Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922 |
Resumo: | O Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino de Ciências e Biologia. Capacitação profissional. Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching Abstract: Science teaching still presents several characteristics of traditional teaching, as the teacher is seen as the holder of knowledge while the students are considered passive subjects in the teaching and learning process. This paper aimed to analyze the challenges and alternatives found by teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science and/or Biology course units. Data was collected by using the free Google Forms application. The results presented the teachers’ difficulties mainly because these professionals had not been adequately trained and because they demonstrated methodologies adapted to use with ASD students based initially on "getting to know" the student to only later apply an appropriate methodology to their learning.Keywords: Autism Spectrum Disorder (ASD); Science and Biology education; Professional training |
id |
EDUL-1_3a6807363cc670db76749b01ce5ae264 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/922 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e BiologiaTranstorno do Espectro Autista (TEA)Ensino de Ciências e BiologiaCapacitação profissional.Educação inclusivaO Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino de Ciências e Biologia. Capacitação profissional. Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching Abstract: Science teaching still presents several characteristics of traditional teaching, as the teacher is seen as the holder of knowledge while the students are considered passive subjects in the teaching and learning process. This paper aimed to analyze the challenges and alternatives found by teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science and/or Biology course units. Data was collected by using the free Google Forms application. The results presented the teachers’ difficulties mainly because these professionals had not been adequately trained and because they demonstrated methodologies adapted to use with ASD students based initially on "getting to know" the student to only later apply an appropriate methodology to their learning.Keywords: Autism Spectrum Disorder (ASD); Science and Biology education; Professional trainingEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 413-4252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Amanda SéllosCastro Cruz, Luciana Hoffert2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/922Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia |
title |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia |
spellingShingle |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia Rodrigues, Amanda Séllos Transtorno do Espectro Autista (TEA) Ensino de Ciências e Biologia Capacitação profissional. Educação inclusiva |
title_short |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia |
title_full |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia |
title_fullStr |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia |
title_sort |
Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia |
author |
Rodrigues, Amanda Séllos |
author_facet |
Rodrigues, Amanda Séllos Castro Cruz, Luciana Hoffert |
author_role |
author |
author2 |
Castro Cruz, Luciana Hoffert |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Amanda Séllos Castro Cruz, Luciana Hoffert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) Ensino de Ciências e Biologia Capacitação profissional. Educação inclusiva |
topic |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) Ensino de Ciências e Biologia Capacitação profissional. Educação inclusiva |
description |
O Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino de Ciências e Biologia. Capacitação profissional. Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching Abstract: Science teaching still presents several characteristics of traditional teaching, as the teacher is seen as the holder of knowledge while the students are considered passive subjects in the teaching and learning process. This paper aimed to analyze the challenges and alternatives found by teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science and/or Biology course units. Data was collected by using the free Google Forms application. The results presented the teachers’ difficulties mainly because these professionals had not been adequately trained and because they demonstrated methodologies adapted to use with ASD students based initially on "getting to know" the student to only later apply an appropriate methodology to their learning.Keywords: Autism Spectrum Disorder (ASD); Science and Biology education; Professional training |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 413-425 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352800727040 |