Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos

Bibliographic Details
Main Author: Silva,Roberto Rafael Dias da
Publication Date: 2019
Other Authors: Scherer,Renata Porcher
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Educação (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100601
Summary: RESUMO O presente ensaio busca problematizar a questão “Por que precisamos da diferenciação pedagógica?”, considerando o debate educacional estabelecido no decorrer do século XX acerca da individualização. Alvo de críticas bastante severas, assim como bandeira de luta de movimentos que apregoam a inovação pedagógica, o conceito de individualização carece de uma reflexão interdisciplinar que efetivamente o mantenha no campo da controvérsia. Ao longo do ensaio, defende-se que a ênfase exclusiva na sociedade pode se converter em violência (na forma dos variados totalitarismos engendrados no século XX), ao mesmo tempo que a ênfase exclusiva no indivíduo, além de pedagogicamente irresponsável, bloqueia as possibilidades de diálogo, a convivência democrática e a constituição de uma pauta formativa comum.
id EAA-1_dafed134fdd15bda873a12ab01bd12f7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782019000100601
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxoseducaçãodiferenciação pedagógicaindividualizaçãoRESUMO O presente ensaio busca problematizar a questão “Por que precisamos da diferenciação pedagógica?”, considerando o debate educacional estabelecido no decorrer do século XX acerca da individualização. Alvo de críticas bastante severas, assim como bandeira de luta de movimentos que apregoam a inovação pedagógica, o conceito de individualização carece de uma reflexão interdisciplinar que efetivamente o mantenha no campo da controvérsia. Ao longo do ensaio, defende-se que a ênfase exclusiva na sociedade pode se converter em violência (na forma dos variados totalitarismos engendrados no século XX), ao mesmo tempo que a ênfase exclusiva no indivíduo, além de pedagogicamente irresponsável, bloqueia as possibilidades de diálogo, a convivência democrática e a constituição de uma pauta formativa comum.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100601Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240041info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Roberto Rafael Dias daScherer,Renata Porcherpor2019-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100601Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-10-08T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
title Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
spellingShingle Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
Silva,Roberto Rafael Dias da
educação
diferenciação pedagógica
individualização
title_short Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
title_full Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
title_fullStr Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
title_full_unstemmed Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
title_sort Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
author Silva,Roberto Rafael Dias da
author_facet Silva,Roberto Rafael Dias da
Scherer,Renata Porcher
author_role author
author2 Scherer,Renata Porcher
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Roberto Rafael Dias da
Scherer,Renata Porcher
dc.subject.por.fl_str_mv educação
diferenciação pedagógica
individualização
topic educação
diferenciação pedagógica
individualização
description RESUMO O presente ensaio busca problematizar a questão “Por que precisamos da diferenciação pedagógica?”, considerando o debate educacional estabelecido no decorrer do século XX acerca da individualização. Alvo de críticas bastante severas, assim como bandeira de luta de movimentos que apregoam a inovação pedagógica, o conceito de individualização carece de uma reflexão interdisciplinar que efetivamente o mantenha no campo da controvérsia. Ao longo do ensaio, defende-se que a ênfase exclusiva na sociedade pode se converter em violência (na forma dos variados totalitarismos engendrados no século XX), ao mesmo tempo que a ênfase exclusiva no indivíduo, além de pedagogicamente irresponsável, bloqueia as possibilidades de diálogo, a convivência democrática e a constituição de uma pauta formativa comum.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100601
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019240041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.24 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492813770752