As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÁ,ELIANE FERREIRA DE
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: QUADROS,ANA LUIZA DE, MORTIMER,EDUARDO FLEURY, SILVA,PENHA SOUZA, TALIM,SÉRGIO LUIZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300625
Resumo: RESUMO Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores.
id EAA-1_fe7329467789edb010de818500632b1d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000300625
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantesformação de professorestratégias pedagógicasplanejamento do ensinoRESUMO Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300625Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227032info:eu-repo/semantics/openAccessSÁ,ELIANE FERREIRA DEQUADROS,ANA LUIZA DEMORTIMER,EDUARDO FLEURYSILVA,PENHA SOUZATALIM,SÉRGIO LUIZpor2017-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000300625Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-07-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
title As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
spellingShingle As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
SÁ,ELIANE FERREIRA DE
formação de professor
estratégias pedagógicas
planejamento do ensino
title_short As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
title_full As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
title_fullStr As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
title_full_unstemmed As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
title_sort As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
author SÁ,ELIANE FERREIRA DE
author_facet SÁ,ELIANE FERREIRA DE
QUADROS,ANA LUIZA DE
MORTIMER,EDUARDO FLEURY
SILVA,PENHA SOUZA
TALIM,SÉRGIO LUIZ
author_role author
author2 QUADROS,ANA LUIZA DE
MORTIMER,EDUARDO FLEURY
SILVA,PENHA SOUZA
TALIM,SÉRGIO LUIZ
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SÁ,ELIANE FERREIRA DE
QUADROS,ANA LUIZA DE
MORTIMER,EDUARDO FLEURY
SILVA,PENHA SOUZA
TALIM,SÉRGIO LUIZ
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professor
estratégias pedagógicas
planejamento do ensino
topic formação de professor
estratégias pedagógicas
planejamento do ensino
description RESUMO Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300625
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017227032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492043067392