Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante,Lucíola Inês Pessoa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100003
Resumo: Através da leitura e análise dos relatórios dos 13 encontros anuais realizados pelo Movimento de Professores Indígenas da Amazônia, o texto objetiva identificar as diferentes concepções de formação explicitadas pelos participantes desse movimento, assim como os princípios elaborados coletivamente ao longo de sua trajetória. Tem como norteadoras as seguintes questões: a escola, um dos principais instrumentos usados durante a história do contato para descaracterizar e destruir as culturas indígenas, pode vir a ser hoje um instrumental decisivo na reconstrução e afirmação das identidades sócio-político-culturais? Qual é o papel dos professores indígenas? Quais os saberes necessários a essa nova prática? Onde e como "adquiri-los"? Como e por quem são formados os educadores indígenas?
id EAA-1_775830c575015f7cac05354fd124f123
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782003000100003
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazôniaformação de professoreseducação escolar indígenarelações de autonomiaAtravés da leitura e análise dos relatórios dos 13 encontros anuais realizados pelo Movimento de Professores Indígenas da Amazônia, o texto objetiva identificar as diferentes concepções de formação explicitadas pelos participantes desse movimento, assim como os princípios elaborados coletivamente ao longo de sua trajetória. Tem como norteadoras as seguintes questões: a escola, um dos principais instrumentos usados durante a história do contato para descaracterizar e destruir as culturas indígenas, pode vir a ser hoje um instrumental decisivo na reconstrução e afirmação das identidades sócio-político-culturais? Qual é o papel dos professores indígenas? Quais os saberes necessários a essa nova prática? Onde e como "adquiri-los"? Como e por quem são formados os educadores indígenas?ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100003Revista Brasileira de Educação n.22 2003reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782003000100003info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante,Lucíola Inês Pessoapor2006-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782003000100003Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-11-27T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia
title Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia
spellingShingle Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia
Cavalcante,Lucíola Inês Pessoa
formação de professores
educação escolar indígena
relações de autonomia
title_short Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia
title_full Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia
title_fullStr Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia
title_full_unstemmed Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia
title_sort Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia
author Cavalcante,Lucíola Inês Pessoa
author_facet Cavalcante,Lucíola Inês Pessoa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante,Lucíola Inês Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação escolar indígena
relações de autonomia
topic formação de professores
educação escolar indígena
relações de autonomia
description Através da leitura e análise dos relatórios dos 13 encontros anuais realizados pelo Movimento de Professores Indígenas da Amazônia, o texto objetiva identificar as diferentes concepções de formação explicitadas pelos participantes desse movimento, assim como os princípios elaborados coletivamente ao longo de sua trajetória. Tem como norteadoras as seguintes questões: a escola, um dos principais instrumentos usados durante a história do contato para descaracterizar e destruir as culturas indígenas, pode vir a ser hoje um instrumental decisivo na reconstrução e afirmação das identidades sócio-político-culturais? Qual é o papel dos professores indígenas? Quais os saberes necessários a essa nova prática? Onde e como "adquiri-los"? Como e por quem são formados os educadores indígenas?
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782003000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.22 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489762414592