O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o ciclo de uma Pesquisa-Ação com foco no desenvolvimento de um produto educacional que se propõe a ensinar estratégias autorregulatórias em aulas de francês do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido no contexto de um grupo de pesquisa composto por pesquisadores e professores pesquisadores da Educação Básica (EB), de diferentes áreas do conhecimento. A Teoria Social Cognitiva (TSC) é o marco referencial eleito para fomentar a reflexão sobre o ensino, sob pontos de vista diversos. Os dados provenientes das fontes de evidências sugerem que a construção desse produto atendeu a cinco critérios de validade utilizados para avaliar o rigor metodológico da Pesquisa-Ação: validade do resultado, validade de processo, validade democrática, validade catalítica e validade dialógica.Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem. Ensino de Francês. Educação Básica. Pesquisa-Ação. The action research cycle in the development of an educational product: the narrative-based story E aí, Chloé?Abstract: This article aims to describe and analyze the Action Research cycle focused on the development of an educational product that proposes to teach self-regulation strategies in French classes of the 6th year of Elementary School. The study was developed in the context of a research group composed of researchers and Basic Education (BE) teachers from different areas of knowledge. Cognitive Social Theory (CST) is the frame of reference chosen to foster reflection on teaching from different viewpoints. The data from the sources of evidence suggest that the construction of this product met five validity criteria used to evaluate the methodological rigor of Action Research: outcome validity, process validity, democratic validity, catalytic validity and dialogic validity. Keywords: Self-regulated learning. French teaching. Basic Education. Action Research. |
id |
EDUL-1_8d37c1040b3de4b1ec3af84dff614c36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/800 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?autorregulação da aprendizagemensino de FrancêsEducação BásicaPesquisa-Açãoensinopesquisa-açãoformação de professoresEducação BásicaO presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o ciclo de uma Pesquisa-Ação com foco no desenvolvimento de um produto educacional que se propõe a ensinar estratégias autorregulatórias em aulas de francês do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido no contexto de um grupo de pesquisa composto por pesquisadores e professores pesquisadores da Educação Básica (EB), de diferentes áreas do conhecimento. A Teoria Social Cognitiva (TSC) é o marco referencial eleito para fomentar a reflexão sobre o ensino, sob pontos de vista diversos. Os dados provenientes das fontes de evidências sugerem que a construção desse produto atendeu a cinco critérios de validade utilizados para avaliar o rigor metodológico da Pesquisa-Ação: validade do resultado, validade de processo, validade democrática, validade catalítica e validade dialógica.Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem. Ensino de Francês. Educação Básica. Pesquisa-Ação. The action research cycle in the development of an educational product: the narrative-based story E aí, Chloé?Abstract: This article aims to describe and analyze the Action Research cycle focused on the development of an educational product that proposes to teach self-regulation strategies in French classes of the 6th year of Elementary School. The study was developed in the context of a research group composed of researchers and Basic Education (BE) teachers from different areas of knowledge. Cognitive Social Theory (CST) is the frame of reference chosen to foster reflection on teaching from different viewpoints. The data from the sources of evidence suggest that the construction of this product met five validity criteria used to evaluate the methodological rigor of Action Research: outcome validity, process validity, democratic validity, catalytic validity and dialogic validity. Keywords: Self-regulated learning. French teaching. Basic Education. Action Research.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 426-4412177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Verônica PassosSilva, Katia Regina Xavier daSilva, Ana Patricia da2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/800Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé? |
title |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé? |
spellingShingle |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé? Alves, Verônica Passos autorregulação da aprendizagem ensino de Francês Educação Básica Pesquisa-Ação ensino pesquisa-ação formação de professores Educação Básica |
title_short |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé? |
title_full |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé? |
title_fullStr |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé? |
title_full_unstemmed |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé? |
title_sort |
O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé? |
author |
Alves, Verônica Passos |
author_facet |
Alves, Verônica Passos Silva, Katia Regina Xavier da Silva, Ana Patricia da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Katia Regina Xavier da Silva, Ana Patricia da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Verônica Passos Silva, Katia Regina Xavier da Silva, Ana Patricia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autorregulação da aprendizagem ensino de Francês Educação Básica Pesquisa-Ação ensino pesquisa-ação formação de professores Educação Básica |
topic |
autorregulação da aprendizagem ensino de Francês Educação Básica Pesquisa-Ação ensino pesquisa-ação formação de professores Educação Básica |
description |
O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o ciclo de uma Pesquisa-Ação com foco no desenvolvimento de um produto educacional que se propõe a ensinar estratégias autorregulatórias em aulas de francês do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido no contexto de um grupo de pesquisa composto por pesquisadores e professores pesquisadores da Educação Básica (EB), de diferentes áreas do conhecimento. A Teoria Social Cognitiva (TSC) é o marco referencial eleito para fomentar a reflexão sobre o ensino, sob pontos de vista diversos. Os dados provenientes das fontes de evidências sugerem que a construção desse produto atendeu a cinco critérios de validade utilizados para avaliar o rigor metodológico da Pesquisa-Ação: validade do resultado, validade de processo, validade democrática, validade catalítica e validade dialógica.Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem. Ensino de Francês. Educação Básica. Pesquisa-Ação. The action research cycle in the development of an educational product: the narrative-based story E aí, Chloé?Abstract: This article aims to describe and analyze the Action Research cycle focused on the development of an educational product that proposes to teach self-regulation strategies in French classes of the 6th year of Elementary School. The study was developed in the context of a research group composed of researchers and Basic Education (BE) teachers from different areas of knowledge. Cognitive Social Theory (CST) is the frame of reference chosen to foster reflection on teaching from different viewpoints. The data from the sources of evidence suggest that the construction of this product met five validity criteria used to evaluate the methodological rigor of Action Research: outcome validity, process validity, democratic validity, catalytic validity and dialogic validity. Keywords: Self-regulated learning. French teaching. Basic Education. Action Research. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 426-441 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352380248064 |