Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Claudio S.L.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Ilha,Márcia Regina Silva, Bezerra Junior,Pedro Soares, Langohr,Ingeborg Maria, Kommers,Glaucia Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X1999000200003
Resumo: São descritos três surtos da intoxicação por Senna occidentalis em bovinos em criação extensiva, exclusivamente em pastoreio, durante o outono e início do inverno, em três estabelecimentos do estado do Rio Grande do Sul. Os bovinos afetados tinham acesso a antigas lavouras de soja ou restevas de lavouras de soja e milho altamente infestados por fedegoso (S. occidentalis). No estabelecimento 1, de um total de 34 novilhas (de aprox. 18 meses de idade), 10 morreram (29,1%); no estabelecimento 2, morreram 9 (4,2%) de um total de 212 vacas prenhes e, no estabelecimento 3, morreram 6 (12,0%) de um total de 50 animais. O curso clínico variou de 3 a 6 dias, e os sinais clínicos incluíam urina marrom-escura, fraqueza muscular, tremores, andar cambaleante, decúbito esternal e morte. Os animais, mesmo em decúbito, permaneciam alerta e com reflexos normais, alimentando-se e bebendo água até poucas horas antes da morte. No estabelecimento 2, os bovinos começaram a adoecer 7 dias após terem sido retirados do campo infestado pela planta. As principais alterações observadas na necropsia foram áreas claras na musculatura esquelética, principalmente nos músculos dos membros posteriores e estrias esbranquiçadas na musculatura cardíaca. A principal lesão microscópica era de degeneração e necrose nos músculos esqueléticos (miopatia degenerativa tóxica multifocal multifásica). Os dados epidemiológicos, clínicos, de necropsia e histopatológico permitiram concluir pelo diagnóstico de intoxicação por S. occidentalis, nesses três surtos.
id EMBRAPA-2_59de5f6d705d3bee0284f53ec9bd643c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X1999000200003
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreioPlantas tóxicasSenna occidentalisCassia occidentalisLeguminosae Caesalpinoideaedoenças de bovinospatologiamiopatiaSão descritos três surtos da intoxicação por Senna occidentalis em bovinos em criação extensiva, exclusivamente em pastoreio, durante o outono e início do inverno, em três estabelecimentos do estado do Rio Grande do Sul. Os bovinos afetados tinham acesso a antigas lavouras de soja ou restevas de lavouras de soja e milho altamente infestados por fedegoso (S. occidentalis). No estabelecimento 1, de um total de 34 novilhas (de aprox. 18 meses de idade), 10 morreram (29,1%); no estabelecimento 2, morreram 9 (4,2%) de um total de 212 vacas prenhes e, no estabelecimento 3, morreram 6 (12,0%) de um total de 50 animais. O curso clínico variou de 3 a 6 dias, e os sinais clínicos incluíam urina marrom-escura, fraqueza muscular, tremores, andar cambaleante, decúbito esternal e morte. Os animais, mesmo em decúbito, permaneciam alerta e com reflexos normais, alimentando-se e bebendo água até poucas horas antes da morte. No estabelecimento 2, os bovinos começaram a adoecer 7 dias após terem sido retirados do campo infestado pela planta. As principais alterações observadas na necropsia foram áreas claras na musculatura esquelética, principalmente nos músculos dos membros posteriores e estrias esbranquiçadas na musculatura cardíaca. A principal lesão microscópica era de degeneração e necrose nos músculos esqueléticos (miopatia degenerativa tóxica multifocal multifásica). Os dados epidemiológicos, clínicos, de necropsia e histopatológico permitiram concluir pelo diagnóstico de intoxicação por S. occidentalis, nesses três surtos.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA1999-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X1999000200003Pesquisa Veterinária Brasileira v.19 n.2 1999reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X1999000200003info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Claudio S.L.Ilha,Márcia Regina SilvaBezerra Junior,Pedro SoaresLangohr,Ingeborg MariaKommers,Glaucia Denisepor2000-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X1999000200003Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2000-02-24T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio
title Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio
spellingShingle Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio
Barros,Claudio S.L.
Plantas tóxicas
Senna occidentalis
Cassia occidentalis
Leguminosae Caesalpinoideae
doenças de bovinos
patologia
miopatia
title_short Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio
title_full Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio
title_fullStr Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio
title_full_unstemmed Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio
title_sort Intoxicação por Senna occidentalis (Leg. Caesalpinoideae) em bovinos em pastoreio
author Barros,Claudio S.L.
author_facet Barros,Claudio S.L.
Ilha,Márcia Regina Silva
Bezerra Junior,Pedro Soares
Langohr,Ingeborg Maria
Kommers,Glaucia Denise
author_role author
author2 Ilha,Márcia Regina Silva
Bezerra Junior,Pedro Soares
Langohr,Ingeborg Maria
Kommers,Glaucia Denise
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,Claudio S.L.
Ilha,Márcia Regina Silva
Bezerra Junior,Pedro Soares
Langohr,Ingeborg Maria
Kommers,Glaucia Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas tóxicas
Senna occidentalis
Cassia occidentalis
Leguminosae Caesalpinoideae
doenças de bovinos
patologia
miopatia
topic Plantas tóxicas
Senna occidentalis
Cassia occidentalis
Leguminosae Caesalpinoideae
doenças de bovinos
patologia
miopatia
description São descritos três surtos da intoxicação por Senna occidentalis em bovinos em criação extensiva, exclusivamente em pastoreio, durante o outono e início do inverno, em três estabelecimentos do estado do Rio Grande do Sul. Os bovinos afetados tinham acesso a antigas lavouras de soja ou restevas de lavouras de soja e milho altamente infestados por fedegoso (S. occidentalis). No estabelecimento 1, de um total de 34 novilhas (de aprox. 18 meses de idade), 10 morreram (29,1%); no estabelecimento 2, morreram 9 (4,2%) de um total de 212 vacas prenhes e, no estabelecimento 3, morreram 6 (12,0%) de um total de 50 animais. O curso clínico variou de 3 a 6 dias, e os sinais clínicos incluíam urina marrom-escura, fraqueza muscular, tremores, andar cambaleante, decúbito esternal e morte. Os animais, mesmo em decúbito, permaneciam alerta e com reflexos normais, alimentando-se e bebendo água até poucas horas antes da morte. No estabelecimento 2, os bovinos começaram a adoecer 7 dias após terem sido retirados do campo infestado pela planta. As principais alterações observadas na necropsia foram áreas claras na musculatura esquelética, principalmente nos músculos dos membros posteriores e estrias esbranquiçadas na musculatura cardíaca. A principal lesão microscópica era de degeneração e necrose nos músculos esqueléticos (miopatia degenerativa tóxica multifocal multifásica). Os dados epidemiológicos, clínicos, de necropsia e histopatológico permitiram concluir pelo diagnóstico de intoxicação por S. occidentalis, nesses três surtos.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X1999000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X1999000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X1999000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.19 n.2 1999
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122227402407936