A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100007 |
Resumo: | Analisa as percepções e vivências de alunos de camadas populares e de suas famílias sobre a adoção do princípio da não-retenção em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte (MG). Como procedimento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para se apreender e compreender as percepções desses atores sobre a não-retenção escolar e como essa prática tem interferido nas situações de fracasso ou sucesso escolar dos alunos. A conclusão é de que a não-retenção escolar, segundo os entrevistados, tem sido incapaz de garantir o direito à educação básica, na medida em que favorece a promoção de alunos sem aprendizagem efetiva e gera dificuldades crescentes para a continuidade dos estudos e para a absorção desses alunos pelo mercado de trabalho. |
id |
EAA-1_b15eee9559d170e6f05332f989a76529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782003000100007 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiaresnão-retenção escolarciclos de estudosucesso escolarAnalisa as percepções e vivências de alunos de camadas populares e de suas famílias sobre a adoção do princípio da não-retenção em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte (MG). Como procedimento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para se apreender e compreender as percepções desses atores sobre a não-retenção escolar e como essa prática tem interferido nas situações de fracasso ou sucesso escolar dos alunos. A conclusão é de que a não-retenção escolar, segundo os entrevistados, tem sido incapaz de garantir o direito à educação básica, na medida em que favorece a promoção de alunos sem aprendizagem efetiva e gera dificuldades crescentes para a continuidade dos estudos e para a absorção desses alunos pelo mercado de trabalho.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100007Revista Brasileira de Educação n.22 2003reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782003000100007info:eu-repo/semantics/openAccessGlória,Dília Maria Andradepor2006-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782003000100007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-11-27T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares |
title |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares |
spellingShingle |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares Glória,Dília Maria Andrade não-retenção escolar ciclos de estudo sucesso escolar |
title_short |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares |
title_full |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares |
title_fullStr |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares |
title_full_unstemmed |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares |
title_sort |
A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares |
author |
Glória,Dília Maria Andrade |
author_facet |
Glória,Dília Maria Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glória,Dília Maria Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
não-retenção escolar ciclos de estudo sucesso escolar |
topic |
não-retenção escolar ciclos de estudo sucesso escolar |
description |
Analisa as percepções e vivências de alunos de camadas populares e de suas famílias sobre a adoção do princípio da não-retenção em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte (MG). Como procedimento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para se apreender e compreender as percepções desses atores sobre a não-retenção escolar e como essa prática tem interferido nas situações de fracasso ou sucesso escolar dos alunos. A conclusão é de que a não-retenção escolar, segundo os entrevistados, tem sido incapaz de garantir o direito à educação básica, na medida em que favorece a promoção de alunos sem aprendizagem efetiva e gera dificuldades crescentes para a continuidade dos estudos e para a absorção desses alunos pelo mercado de trabalho. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782003000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.22 2003 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489766608896 |