A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100214 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de adequação de uma Instituição Federal de Ensino Superior à lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que implementa cota para pessoas com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se um estudo de caso único. Foram entrevistados dois gestores da instituição e levantados documentos relacionados ao tema para a composição do corpus documental. Para o exame documental, utilizou-se o procedimento da análise de conteúdo. Constatou-se que a instituição examinada não apresenta condições adequadas para o atendimento à cota para pessoas com deficiência estabelecida na referida lei. Conclui-se que, mesmo a lei n. 13.409/2016 sendo justa e necessária, as condições para a sua efetivação por parte do governo federal não foram criadas. O que deveria ser inclusão configura-se, na verdade, um processo de exclusão. |
id |
EAA-1_949a09f21a8374d9e6ef54d25240ce0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782020000100214 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409acessibilidadeinclusãoensino superiorlei n. 13.409RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de adequação de uma Instituição Federal de Ensino Superior à lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que implementa cota para pessoas com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se um estudo de caso único. Foram entrevistados dois gestores da instituição e levantados documentos relacionados ao tema para a composição do corpus documental. Para o exame documental, utilizou-se o procedimento da análise de conteúdo. Constatou-se que a instituição examinada não apresenta condições adequadas para o atendimento à cota para pessoas com deficiência estabelecida na referida lei. Conclui-se que, mesmo a lei n. 13.409/2016 sendo justa e necessária, as condições para a sua efetivação por parte do governo federal não foram criadas. O que deveria ser inclusão configura-se, na verdade, um processo de exclusão.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100214Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250016info:eu-repo/semantics/openAccessCantorani,José Roberto HerreraPilatti,Luiz AlbertoHelmann,Caroline LievoreSilva,Sani de Carvalho Rutz dapor2020-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100214Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-04-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409 |
title |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409 |
spellingShingle |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409 Cantorani,José Roberto Herrera acessibilidade inclusão ensino superior lei n. 13.409 |
title_short |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409 |
title_full |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409 |
title_fullStr |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409 |
title_full_unstemmed |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409 |
title_sort |
A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409 |
author |
Cantorani,José Roberto Herrera |
author_facet |
Cantorani,José Roberto Herrera Pilatti,Luiz Alberto Helmann,Caroline Lievore Silva,Sani de Carvalho Rutz da |
author_role |
author |
author2 |
Pilatti,Luiz Alberto Helmann,Caroline Lievore Silva,Sani de Carvalho Rutz da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cantorani,José Roberto Herrera Pilatti,Luiz Alberto Helmann,Caroline Lievore Silva,Sani de Carvalho Rutz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acessibilidade inclusão ensino superior lei n. 13.409 |
topic |
acessibilidade inclusão ensino superior lei n. 13.409 |
description |
RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de adequação de uma Instituição Federal de Ensino Superior à lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que implementa cota para pessoas com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se um estudo de caso único. Foram entrevistados dois gestores da instituição e levantados documentos relacionados ao tema para a composição do corpus documental. Para o exame documental, utilizou-se o procedimento da análise de conteúdo. Constatou-se que a instituição examinada não apresenta condições adequadas para o atendimento à cota para pessoas com deficiência estabelecida na referida lei. Conclui-se que, mesmo a lei n. 13.409/2016 sendo justa e necessária, as condições para a sua efetivação por parte do governo federal não foram criadas. O que deveria ser inclusão configura-se, na verdade, um processo de exclusão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100214 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782020250016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.25 2020 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492836839424 |