O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152
Resumo: A pesquisa tem como objetivo evidenciar o diálogo entre pedagogia e didática, manifesto nas orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 e 1990 e nas recentes produções acadêmicas sobre educação. Para tanto, faço um mapeamento daquelas produções esclarecedoras da investigação, por assumirem o método dialético como método de investigação; além das produções que apontam para a necessidade de, enfrentarmo-nos com a crítica pós-moderna e seus rebatimentos nas questões pedagógico-didáticas. No trato teórico-metodológico, posiciono-me pela Pedagogia como ciência da e para a práxis educativa, e a Didática, a teoria do ensino. No trato técnico-operativo, recorro a entrevistas, e à pesquisa bibliográfica. O trabalho sinaliza que, para enfrentarmos os desafios da escola e da didática atual, impõe-se o estudo sistemático da Teoria Histórico-Cultural, abstraindo daí ferramentas para uma pedagogia e uma didática contra-hegemônica.
id EDUL-1_d470a89dde7c67c603e7d6c5d104df78
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/152
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicasPedagogiaDidáticaContra-HegemônicaDialéticaPós ModernidadeDidáticaPedagogiaFormação de ProfessoresA pesquisa tem como objetivo evidenciar o diálogo entre pedagogia e didática, manifesto nas orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 e 1990 e nas recentes produções acadêmicas sobre educação. Para tanto, faço um mapeamento daquelas produções esclarecedoras da investigação, por assumirem o método dialético como método de investigação; além das produções que apontam para a necessidade de, enfrentarmo-nos com a crítica pós-moderna e seus rebatimentos nas questões pedagógico-didáticas. No trato teórico-metodológico, posiciono-me pela Pedagogia como ciência da e para a práxis educativa, e a Didática, a teoria do ensino. No trato técnico-operativo, recorro a entrevistas, e à pesquisa bibliográfica. O trabalho sinaliza que, para enfrentarmos os desafios da escola e da didática atual, impõe-se o estudo sistemático da Teoria Histórico-Cultural, abstraindo daí ferramentas para uma pedagogia e uma didática contra-hegemônica.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 5 (2011): DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE; 56 - 712177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152/pdfFaria, Lenilda Rêgo Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/152Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
title O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
spellingShingle O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque
Pedagogia
Didática
Contra-Hegemônica
Dialética
Pós Modernidade
Didática
Pedagogia
Formação de Professores
title_short O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
title_full O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
title_fullStr O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
title_full_unstemmed O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
title_sort O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
author Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque
author_facet Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Didática
Contra-Hegemônica
Dialética
Pós Modernidade
Didática
Pedagogia
Formação de Professores
topic Pedagogia
Didática
Contra-Hegemônica
Dialética
Pós Modernidade
Didática
Pedagogia
Formação de Professores
description A pesquisa tem como objetivo evidenciar o diálogo entre pedagogia e didática, manifesto nas orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 e 1990 e nas recentes produções acadêmicas sobre educação. Para tanto, faço um mapeamento daquelas produções esclarecedoras da investigação, por assumirem o método dialético como método de investigação; além das produções que apontam para a necessidade de, enfrentarmo-nos com a crítica pós-moderna e seus rebatimentos nas questões pedagógico-didáticas. No trato teórico-metodológico, posiciono-me pela Pedagogia como ciência da e para a práxis educativa, e a Didática, a teoria do ensino. No trato técnico-operativo, recorro a entrevistas, e à pesquisa bibliográfica. O trabalho sinaliza que, para enfrentarmos os desafios da escola e da didática atual, impõe-se o estudo sistemático da Teoria Histórico-Cultural, abstraindo daí ferramentas para uma pedagogia e uma didática contra-hegemônica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 5 (2011): DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE; 56 - 71
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351244640256