Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizelli, José Luís
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cunha, Arielly Kizzy, Cruz, José Anderson Santos, Silva, Alexander Vinicius Leite da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1102
Resumo: As inovações tecnológicas e as concepções sociais contemporâneas virtuais, digitais, efêmeras, competitivas, imagéticas favorecem o desenvolvimento de novos processos educacionais, e a inclusão dessas tecnologias como ferramentas para fomento do aprendizado. Educadores, pais, crianças e profissionais produtores desses conteúdos estão envolvidos no processo. O estudo objetiva reflexão sobre as características dos nativos digitais, crianças, jogadores, espectadores, consumidores, e também dos produtores de conteúdo, que demanda equipe multidisciplinar de produtores de histórias, audiovisual, jogos. Através de revisão bibliográfica e análise e síntese de conteúdos, observa-se e constatam-se mudanças das ações na formação e na importância das Narrativas Transmídia para os indivíduos dessa geração, e de que esses produtos já fazem parte de suas vidas e seu uso pode ser benéfico, se mediado, direcionado e planejado, pelos responsáveis, educadores e pela equipe de profissionais que os produz. Palavras-chave: Narrativa transmídia. Tecnologias. Informação. Comunicação. Educação.
id EDUL-1_410f20c2859f48055f09c4f601c59e78
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1102
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem Assertive use of transmedia storytelling and Information and Communication Technology as tools to foster learning Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. EducationTransmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.As inovações tecnológicas e as concepções sociais contemporâneas virtuais, digitais, efêmeras, competitivas, imagéticas favorecem o desenvolvimento de novos processos educacionais, e a inclusão dessas tecnologias como ferramentas para fomento do aprendizado. Educadores, pais, crianças e profissionais produtores desses conteúdos estão envolvidos no processo. O estudo objetiva reflexão sobre as características dos nativos digitais, crianças, jogadores, espectadores, consumidores, e também dos produtores de conteúdo, que demanda equipe multidisciplinar de produtores de histórias, audiovisual, jogos. Através de revisão bibliográfica e análise e síntese de conteúdos, observa-se e constatam-se mudanças das ações na formação e na importância das Narrativas Transmídia para os indivíduos dessa geração, e de que esses produtos já fazem parte de suas vidas e seu uso pode ser benéfico, se mediado, direcionado e planejado, pelos responsáveis, educadores e pela equipe de profissionais que os produz. Palavras-chave: Narrativa transmídia. Tecnologias. Informação. Comunicação. Educação.Technological innovations and contemporary social concepts – virtual, digital, ephemeral, competitive, imagery – favor the development of new educational processes and the inclusion of these technologies as tools to foster learning. Educators, parents, children and professionals producing these contents are involved in the process. The study aims to reflect on the characteristics of digital natives, children, players, viewers, consumers, and content producers, requiring a multidisciplinary team of story, audiovisual and game producers. Through literature review and content analysis and synthesis, changes in actions related to the development and importance of Transmedia Storytelling are observed and verified for individuals of this generation, and these products are already part of their lives, and their use can be beneficial if mediated, directed and planned by those in charge, educators and the team of professionals who produce them. Keywords: Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/110210.58422/repesq.2021.e1102REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 210-2222177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULenghttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1102/917https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBizelli, José Luís Cunha, Arielly Kizzy Cruz, José Anderson Santos Silva, Alexander Vinicius Leite da 2023-06-22T00:37:07Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1102Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-22T00:37:07Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem
Assertive use of transmedia storytelling and Information and Communication Technology as tools to foster learning
title Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem
spellingShingle Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem
Bizelli, José Luís
Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education
Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.
Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.
title_short Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem
title_full Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem
title_fullStr Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem
title_full_unstemmed Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem
title_sort Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem
author Bizelli, José Luís
author_facet Bizelli, José Luís
Cunha, Arielly Kizzy
Cruz, José Anderson Santos
Silva, Alexander Vinicius Leite da
author_role author
author2 Cunha, Arielly Kizzy
Cruz, José Anderson Santos
Silva, Alexander Vinicius Leite da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizelli, José Luís
Cunha, Arielly Kizzy
Cruz, José Anderson Santos
Silva, Alexander Vinicius Leite da
dc.subject.por.fl_str_mv Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education
Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.
Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.
topic Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education
Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.
Transmedia Storytelling. Technology. Information. Communication. Education.
description As inovações tecnológicas e as concepções sociais contemporâneas virtuais, digitais, efêmeras, competitivas, imagéticas favorecem o desenvolvimento de novos processos educacionais, e a inclusão dessas tecnologias como ferramentas para fomento do aprendizado. Educadores, pais, crianças e profissionais produtores desses conteúdos estão envolvidos no processo. O estudo objetiva reflexão sobre as características dos nativos digitais, crianças, jogadores, espectadores, consumidores, e também dos produtores de conteúdo, que demanda equipe multidisciplinar de produtores de histórias, audiovisual, jogos. Através de revisão bibliográfica e análise e síntese de conteúdos, observa-se e constatam-se mudanças das ações na formação e na importância das Narrativas Transmídia para os indivíduos dessa geração, e de que esses produtos já fazem parte de suas vidas e seu uso pode ser benéfico, se mediado, direcionado e planejado, pelos responsáveis, educadores e pela equipe de profissionais que os produz. Palavras-chave: Narrativa transmídia. Tecnologias. Informação. Comunicação. Educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1102
10.58422/repesq.2021.e1102
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1102
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2021.e1102
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1102/917
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 210-222
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353264197632