
O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782011000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.16 n.47 2011 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490917945344 |