Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186 |
Resumo: | Este trabalho analisa a formação para a docência na educação superior na perspectiva dos saberes pedagógicos. No percurso metodológico, a pesquisa pauta-se no levantamento bibliográfico, na análise documental e análise de conteúdo. O corpus é constituido por 395 documentos, que contemplam questões acerca dos saberes do profissional docente (saberes temporais; saberes plurais e heterogêneos e saberes personalizados e situados), currículo, didática e docência. Utiliza-se o conceito de saber na perspectiva de Tardif (2009; 2002); Pimenta (1999) e Charlot (2008). Os dados evidenciam que os saberes plurais e heterogêneos e os situados e personalizados aparecem com o mesmo destaque nas produções dos estudantes. Observa-se, também, menor evidência encontrada sobre os saberes temporais, que dizem respeito às concepções do papel do professor e um autoconhecimento sobre os saberes adquiridos através do tempo. Os estudantes apontam algumas temáticas, a serem estudadas e/ou aprofundadas nessa etapa de Preparação Pedagógica, as quais se constituem em saberes pedagógicos e se relacionam com o tripé de ações basilares para a docência universitária, ou seja, a pesquisa, a extensão e o ensino. |
id |
EDUL-1_ff5b71d4ae2e4c792e832579c25f74b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/186 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduaçãoeducação superiordocência universitáriasaberes pedagógicoscurrículoEducação SuperiorDocência UniversitáriaCurrículoEste trabalho analisa a formação para a docência na educação superior na perspectiva dos saberes pedagógicos. No percurso metodológico, a pesquisa pauta-se no levantamento bibliográfico, na análise documental e análise de conteúdo. O corpus é constituido por 395 documentos, que contemplam questões acerca dos saberes do profissional docente (saberes temporais; saberes plurais e heterogêneos e saberes personalizados e situados), currículo, didática e docência. Utiliza-se o conceito de saber na perspectiva de Tardif (2009; 2002); Pimenta (1999) e Charlot (2008). Os dados evidenciam que os saberes plurais e heterogêneos e os situados e personalizados aparecem com o mesmo destaque nas produções dos estudantes. Observa-se, também, menor evidência encontrada sobre os saberes temporais, que dizem respeito às concepções do papel do professor e um autoconhecimento sobre os saberes adquiridos através do tempo. Os estudantes apontam algumas temáticas, a serem estudadas e/ou aprofundadas nessa etapa de Preparação Pedagógica, as quais se constituem em saberes pedagógicos e se relacionam com o tripé de ações basilares para a docência universitária, ou seja, a pesquisa, a extensão e o ensino.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 183-1992177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186/pdfRivas, Noeli Prestes PadilhaPedroso, Cristina Cinto Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/186Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação |
title |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação |
spellingShingle |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação Rivas, Noeli Prestes Padilha educação superior docência universitária saberes pedagógicos currículo Educação Superior Docência Universitária Currículo |
title_short |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação |
title_full |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação |
title_fullStr |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação |
title_full_unstemmed |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação |
title_sort |
Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação |
author |
Rivas, Noeli Prestes Padilha |
author_facet |
Rivas, Noeli Prestes Padilha Pedroso, Cristina Cinto Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Pedroso, Cristina Cinto Araujo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rivas, Noeli Prestes Padilha Pedroso, Cristina Cinto Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior docência universitária saberes pedagógicos currículo Educação Superior Docência Universitária Currículo |
topic |
educação superior docência universitária saberes pedagógicos currículo Educação Superior Docência Universitária Currículo |
description |
Este trabalho analisa a formação para a docência na educação superior na perspectiva dos saberes pedagógicos. No percurso metodológico, a pesquisa pauta-se no levantamento bibliográfico, na análise documental e análise de conteúdo. O corpus é constituido por 395 documentos, que contemplam questões acerca dos saberes do profissional docente (saberes temporais; saberes plurais e heterogêneos e saberes personalizados e situados), currículo, didática e docência. Utiliza-se o conceito de saber na perspectiva de Tardif (2009; 2002); Pimenta (1999) e Charlot (2008). Os dados evidenciam que os saberes plurais e heterogêneos e os situados e personalizados aparecem com o mesmo destaque nas produções dos estudantes. Observa-se, também, menor evidência encontrada sobre os saberes temporais, que dizem respeito às concepções do papel do professor e um autoconhecimento sobre os saberes adquiridos através do tempo. Os estudantes apontam algumas temáticas, a serem estudadas e/ou aprofundadas nessa etapa de Preparação Pedagógica, as quais se constituem em saberes pedagógicos e se relacionam com o tripé de ações basilares para a docência universitária, ou seja, a pesquisa, a extensão e o ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 183-199 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351263514624 |