Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Magno Federici
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Freitas, Frederico Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
Texto Completo: https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/281
Resumo: O presente artigo analisa o conteúdo e significado dos institutosjurídicos da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais, tendoem vista a crescente utilização e importância deles no atual estágio do EstadoDemocrático de Direito. Por meio deste estudo, objetiva-se contribuir para acorreta aplicação desses princípios no âmbito de um caso concreto, evitando-se a banalização das referidas normas, que é um risco já considerado por alguns estudiosos do direito. Foi abordado, também, de maneira sintética, o fenômeno conhecido como eficácia horizontal dos direitos fundamentais, que contribuiu, direta ou indiretamente, para fomentar o interesse dos operadores do direito em sustentar as prerrogativas dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. Trata-se de um trabalho teórico-documental, por fazer uma revisão de literatura sobre o assunto. Ao final do trabalho, a título de conclusões, foi destacada a conexão entre ambos institutos.
id ED-FO-1_4beed8a70bb93eb232788af86c02468b
oai_identifier_str oai:ojs.revistaaec.com:article/281
network_acronym_str ED-FO-1
network_name_str A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
repository_id_str
spelling Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentaisDireito constitucionalDignidade da pessoa humanaDireitos fundamentaisConexãoPapel do Estado Democrático de DireitoDireito AdministrativoDireito ConstitucionalO presente artigo analisa o conteúdo e significado dos institutosjurídicos da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais, tendoem vista a crescente utilização e importância deles no atual estágio do EstadoDemocrático de Direito. Por meio deste estudo, objetiva-se contribuir para acorreta aplicação desses princípios no âmbito de um caso concreto, evitando-se a banalização das referidas normas, que é um risco já considerado por alguns estudiosos do direito. Foi abordado, também, de maneira sintética, o fenômeno conhecido como eficácia horizontal dos direitos fundamentais, que contribuiu, direta ou indiretamente, para fomentar o interesse dos operadores do direito em sustentar as prerrogativas dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. Trata-se de um trabalho teórico-documental, por fazer uma revisão de literatura sobre o assunto. Ao final do trabalho, a título de conclusões, foi destacada a conexão entre ambos institutos.Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2010-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/28110.21056/aec.v10i41.281A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 10, n. 41 (2010); 181-208A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 10, n. 41 (2010); 181-208A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 10, n. 41 (2010); 181-2081516-321010.21056/aec.v10i41reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/281/157Copyright (c) 2016 Magno Federici Gomes, Frederico Oliveira Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Magno FedericiFreitas, Frederico Oliveira2017-06-10T20:56:20Zoai:ojs.revistaaec.com:article/281Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2017-06-10T20:56:20A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse
dc.title.none.fl_str_mv Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
title Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
spellingShingle Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
Gomes, Magno Federici
Direito constitucional
Dignidade da pessoa humana
Direitos fundamentais
Conexão
Papel do Estado Democrático de Direito
Direito Administrativo
Direito Constitucional
title_short Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
title_full Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
title_fullStr Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
title_full_unstemmed Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
title_sort Conexão entre a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
author Gomes, Magno Federici
author_facet Gomes, Magno Federici
Freitas, Frederico Oliveira
author_role author
author2 Freitas, Frederico Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Magno Federici
Freitas, Frederico Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Direito constitucional
Dignidade da pessoa humana
Direitos fundamentais
Conexão
Papel do Estado Democrático de Direito
Direito Administrativo
Direito Constitucional
topic Direito constitucional
Dignidade da pessoa humana
Direitos fundamentais
Conexão
Papel do Estado Democrático de Direito
Direito Administrativo
Direito Constitucional
description O presente artigo analisa o conteúdo e significado dos institutosjurídicos da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais, tendoem vista a crescente utilização e importância deles no atual estágio do EstadoDemocrático de Direito. Por meio deste estudo, objetiva-se contribuir para acorreta aplicação desses princípios no âmbito de um caso concreto, evitando-se a banalização das referidas normas, que é um risco já considerado por alguns estudiosos do direito. Foi abordado, também, de maneira sintética, o fenômeno conhecido como eficácia horizontal dos direitos fundamentais, que contribuiu, direta ou indiretamente, para fomentar o interesse dos operadores do direito em sustentar as prerrogativas dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. Trata-se de um trabalho teórico-documental, por fazer uma revisão de literatura sobre o assunto. Ao final do trabalho, a título de conclusões, foi destacada a conexão entre ambos institutos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/281
10.21056/aec.v10i41.281
url https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/281
identifier_str_mv 10.21056/aec.v10i41.281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/281/157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Magno Federici Gomes, Frederico Oliveira Freitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Magno Federici Gomes, Frederico Oliveira Freitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
dc.source.none.fl_str_mv A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 10, n. 41 (2010); 181-208
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 10, n. 41 (2010); 181-208
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 10, n. 41 (2010); 181-208
1516-3210
10.21056/aec.v10i41
reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
instname:Editora Fórum
instacron:ED-FO
instname_str Editora Fórum
instacron_str ED-FO
institution ED-FO
reponame_str A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
collection A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
repository.name.fl_str_mv A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórum
repository.mail.fl_str_mv aec.revista@gmail.com
_version_ 1798313432093556736