MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/271 |
Resumo: | Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional e componente do patrimônio sociocultural brasileiro. A introdução de políticas públicas que contemplam esta realidade no sistema educacional brasileiro em paralelo à discussão sobre a pertinência de ações afirmativas ao conjunto teórico e metodológico do Multiculturalismo torna urgente o conhecimento e o debate sobre estes temas no processo de formação do pedagogo. Neste artigo temos como objetivo apresentar dados referentes a produção acadêmica sobre Multiculturalismo entre os anos de 1998 a 2008 e os dados de pesquisa realizada com formandos do curso de Pedagogia de duas universidades do noroeste do Paraná – uma pública e uma privada. Nesta pesquisa buscamos verificar se essas informações têm chegado aos cursos de formação e qual a vertente do Multiculturalismo tem sido difundida entre os acadêmicos. Constamos que a produção acadêmica sobre multiculturalismo tem privilegiado as obras de Peter McLaren. Em contraposição, os dados da pesquisa revelaram que esta vertente do multiculturalismo não é conhecida entre os formandos dos cursos de Pedagogia. Isso nos leva a inferir que a realização de pesquisas acadêmicas nem sempre é garantia de acesso dos educadores aos conhecimentos produzidos e a mudanças de postura frente à realidade escolar. |
id |
EDUL-1_f055a959acd9e3cfa22a5a0c5c3c6487 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/271 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA?educaçãomulticulturalismoformação de professores.Formação de professoresSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional e componente do patrimônio sociocultural brasileiro. A introdução de políticas públicas que contemplam esta realidade no sistema educacional brasileiro em paralelo à discussão sobre a pertinência de ações afirmativas ao conjunto teórico e metodológico do Multiculturalismo torna urgente o conhecimento e o debate sobre estes temas no processo de formação do pedagogo. Neste artigo temos como objetivo apresentar dados referentes a produção acadêmica sobre Multiculturalismo entre os anos de 1998 a 2008 e os dados de pesquisa realizada com formandos do curso de Pedagogia de duas universidades do noroeste do Paraná – uma pública e uma privada. Nesta pesquisa buscamos verificar se essas informações têm chegado aos cursos de formação e qual a vertente do Multiculturalismo tem sido difundida entre os acadêmicos. Constamos que a produção acadêmica sobre multiculturalismo tem privilegiado as obras de Peter McLaren. Em contraposição, os dados da pesquisa revelaram que esta vertente do multiculturalismo não é conhecida entre os formandos dos cursos de Pedagogia. Isso nos leva a inferir que a realização de pesquisas acadêmicas nem sempre é garantia de acesso dos educadores aos conhecimentos produzidos e a mudanças de postura frente à realidade escolar. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2013-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/271REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 88-1112177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/271/pdfFaeti, Pâmela VicentiniCalsa, Geiva Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:26Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/271Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:26Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA? |
title |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA? |
spellingShingle |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA? Faeti, Pâmela Vicentini educação multiculturalismo formação de professores. Formação de professores |
title_short |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA? |
title_full |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA? |
title_fullStr |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA? |
title_full_unstemmed |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA? |
title_sort |
MULTICULTURALISMO: O QUE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SABEM SOBRE ESTE TEMA? |
author |
Faeti, Pâmela Vicentini |
author_facet |
Faeti, Pâmela Vicentini Calsa, Geiva Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Calsa, Geiva Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faeti, Pâmela Vicentini Calsa, Geiva Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação multiculturalismo formação de professores. Formação de professores |
topic |
educação multiculturalismo formação de professores. Formação de professores |
description |
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional e componente do patrimônio sociocultural brasileiro. A introdução de políticas públicas que contemplam esta realidade no sistema educacional brasileiro em paralelo à discussão sobre a pertinência de ações afirmativas ao conjunto teórico e metodológico do Multiculturalismo torna urgente o conhecimento e o debate sobre estes temas no processo de formação do pedagogo. Neste artigo temos como objetivo apresentar dados referentes a produção acadêmica sobre Multiculturalismo entre os anos de 1998 a 2008 e os dados de pesquisa realizada com formandos do curso de Pedagogia de duas universidades do noroeste do Paraná – uma pública e uma privada. Nesta pesquisa buscamos verificar se essas informações têm chegado aos cursos de formação e qual a vertente do Multiculturalismo tem sido difundida entre os acadêmicos. Constamos que a produção acadêmica sobre multiculturalismo tem privilegiado as obras de Peter McLaren. Em contraposição, os dados da pesquisa revelaram que esta vertente do multiculturalismo não é conhecida entre os formandos dos cursos de Pedagogia. Isso nos leva a inferir que a realização de pesquisas acadêmicas nem sempre é garantia de acesso dos educadores aos conhecimentos produzidos e a mudanças de postura frente à realidade escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/271 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/271/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 88-111 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351680847872 |