A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Carlos Alberto Sanches, Carvalho, Marcelle Alves, Pereira, Ana Paula Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900
Resumo: O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático. Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology.Teaching. Textbook
id EDUL-1_e47e4fae95fe97c3e5d2518f443bcd75
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/900
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018Embriologia HumanaEnsinoLivro didático.Ensino MédioEmbriologia HumanaBiologiaO presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático. Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology.Teaching. TextbookEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 208-2252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lidiane de Fátima de OliveiraPereira, Carlos Alberto SanchesCarvalho, Marcelle AlvesPereira, Ana Paula Cunha2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/900Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
title A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
spellingShingle A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
Embriologia Humana
Ensino
Livro didático.
Ensino Médio
Embriologia Humana
Biologia
title_short A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
title_full A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
title_fullStr A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
title_full_unstemmed A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
title_sort A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
author Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
author_facet Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
Pereira, Carlos Alberto Sanches
Carvalho, Marcelle Alves
Pereira, Ana Paula Cunha
author_role author
author2 Pereira, Carlos Alberto Sanches
Carvalho, Marcelle Alves
Pereira, Ana Paula Cunha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
Pereira, Carlos Alberto Sanches
Carvalho, Marcelle Alves
Pereira, Ana Paula Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Embriologia Humana
Ensino
Livro didático.
Ensino Médio
Embriologia Humana
Biologia
topic Embriologia Humana
Ensino
Livro didático.
Ensino Médio
Embriologia Humana
Biologia
description O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático. Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology.Teaching. Textbook
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 208-225
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352787095552