Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100601 |
Summary: | RESUMO O presente ensaio busca problematizar a questão “Por que precisamos da diferenciação pedagógica?”, considerando o debate educacional estabelecido no decorrer do século XX acerca da individualização. Alvo de críticas bastante severas, assim como bandeira de luta de movimentos que apregoam a inovação pedagógica, o conceito de individualização carece de uma reflexão interdisciplinar que efetivamente o mantenha no campo da controvérsia. Ao longo do ensaio, defende-se que a ênfase exclusiva na sociedade pode se converter em violência (na forma dos variados totalitarismos engendrados no século XX), ao mesmo tempo que a ênfase exclusiva no indivíduo, além de pedagogicamente irresponsável, bloqueia as possibilidades de diálogo, a convivência democrática e a constituição de uma pauta formativa comum. |
id |
EAA-1_dafed134fdd15bda873a12ab01bd12f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782019000100601 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxoseducaçãodiferenciação pedagógicaindividualizaçãoRESUMO O presente ensaio busca problematizar a questão “Por que precisamos da diferenciação pedagógica?”, considerando o debate educacional estabelecido no decorrer do século XX acerca da individualização. Alvo de críticas bastante severas, assim como bandeira de luta de movimentos que apregoam a inovação pedagógica, o conceito de individualização carece de uma reflexão interdisciplinar que efetivamente o mantenha no campo da controvérsia. Ao longo do ensaio, defende-se que a ênfase exclusiva na sociedade pode se converter em violência (na forma dos variados totalitarismos engendrados no século XX), ao mesmo tempo que a ênfase exclusiva no indivíduo, além de pedagogicamente irresponsável, bloqueia as possibilidades de diálogo, a convivência democrática e a constituição de uma pauta formativa comum.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100601Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240041info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Roberto Rafael Dias daScherer,Renata Porcherpor2019-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100601Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-10-08T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos |
title |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos |
spellingShingle |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos Silva,Roberto Rafael Dias da educação diferenciação pedagógica individualização |
title_short |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos |
title_full |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos |
title_fullStr |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos |
title_full_unstemmed |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos |
title_sort |
Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos |
author |
Silva,Roberto Rafael Dias da |
author_facet |
Silva,Roberto Rafael Dias da Scherer,Renata Porcher |
author_role |
author |
author2 |
Scherer,Renata Porcher |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Roberto Rafael Dias da Scherer,Renata Porcher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação diferenciação pedagógica individualização |
topic |
educação diferenciação pedagógica individualização |
description |
RESUMO O presente ensaio busca problematizar a questão “Por que precisamos da diferenciação pedagógica?”, considerando o debate educacional estabelecido no decorrer do século XX acerca da individualização. Alvo de críticas bastante severas, assim como bandeira de luta de movimentos que apregoam a inovação pedagógica, o conceito de individualização carece de uma reflexão interdisciplinar que efetivamente o mantenha no campo da controvérsia. Ao longo do ensaio, defende-se que a ênfase exclusiva na sociedade pode se converter em violência (na forma dos variados totalitarismos engendrados no século XX), ao mesmo tempo que a ênfase exclusiva no indivíduo, além de pedagogicamente irresponsável, bloqueia as possibilidades de diálogo, a convivência democrática e a constituição de uma pauta formativa comum. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100601 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782019240041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.24 2019 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492813770752 |