“Lawfare” e cerceamento tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tadeu Berriel da Silva Oliveira, Guilherme
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4229
Resumo: O termo “lawfare” expressa a utilização do Direito comoinstrumento para a obtenção de uma vantagem militarem substituição a um meio cinético tradicional. Trata-se deuma prática cada vez mais recorrente no mundo hodiernopara legalizar e legitimar hostilidades, conquistar a opiniãopública ou para alcançar objetivos sem os custos de umaoperação militar. Contudo, a incipiente literatura sobre otema carece de métodos e critérios para sistematizar talprática. O objetivo geral do presente trabalho é investigar aaplicabilidade do conceito lawfare como modelo de análisefactual. Nesse âmbito, possui o objetivo específico de reunirparâmetros teóricos existentes e investigar se o Acordo deSalvaguardas Tecnológicas Brasil-EUA consiste em prática delawfare. Por meio de revisão da literatura, o artigo estabeleceos principais conceitos e características do lawfare e analisa aprática estratégica do cerceamento tecnológico e o papel dosmecanismos jurídicos nessa questão. Após, por meio de coletade dados primários e secundários, fornece um panoramasobre o AST e aplica os conceitos ao caso concreto. O trabalhoconstatou indícios da ocorrência da prática de lawfare no casodo AST e a utilidade do conceito para análise factual, emboraseja necessário amadurecimento teórico e metodológico.
id EGN_e652e91c9628ce17ffd34a81892df1da
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4229
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling “Lawfare” e cerceamento tecnológicoLawfareCerceamento TecnológicoAcordo de Salvaguardas TecnológicasBrasilEstados Unidos da AméricaO termo “lawfare” expressa a utilização do Direito comoinstrumento para a obtenção de uma vantagem militarem substituição a um meio cinético tradicional. Trata-se deuma prática cada vez mais recorrente no mundo hodiernopara legalizar e legitimar hostilidades, conquistar a opiniãopública ou para alcançar objetivos sem os custos de umaoperação militar. Contudo, a incipiente literatura sobre otema carece de métodos e critérios para sistematizar talprática. O objetivo geral do presente trabalho é investigar aaplicabilidade do conceito lawfare como modelo de análisefactual. Nesse âmbito, possui o objetivo específico de reunirparâmetros teóricos existentes e investigar se o Acordo deSalvaguardas Tecnológicas Brasil-EUA consiste em prática delawfare. Por meio de revisão da literatura, o artigo estabeleceos principais conceitos e características do lawfare e analisa aprática estratégica do cerceamento tecnológico e o papel dosmecanismos jurídicos nessa questão. Após, por meio de coletade dados primários e secundários, fornece um panoramasobre o AST e aplica os conceitos ao caso concreto. O trabalhoconstatou indícios da ocorrência da prática de lawfare no casodo AST e a utilidade do conceito para análise factual, emboraseja necessário amadurecimento teórico e metodológico.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4229Revista da EGN; v. 26 n. 1 (2020): Revista da Escola de Guerra Naval; 65-1002359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4229/4111Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTadeu Berriel da Silva Oliveira, Guilherme2023-08-15T12:14:28Zoai:ojs3.localhost:article/4229Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-15T12:14:28Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv “Lawfare” e cerceamento tecnológico
title “Lawfare” e cerceamento tecnológico
spellingShingle “Lawfare” e cerceamento tecnológico
Tadeu Berriel da Silva Oliveira, Guilherme
Lawfare
Cerceamento Tecnológico
Acordo de Salvaguardas Tecnológicas
Brasil
Estados Unidos da América
title_short “Lawfare” e cerceamento tecnológico
title_full “Lawfare” e cerceamento tecnológico
title_fullStr “Lawfare” e cerceamento tecnológico
title_full_unstemmed “Lawfare” e cerceamento tecnológico
title_sort “Lawfare” e cerceamento tecnológico
author Tadeu Berriel da Silva Oliveira, Guilherme
author_facet Tadeu Berriel da Silva Oliveira, Guilherme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tadeu Berriel da Silva Oliveira, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Lawfare
Cerceamento Tecnológico
Acordo de Salvaguardas Tecnológicas
Brasil
Estados Unidos da América
topic Lawfare
Cerceamento Tecnológico
Acordo de Salvaguardas Tecnológicas
Brasil
Estados Unidos da América
description O termo “lawfare” expressa a utilização do Direito comoinstrumento para a obtenção de uma vantagem militarem substituição a um meio cinético tradicional. Trata-se deuma prática cada vez mais recorrente no mundo hodiernopara legalizar e legitimar hostilidades, conquistar a opiniãopública ou para alcançar objetivos sem os custos de umaoperação militar. Contudo, a incipiente literatura sobre otema carece de métodos e critérios para sistematizar talprática. O objetivo geral do presente trabalho é investigar aaplicabilidade do conceito lawfare como modelo de análisefactual. Nesse âmbito, possui o objetivo específico de reunirparâmetros teóricos existentes e investigar se o Acordo deSalvaguardas Tecnológicas Brasil-EUA consiste em prática delawfare. Por meio de revisão da literatura, o artigo estabeleceos principais conceitos e características do lawfare e analisa aprática estratégica do cerceamento tecnológico e o papel dosmecanismos jurídicos nessa questão. Após, por meio de coletade dados primários e secundários, fornece um panoramasobre o AST e aplica os conceitos ao caso concreto. O trabalhoconstatou indícios da ocorrência da prática de lawfare no casodo AST e a utilidade do conceito para análise factual, emboraseja necessário amadurecimento teórico e metodológico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4229
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4229/4111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 26 n. 1 (2020): Revista da Escola de Guerra Naval; 65-100
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678375067648