Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem tem sido efetivada como instrumento de mensuração, de punição e de exclusão. Visto que a formação de professores pode ser um diferencial na construção de relações mais significativas com o processo avaliativo, este projeto procurou entender as concepções que os licenciandos de uma universidade pública manifestaram em seus relatórios da disciplina prática de ensino acerca desta temática. As enunciações foram transcritas e analisadas, fundamentando-se em seus aspectos teóricos metodológicos na teoria bakhtiniana, demonstrando a presença de diversas vozes dialogicamente interrelacionadas, que embora concebam em sua maioria, ser esse um processo que garante a qualidade das atividades pedagógicas, suas atitudes muitas vezes ainda estão infundadas em acordo com a Pedagogia do Exame.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Estágio supervisionado. Análise de Discurso.Analysis of reports on learning assessment made by Biology teaching students from a public university Abstract: Learning assessment has been carried out as an instrument of measurement, punishment and exclusion. Since teacher education can be a differential in the construction of more meaningful relations with the evaluation process, this project sought to understand the conceptions that the undergraduate students of a public university manifested in their reports on this theme for the Teaching Practice course unit. The enunciations were transcribed and analysed based on their theoretical methodological aspects in the Bakhtinian theory and demonstrating the presence of several dialogically interrelated voices. Although most of them conceive that this is a process that guarantees the quality of teaching activities, their attitudes are often still in accordance with the Pedagogy of Examination.Keywords: Learning assessment. Teacher education. Supervised internship. Discourse Analysis. |
id |
EDUL-1_521adfc0d7c4c812501f8d197fb2cf0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/844 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagemEducaçãoAvaliação da aprendizagemFormação de professoresEstágio supervisionadoAnálise de DiscursoAvaliação da aprendizagemA avaliação da aprendizagem tem sido efetivada como instrumento de mensuração, de punição e de exclusão. Visto que a formação de professores pode ser um diferencial na construção de relações mais significativas com o processo avaliativo, este projeto procurou entender as concepções que os licenciandos de uma universidade pública manifestaram em seus relatórios da disciplina prática de ensino acerca desta temática. As enunciações foram transcritas e analisadas, fundamentando-se em seus aspectos teóricos metodológicos na teoria bakhtiniana, demonstrando a presença de diversas vozes dialogicamente interrelacionadas, que embora concebam em sua maioria, ser esse um processo que garante a qualidade das atividades pedagógicas, suas atitudes muitas vezes ainda estão infundadas em acordo com a Pedagogia do Exame.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Estágio supervisionado. Análise de Discurso.Analysis of reports on learning assessment made by Biology teaching students from a public university Abstract: Learning assessment has been carried out as an instrument of measurement, punishment and exclusion. Since teacher education can be a differential in the construction of more meaningful relations with the evaluation process, this project sought to understand the conceptions that the undergraduate students of a public university manifested in their reports on this theme for the Teaching Practice course unit. The enunciations were transcribed and analysed based on their theoretical methodological aspects in the Bakhtinian theory and demonstrating the presence of several dialogically interrelated voices. Although most of them conceive that this is a process that guarantees the quality of teaching activities, their attitudes are often still in accordance with the Pedagogy of Examination.Keywords: Learning assessment. Teacher education. Supervised internship. Discourse Analysis.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 60-772177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPoso, Fabiana de FreitasMonteiro, Bruno Andrade Pinto2021-03-17T21:42:12Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/844Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:12Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem |
title |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem |
spellingShingle |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem Poso, Fabiana de Freitas Educação Avaliação da aprendizagem Formação de professores Estágio supervisionado Análise de Discurso Avaliação da aprendizagem |
title_short |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem |
title_full |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem |
title_fullStr |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem |
title_sort |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem |
author |
Poso, Fabiana de Freitas |
author_facet |
Poso, Fabiana de Freitas Monteiro, Bruno Andrade Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Bruno Andrade Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poso, Fabiana de Freitas Monteiro, Bruno Andrade Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação da aprendizagem Formação de professores Estágio supervisionado Análise de Discurso Avaliação da aprendizagem |
topic |
Educação Avaliação da aprendizagem Formação de professores Estágio supervisionado Análise de Discurso Avaliação da aprendizagem |
description |
A avaliação da aprendizagem tem sido efetivada como instrumento de mensuração, de punição e de exclusão. Visto que a formação de professores pode ser um diferencial na construção de relações mais significativas com o processo avaliativo, este projeto procurou entender as concepções que os licenciandos de uma universidade pública manifestaram em seus relatórios da disciplina prática de ensino acerca desta temática. As enunciações foram transcritas e analisadas, fundamentando-se em seus aspectos teóricos metodológicos na teoria bakhtiniana, demonstrando a presença de diversas vozes dialogicamente interrelacionadas, que embora concebam em sua maioria, ser esse um processo que garante a qualidade das atividades pedagógicas, suas atitudes muitas vezes ainda estão infundadas em acordo com a Pedagogia do Exame.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Estágio supervisionado. Análise de Discurso.Analysis of reports on learning assessment made by Biology teaching students from a public university Abstract: Learning assessment has been carried out as an instrument of measurement, punishment and exclusion. Since teacher education can be a differential in the construction of more meaningful relations with the evaluation process, this project sought to understand the conceptions that the undergraduate students of a public university manifested in their reports on this theme for the Teaching Practice course unit. The enunciations were transcribed and analysed based on their theoretical methodological aspects in the Bakhtinian theory and demonstrating the presence of several dialogically interrelated voices. Although most of them conceive that this is a process that guarantees the quality of teaching activities, their attitudes are often still in accordance with the Pedagogy of Examination.Keywords: Learning assessment. Teacher education. Supervised internship. Discourse Analysis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 60-77 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352745152512 |