A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glória,Dília Maria Andrade
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100007
Resumo: Analisa as percepções e vivências de alunos de camadas populares e de suas famílias sobre a adoção do princípio da não-retenção em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte (MG). Como procedimento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para se apreender e compreender as percepções desses atores sobre a não-retenção escolar e como essa prática tem interferido nas situações de fracasso ou sucesso escolar dos alunos. A conclusão é de que a não-retenção escolar, segundo os entrevistados, tem sido incapaz de garantir o direito à educação básica, na medida em que favorece a promoção de alunos sem aprendizagem efetiva e gera dificuldades crescentes para a continuidade dos estudos e para a absorção desses alunos pelo mercado de trabalho.
id EAA-1_b15eee9559d170e6f05332f989a76529
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782003000100007
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiaresnão-retenção escolarciclos de estudosucesso escolarAnalisa as percepções e vivências de alunos de camadas populares e de suas famílias sobre a adoção do princípio da não-retenção em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte (MG). Como procedimento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para se apreender e compreender as percepções desses atores sobre a não-retenção escolar e como essa prática tem interferido nas situações de fracasso ou sucesso escolar dos alunos. A conclusão é de que a não-retenção escolar, segundo os entrevistados, tem sido incapaz de garantir o direito à educação básica, na medida em que favorece a promoção de alunos sem aprendizagem efetiva e gera dificuldades crescentes para a continuidade dos estudos e para a absorção desses alunos pelo mercado de trabalho.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100007Revista Brasileira de Educação n.22 2003reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782003000100007info:eu-repo/semantics/openAccessGlória,Dília Maria Andradepor2006-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782003000100007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-11-27T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
title A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
spellingShingle A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
Glória,Dília Maria Andrade
não-retenção escolar
ciclos de estudo
sucesso escolar
title_short A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
title_full A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
title_fullStr A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
title_full_unstemmed A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
title_sort A "escola dos que passam sem saber": a prática da não-retenção escolar na narrativa de alunos e familiares
author Glória,Dília Maria Andrade
author_facet Glória,Dília Maria Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Glória,Dília Maria Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv não-retenção escolar
ciclos de estudo
sucesso escolar
topic não-retenção escolar
ciclos de estudo
sucesso escolar
description Analisa as percepções e vivências de alunos de camadas populares e de suas famílias sobre a adoção do princípio da não-retenção em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte (MG). Como procedimento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para se apreender e compreender as percepções desses atores sobre a não-retenção escolar e como essa prática tem interferido nas situações de fracasso ou sucesso escolar dos alunos. A conclusão é de que a não-retenção escolar, segundo os entrevistados, tem sido incapaz de garantir o direito à educação básica, na medida em que favorece a promoção de alunos sem aprendizagem efetiva e gera dificuldades crescentes para a continuidade dos estudos e para a absorção desses alunos pelo mercado de trabalho.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782003000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.22 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489766608896