Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivas, Noeli Prestes Padilha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pedroso, Cristina Cinto Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186
Resumo: Este trabalho analisa a formação para a docência na educação superior na perspectiva dos saberes pedagógicos. No percurso metodológico, a pesquisa pauta-se no levantamento bibliográfico, na análise documental e análise de conteúdo. O corpus é constituido por 395 documentos, que contemplam questões acerca dos saberes do profissional docente (saberes temporais; saberes plurais e heterogêneos e saberes personalizados e situados), currículo, didática e docência. Utiliza-se o conceito de saber na perspectiva de Tardif (2009; 2002); Pimenta (1999) e Charlot (2008). Os dados evidenciam que os saberes plurais e heterogêneos e os situados e personalizados aparecem com o mesmo destaque nas produções dos estudantes.  Observa-se, também, menor evidência encontrada sobre os saberes temporais, que dizem respeito às concepções do papel do professor e um autoconhecimento sobre os saberes adquiridos através do tempo. Os estudantes apontam algumas temáticas, a serem estudadas e/ou aprofundadas nessa etapa de Preparação Pedagógica, as quais se constituem em saberes pedagógicos e se relacionam com o tripé de ações basilares para a docência universitária, ou seja, a  pesquisa, a extensão e o ensino.
id EDUL-1_ff5b71d4ae2e4c792e832579c25f74b2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/186
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduaçãoeducação superiordocência universitáriasaberes pedagógicoscurrículoEducação SuperiorDocência UniversitáriaCurrículoEste trabalho analisa a formação para a docência na educação superior na perspectiva dos saberes pedagógicos. No percurso metodológico, a pesquisa pauta-se no levantamento bibliográfico, na análise documental e análise de conteúdo. O corpus é constituido por 395 documentos, que contemplam questões acerca dos saberes do profissional docente (saberes temporais; saberes plurais e heterogêneos e saberes personalizados e situados), currículo, didática e docência. Utiliza-se o conceito de saber na perspectiva de Tardif (2009; 2002); Pimenta (1999) e Charlot (2008). Os dados evidenciam que os saberes plurais e heterogêneos e os situados e personalizados aparecem com o mesmo destaque nas produções dos estudantes.  Observa-se, também, menor evidência encontrada sobre os saberes temporais, que dizem respeito às concepções do papel do professor e um autoconhecimento sobre os saberes adquiridos através do tempo. Os estudantes apontam algumas temáticas, a serem estudadas e/ou aprofundadas nessa etapa de Preparação Pedagógica, as quais se constituem em saberes pedagógicos e se relacionam com o tripé de ações basilares para a docência universitária, ou seja, a  pesquisa, a extensão e o ensino.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 183-1992177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186/pdfRivas, Noeli Prestes PadilhaPedroso, Cristina Cinto Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/186Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
title Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
spellingShingle Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
Rivas, Noeli Prestes Padilha
educação superior
docência universitária
saberes pedagógicos
currículo
Educação Superior
Docência Universitária
Currículo
title_short Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
title_full Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
title_fullStr Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
title_full_unstemmed Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
title_sort Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação
author Rivas, Noeli Prestes Padilha
author_facet Rivas, Noeli Prestes Padilha
Pedroso, Cristina Cinto Araujo
author_role author
author2 Pedroso, Cristina Cinto Araujo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivas, Noeli Prestes Padilha
Pedroso, Cristina Cinto Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior
docência universitária
saberes pedagógicos
currículo
Educação Superior
Docência Universitária
Currículo
topic educação superior
docência universitária
saberes pedagógicos
currículo
Educação Superior
Docência Universitária
Currículo
description Este trabalho analisa a formação para a docência na educação superior na perspectiva dos saberes pedagógicos. No percurso metodológico, a pesquisa pauta-se no levantamento bibliográfico, na análise documental e análise de conteúdo. O corpus é constituido por 395 documentos, que contemplam questões acerca dos saberes do profissional docente (saberes temporais; saberes plurais e heterogêneos e saberes personalizados e situados), currículo, didática e docência. Utiliza-se o conceito de saber na perspectiva de Tardif (2009; 2002); Pimenta (1999) e Charlot (2008). Os dados evidenciam que os saberes plurais e heterogêneos e os situados e personalizados aparecem com o mesmo destaque nas produções dos estudantes.  Observa-se, também, menor evidência encontrada sobre os saberes temporais, que dizem respeito às concepções do papel do professor e um autoconhecimento sobre os saberes adquiridos através do tempo. Os estudantes apontam algumas temáticas, a serem estudadas e/ou aprofundadas nessa etapa de Preparação Pedagógica, as quais se constituem em saberes pedagógicos e se relacionam com o tripé de ações basilares para a docência universitária, ou seja, a  pesquisa, a extensão e o ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 183-199
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351263514624