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Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) |
Texto Completo: | https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4174 |
Resumo: | Numa escala temporal, a partir de mudanças deparadigmas (gerenciais e operacionais), a maneira deexecução da atividade ao mar tem evoluído, agregadaa ferramentas tecnológicas fundamentais. Apesar daregulamentação da Organização Marítima Internacional(IMO) na busca por soluções safety, security, e sustentáveis,acidentes marítimos continuaram a acontecer – numaabordagem causal simples, devido a “erros humanos”.Sendo incalculáveis os prejuízos decorrentes de taiscircunstâncias, verificou-se que a navegação poderiaser aprimorada com o auxílio da tecnologia, a fim deproporcionar um maior controle das ações humanas –conceito e-Navigation – o que caracteriza o início de umanova era para a navegação. O presente estudo pretendeanalisar a e-Navigation como solução para os aspectos safetye sustentável do âmbito marítimo, numa aplicação dasCiências Náuticas por método indutivo, associada a umaproposta técnico-científica que apresenta as mudançasde paradigmas da atividade comercial marítima (setorpetroleiro) em eras específicas, com análise aplicávela toda a indústria de transporte marítimo. Verificou-se que, numa fase inicial, soluções “inteligentes”, safetye sustentáveis para a navegação comercial podem serpossíveis; mas só até certo limite (ponto de inflexão),quando situações imprevistas, circunstâncias adversas oufalhas humanas, por exemplo, venham a acontecer. |
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