O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo evidenciar o diálogo entre pedagogia e didática, manifesto nas orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 e 1990 e nas recentes produções acadêmicas sobre educação. Para tanto, faço um mapeamento daquelas produções esclarecedoras da investigação, por assumirem o método dialético como método de investigação; além das produções que apontam para a necessidade de, enfrentarmo-nos com a crítica pós-moderna e seus rebatimentos nas questões pedagógico-didáticas. No trato teórico-metodológico, posiciono-me pela Pedagogia como ciência da e para a práxis educativa, e a Didática, a teoria do ensino. No trato técnico-operativo, recorro a entrevistas, e à pesquisa bibliográfica. O trabalho sinaliza que, para enfrentarmos os desafios da escola e da didática atual, impõe-se o estudo sistemático da Teoria Histórico-Cultural, abstraindo daí ferramentas para uma pedagogia e uma didática contra-hegemônica. |
id |
EDUL-1_d470a89dde7c67c603e7d6c5d104df78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/152 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicasPedagogiaDidáticaContra-HegemônicaDialéticaPós ModernidadeDidáticaPedagogiaFormação de ProfessoresA pesquisa tem como objetivo evidenciar o diálogo entre pedagogia e didática, manifesto nas orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 e 1990 e nas recentes produções acadêmicas sobre educação. Para tanto, faço um mapeamento daquelas produções esclarecedoras da investigação, por assumirem o método dialético como método de investigação; além das produções que apontam para a necessidade de, enfrentarmo-nos com a crítica pós-moderna e seus rebatimentos nas questões pedagógico-didáticas. No trato teórico-metodológico, posiciono-me pela Pedagogia como ciência da e para a práxis educativa, e a Didática, a teoria do ensino. No trato técnico-operativo, recorro a entrevistas, e à pesquisa bibliográfica. O trabalho sinaliza que, para enfrentarmos os desafios da escola e da didática atual, impõe-se o estudo sistemático da Teoria Histórico-Cultural, abstraindo daí ferramentas para uma pedagogia e uma didática contra-hegemônica.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 5 (2011): DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE; 56 - 712177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152/pdfFaria, Lenilda Rêgo Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/152Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas |
title |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas |
spellingShingle |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque Pedagogia Didática Contra-Hegemônica Dialética Pós Modernidade Didática Pedagogia Formação de Professores |
title_short |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas |
title_full |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas |
title_fullStr |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas |
title_full_unstemmed |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas |
title_sort |
O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas |
author |
Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque |
author_facet |
Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Didática Contra-Hegemônica Dialética Pós Modernidade Didática Pedagogia Formação de Professores |
topic |
Pedagogia Didática Contra-Hegemônica Dialética Pós Modernidade Didática Pedagogia Formação de Professores |
description |
A pesquisa tem como objetivo evidenciar o diálogo entre pedagogia e didática, manifesto nas orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 e 1990 e nas recentes produções acadêmicas sobre educação. Para tanto, faço um mapeamento daquelas produções esclarecedoras da investigação, por assumirem o método dialético como método de investigação; além das produções que apontam para a necessidade de, enfrentarmo-nos com a crítica pós-moderna e seus rebatimentos nas questões pedagógico-didáticas. No trato teórico-metodológico, posiciono-me pela Pedagogia como ciência da e para a práxis educativa, e a Didática, a teoria do ensino. No trato técnico-operativo, recorro a entrevistas, e à pesquisa bibliográfica. O trabalho sinaliza que, para enfrentarmos os desafios da escola e da didática atual, impõe-se o estudo sistemático da Teoria Histórico-Cultural, abstraindo daí ferramentas para uma pedagogia e uma didática contra-hegemônica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 5 (2011): DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE; 56 - 71 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351244640256 |