As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300625 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores. |
id |
EAA-1_fe7329467789edb010de818500632b1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782017000300625 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantesformação de professorestratégias pedagógicasplanejamento do ensinoRESUMO Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300625Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227032info:eu-repo/semantics/openAccessSÁ,ELIANE FERREIRA DEQUADROS,ANA LUIZA DEMORTIMER,EDUARDO FLEURYSILVA,PENHA SOUZATALIM,SÉRGIO LUIZpor2017-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000300625Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-07-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes |
title |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes |
spellingShingle |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes SÁ,ELIANE FERREIRA DE formação de professor estratégias pedagógicas planejamento do ensino |
title_short |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes |
title_full |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes |
title_fullStr |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes |
title_full_unstemmed |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes |
title_sort |
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes |
author |
SÁ,ELIANE FERREIRA DE |
author_facet |
SÁ,ELIANE FERREIRA DE QUADROS,ANA LUIZA DE MORTIMER,EDUARDO FLEURY SILVA,PENHA SOUZA TALIM,SÉRGIO LUIZ |
author_role |
author |
author2 |
QUADROS,ANA LUIZA DE MORTIMER,EDUARDO FLEURY SILVA,PENHA SOUZA TALIM,SÉRGIO LUIZ |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SÁ,ELIANE FERREIRA DE QUADROS,ANA LUIZA DE MORTIMER,EDUARDO FLEURY SILVA,PENHA SOUZA TALIM,SÉRGIO LUIZ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professor estratégias pedagógicas planejamento do ensino |
topic |
formação de professor estratégias pedagógicas planejamento do ensino |
description |
RESUMO Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300625 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782017227032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492043067392 |