A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantorani,José Roberto Herrera
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pilatti,Luiz Alberto, Helmann,Caroline Lievore, Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100214
Resumo: RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de adequação de uma Instituição Federal de Ensino Superior à lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que implementa cota para pessoas com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se um estudo de caso único. Foram entrevistados dois gestores da instituição e levantados documentos relacionados ao tema para a composição do corpus documental. Para o exame documental, utilizou-se o procedimento da análise de conteúdo. Constatou-se que a instituição examinada não apresenta condições adequadas para o atendimento à cota para pessoas com deficiência estabelecida na referida lei. Conclui-se que, mesmo a lei n. 13.409/2016 sendo justa e necessária, as condições para a sua efetivação por parte do governo federal não foram criadas. O que deveria ser inclusão configura-se, na verdade, um processo de exclusão.
id EAA-1_949a09f21a8374d9e6ef54d25240ce0e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100214
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409acessibilidadeinclusãoensino superiorlei n. 13.409RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de adequação de uma Instituição Federal de Ensino Superior à lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que implementa cota para pessoas com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se um estudo de caso único. Foram entrevistados dois gestores da instituição e levantados documentos relacionados ao tema para a composição do corpus documental. Para o exame documental, utilizou-se o procedimento da análise de conteúdo. Constatou-se que a instituição examinada não apresenta condições adequadas para o atendimento à cota para pessoas com deficiência estabelecida na referida lei. Conclui-se que, mesmo a lei n. 13.409/2016 sendo justa e necessária, as condições para a sua efetivação por parte do governo federal não foram criadas. O que deveria ser inclusão configura-se, na verdade, um processo de exclusão.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100214Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250016info:eu-repo/semantics/openAccessCantorani,José Roberto HerreraPilatti,Luiz AlbertoHelmann,Caroline LievoreSilva,Sani de Carvalho Rutz dapor2020-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100214Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-04-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
title A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
spellingShingle A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
Cantorani,José Roberto Herrera
acessibilidade
inclusão
ensino superior
lei n. 13.409
title_short A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
title_full A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
title_fullStr A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
title_full_unstemmed A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
title_sort A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409
author Cantorani,José Roberto Herrera
author_facet Cantorani,José Roberto Herrera
Pilatti,Luiz Alberto
Helmann,Caroline Lievore
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
author_role author
author2 Pilatti,Luiz Alberto
Helmann,Caroline Lievore
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantorani,José Roberto Herrera
Pilatti,Luiz Alberto
Helmann,Caroline Lievore
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
dc.subject.por.fl_str_mv acessibilidade
inclusão
ensino superior
lei n. 13.409
topic acessibilidade
inclusão
ensino superior
lei n. 13.409
description RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de adequação de uma Instituição Federal de Ensino Superior à lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que implementa cota para pessoas com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se um estudo de caso único. Foram entrevistados dois gestores da instituição e levantados documentos relacionados ao tema para a composição do corpus documental. Para o exame documental, utilizou-se o procedimento da análise de conteúdo. Constatou-se que a instituição examinada não apresenta condições adequadas para o atendimento à cota para pessoas com deficiência estabelecida na referida lei. Conclui-se que, mesmo a lei n. 13.409/2016 sendo justa e necessária, as condições para a sua efetivação por parte do governo federal não foram criadas. O que deveria ser inclusão configura-se, na verdade, um processo de exclusão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100214
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782020250016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492836839424