O PAPEL DO “OUTRO” NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/621 |
Resumo: | Na educação profissional, especialmente nos componentes curriculares das áreas técnicas, atuam professores bacharéis que ingressaram na profissão de forma não planejada, mas pelas circunstâncias da vida sem disporem de formação para o exercício da docência. Diante deste contexto, o presente trabalho teve por objetivo investigar como esses professores se constroem profissionais da educação no período inicial do exercício docente, enfocando a influência dos sujeitos com os quais convive nesse processo de constituição docente. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão e a produção dos dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada com sete professores da educação profissional técnica de nível médio. Analisando os dados ficou evidente que nessa profissão há interferência muito significativa dos professores referenciais e dos pares. As influências das coordenações de cursos e gestores escolares não parecem significativas nesse processo, pois deles não recebem orientações sobre a condução das aulas, aspecto que mais desafia os professores iniciantes. Tem papel significativo também os estudantes, que se transformam nos principais interlocutores dos professores. |
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O PAPEL DO “OUTRO” NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALProfessores iniciantesConstituição docenteEducação Profissional.Formação de professoresconstituição docenteNa educação profissional, especialmente nos componentes curriculares das áreas técnicas, atuam professores bacharéis que ingressaram na profissão de forma não planejada, mas pelas circunstâncias da vida sem disporem de formação para o exercício da docência. Diante deste contexto, o presente trabalho teve por objetivo investigar como esses professores se constroem profissionais da educação no período inicial do exercício docente, enfocando a influência dos sujeitos com os quais convive nesse processo de constituição docente. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão e a produção dos dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada com sete professores da educação profissional técnica de nível médio. Analisando os dados ficou evidente que nessa profissão há interferência muito significativa dos professores referenciais e dos pares. As influências das coordenações de cursos e gestores escolares não parecem significativas nesse processo, pois deles não recebem orientações sobre a condução das aulas, aspecto que mais desafia os professores iniciantes. Tem papel significativo também os estudantes, que se transformam nos principais interlocutores dos professores.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/621REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 130-1502177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/621/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Marilandi Maria MascarelloVieira, Josimar de Aparecido2021-03-17T21:38:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/621Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:38:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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