Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poso, Fabiana de Freitas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844
Resumo: A avaliação da aprendizagem tem sido efetivada como instrumento de mensuração, de punição e de exclusão. Visto que a formação de professores pode ser um diferencial na construção de relações mais significativas com o processo avaliativo, este projeto procurou entender as concepções que os licenciandos de uma universidade pública manifestaram em seus relatórios da disciplina prática de ensino acerca desta temática. As enunciações foram transcritas e analisadas, fundamentando-se em seus aspectos teóricos metodológicos na teoria bakhtiniana, demonstrando a presença de diversas vozes dialogicamente interrelacionadas, que embora concebam em sua maioria, ser esse um processo que garante a qualidade das atividades pedagógicas, suas atitudes muitas vezes ainda estão infundadas em acordo com a Pedagogia do Exame.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Estágio supervisionado. Análise de Discurso.Analysis of reports on learning assessment made by Biology teaching students from a public university Abstract: Learning assessment has been carried out as an instrument of measurement, punishment and exclusion. Since teacher education can be a differential in the construction of more meaningful relations with the evaluation process, this project sought to understand the conceptions that the undergraduate students of a public university manifested in their reports on this theme for the Teaching Practice course unit. The enunciations were transcribed and analysed based on their theoretical methodological aspects in the Bakhtinian theory and demonstrating the presence of several dialogically interrelated voices. Although most of them conceive that this is a process that guarantees the quality of teaching activities, their attitudes are often still in accordance with the Pedagogy of Examination.Keywords: Learning assessment. Teacher education. Supervised internship. Discourse Analysis.
id EDUL-1_521adfc0d7c4c812501f8d197fb2cf0d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/844
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagemEducaçãoAvaliação da aprendizagemFormação de professoresEstágio supervisionadoAnálise de DiscursoAvaliação da aprendizagemA avaliação da aprendizagem tem sido efetivada como instrumento de mensuração, de punição e de exclusão. Visto que a formação de professores pode ser um diferencial na construção de relações mais significativas com o processo avaliativo, este projeto procurou entender as concepções que os licenciandos de uma universidade pública manifestaram em seus relatórios da disciplina prática de ensino acerca desta temática. As enunciações foram transcritas e analisadas, fundamentando-se em seus aspectos teóricos metodológicos na teoria bakhtiniana, demonstrando a presença de diversas vozes dialogicamente interrelacionadas, que embora concebam em sua maioria, ser esse um processo que garante a qualidade das atividades pedagógicas, suas atitudes muitas vezes ainda estão infundadas em acordo com a Pedagogia do Exame.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Estágio supervisionado. Análise de Discurso.Analysis of reports on learning assessment made by Biology teaching students from a public university Abstract: Learning assessment has been carried out as an instrument of measurement, punishment and exclusion. Since teacher education can be a differential in the construction of more meaningful relations with the evaluation process, this project sought to understand the conceptions that the undergraduate students of a public university manifested in their reports on this theme for the Teaching Practice course unit. The enunciations were transcribed and analysed based on their theoretical methodological aspects in the Bakhtinian theory and demonstrating the presence of several dialogically interrelated voices. Although most of them conceive that this is a process that guarantees the quality of teaching activities, their attitudes are often still in accordance with the Pedagogy of Examination.Keywords: Learning assessment. Teacher education. Supervised internship. Discourse Analysis.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 60-772177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPoso, Fabiana de FreitasMonteiro, Bruno Andrade Pinto2021-03-17T21:42:12Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/844Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:12Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
title Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
spellingShingle Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
Poso, Fabiana de Freitas
Educação
Avaliação da aprendizagem
Formação de professores
Estágio supervisionado
Análise de Discurso
Avaliação da aprendizagem
title_short Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
title_full Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
title_fullStr Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
title_full_unstemmed Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
title_sort Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem
author Poso, Fabiana de Freitas
author_facet Poso, Fabiana de Freitas
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
author_role author
author2 Monteiro, Bruno Andrade Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poso, Fabiana de Freitas
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação da aprendizagem
Formação de professores
Estágio supervisionado
Análise de Discurso
Avaliação da aprendizagem
topic Educação
Avaliação da aprendizagem
Formação de professores
Estágio supervisionado
Análise de Discurso
Avaliação da aprendizagem
description A avaliação da aprendizagem tem sido efetivada como instrumento de mensuração, de punição e de exclusão. Visto que a formação de professores pode ser um diferencial na construção de relações mais significativas com o processo avaliativo, este projeto procurou entender as concepções que os licenciandos de uma universidade pública manifestaram em seus relatórios da disciplina prática de ensino acerca desta temática. As enunciações foram transcritas e analisadas, fundamentando-se em seus aspectos teóricos metodológicos na teoria bakhtiniana, demonstrando a presença de diversas vozes dialogicamente interrelacionadas, que embora concebam em sua maioria, ser esse um processo que garante a qualidade das atividades pedagógicas, suas atitudes muitas vezes ainda estão infundadas em acordo com a Pedagogia do Exame.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Estágio supervisionado. Análise de Discurso.Analysis of reports on learning assessment made by Biology teaching students from a public university Abstract: Learning assessment has been carried out as an instrument of measurement, punishment and exclusion. Since teacher education can be a differential in the construction of more meaningful relations with the evaluation process, this project sought to understand the conceptions that the undergraduate students of a public university manifested in their reports on this theme for the Teaching Practice course unit. The enunciations were transcribed and analysed based on their theoretical methodological aspects in the Bakhtinian theory and demonstrating the presence of several dialogically interrelated voices. Although most of them conceive that this is a process that guarantees the quality of teaching activities, their attitudes are often still in accordance with the Pedagogy of Examination.Keywords: Learning assessment. Teacher education. Supervised internship. Discourse Analysis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 60-77
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352745152512