Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Amanda Séllos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro Cruz, Luciana Hoffert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922
Resumo: O Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino de Ciências e Biologia. Capacitação profissional. Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching Abstract:  Science teaching still presents several characteristics of traditional teaching, as the teacher is seen as the holder of knowledge while the students are considered passive subjects in the teaching and learning process. This paper aimed to analyze the challenges and alternatives found by teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science and/or Biology course units. Data was collected by using the free Google Forms application. The results presented the teachers’ difficulties mainly because these professionals had not been adequately trained and because they demonstrated methodologies adapted to use with ASD students based initially on "getting to know" the student to only later apply an appropriate methodology to their learning.Keywords: Autism Spectrum Disorder (ASD); Science and Biology education; Professional training
id EDUL-1_3a6807363cc670db76749b01ce5ae264
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/922
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e BiologiaTranstorno do Espectro Autista (TEA)Ensino de Ciências e BiologiaCapacitação profissional.Educação inclusivaO Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino de Ciências e Biologia. Capacitação profissional. Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching Abstract:  Science teaching still presents several characteristics of traditional teaching, as the teacher is seen as the holder of knowledge while the students are considered passive subjects in the teaching and learning process. This paper aimed to analyze the challenges and alternatives found by teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science and/or Biology course units. Data was collected by using the free Google Forms application. The results presented the teachers’ difficulties mainly because these professionals had not been adequately trained and because they demonstrated methodologies adapted to use with ASD students based initially on "getting to know" the student to only later apply an appropriate methodology to their learning.Keywords: Autism Spectrum Disorder (ASD); Science and Biology education; Professional trainingEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 413-4252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Amanda SéllosCastro Cruz, Luciana Hoffert2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/922Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
title Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
spellingShingle Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
Rodrigues, Amanda Séllos
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ensino de Ciências e Biologia
Capacitação profissional.
Educação inclusiva
title_short Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
title_full Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
title_fullStr Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
title_full_unstemmed Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
title_sort Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
author Rodrigues, Amanda Séllos
author_facet Rodrigues, Amanda Séllos
Castro Cruz, Luciana Hoffert
author_role author
author2 Castro Cruz, Luciana Hoffert
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Amanda Séllos
Castro Cruz, Luciana Hoffert
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ensino de Ciências e Biologia
Capacitação profissional.
Educação inclusiva
topic Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ensino de Ciências e Biologia
Capacitação profissional.
Educação inclusiva
description O Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino de Ciências e Biologia. Capacitação profissional. Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching Abstract:  Science teaching still presents several characteristics of traditional teaching, as the teacher is seen as the holder of knowledge while the students are considered passive subjects in the teaching and learning process. This paper aimed to analyze the challenges and alternatives found by teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science and/or Biology course units. Data was collected by using the free Google Forms application. The results presented the teachers’ difficulties mainly because these professionals had not been adequately trained and because they demonstrated methodologies adapted to use with ASD students based initially on "getting to know" the student to only later apply an appropriate methodology to their learning.Keywords: Autism Spectrum Disorder (ASD); Science and Biology education; Professional training
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 413-425
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352800727040