Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callado,Ana Karina Cunha
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Castro,Roberto Soares de, Teixeira,Maria Fátima da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2001000300001
Resumo: Os lentivírus de pequenos ruminantes (SRLV), cujos protótipos são os vírus da Artrite-Encefalite Caprina (CAEV) e Maedi-Visna, são patógenos amplamente distribuidos, os quais causam doenças degenerativas progressivas lentas em caprinos e ovinos, determinando importantes perdas econômicas. Estes vírus causam infecções persistentes com período de incubação longo e causam inflamatórias e degenerativas. As lesões são induzidas em tecidos específicos do hospedeiro como articulações, pulmões, CNS e glandulas mamárias devido à replicação viral em células da linhagem monocítico-fagocitária que são as principais células-alvo. A infecção ocorre principalmente durante os primeiros meses de vida, através da ingestão de vírus no leite ou colostro de cabras ou ovelhas infectadas. A indução da resposta imunológica é variável e não protege contra a infecção. O diagnóstico é baseado primariamente na detecção de anticorpos para SRLV, geralmente por imunodifusão em gel de agar (AGID) e enzyme linked immunosorbent assay (ELISA). O diagnóstico e separação ou descarte dos animais soropositivos associado ao uso de certas práticas de manejo, especialmente das crias, são os principais meios implementados para prevenir a disseminação de SRLV, uma vez que ainda não existe vacina contra o vírus. As estratégias adotadas pelos SRLV para enfrentar o sistema imune dificultam o diagnóstico da infecção, controle ou prevenção da disseminação de SRLV. Esta revisão apresenta alguns aspectos das lentivíroses de pequenos ruminantes baseadas em estudos filogenéticos de amostras isoladas, aspectos clínicos e imunopatológicos.
id EMBRAPA-2_8d9a147989da1ff131142f2212f6250a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2001000300001
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivasLentivírus de pequenos ruminantesvírus da artrite-encefalite caprinamaedi-visnaretrovírusanálises filogenéticasepidemiologiacaprinoovinoOs lentivírus de pequenos ruminantes (SRLV), cujos protótipos são os vírus da Artrite-Encefalite Caprina (CAEV) e Maedi-Visna, são patógenos amplamente distribuidos, os quais causam doenças degenerativas progressivas lentas em caprinos e ovinos, determinando importantes perdas econômicas. Estes vírus causam infecções persistentes com período de incubação longo e causam inflamatórias e degenerativas. As lesões são induzidas em tecidos específicos do hospedeiro como articulações, pulmões, CNS e glandulas mamárias devido à replicação viral em células da linhagem monocítico-fagocitária que são as principais células-alvo. A infecção ocorre principalmente durante os primeiros meses de vida, através da ingestão de vírus no leite ou colostro de cabras ou ovelhas infectadas. A indução da resposta imunológica é variável e não protege contra a infecção. O diagnóstico é baseado primariamente na detecção de anticorpos para SRLV, geralmente por imunodifusão em gel de agar (AGID) e enzyme linked immunosorbent assay (ELISA). O diagnóstico e separação ou descarte dos animais soropositivos associado ao uso de certas práticas de manejo, especialmente das crias, são os principais meios implementados para prevenir a disseminação de SRLV, uma vez que ainda não existe vacina contra o vírus. As estratégias adotadas pelos SRLV para enfrentar o sistema imune dificultam o diagnóstico da infecção, controle ou prevenção da disseminação de SRLV. Esta revisão apresenta alguns aspectos das lentivíroses de pequenos ruminantes baseadas em estudos filogenéticos de amostras isoladas, aspectos clínicos e imunopatológicos.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2001000300001Pesquisa Veterinária Brasileira v.21 n.3 2001reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2001000300001info:eu-repo/semantics/openAccessCallado,Ana Karina CunhaCastro,Roberto Soares deTeixeira,Maria Fátima da Silvapor2001-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2001000300001Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2001-11-07T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas
title Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas
spellingShingle Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas
Callado,Ana Karina Cunha
Lentivírus de pequenos ruminantes
vírus da artrite-encefalite caprina
maedi-visna
retrovírus
análises filogenéticas
epidemiologia
caprino
ovino
title_short Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas
title_full Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas
title_fullStr Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas
title_full_unstemmed Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas
title_sort Lentivírus de pequenos ruminantes (CAEV e Maedi-Visna): revisão e perspectivas
author Callado,Ana Karina Cunha
author_facet Callado,Ana Karina Cunha
Castro,Roberto Soares de
Teixeira,Maria Fátima da Silva
author_role author
author2 Castro,Roberto Soares de
Teixeira,Maria Fátima da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Callado,Ana Karina Cunha
Castro,Roberto Soares de
Teixeira,Maria Fátima da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lentivírus de pequenos ruminantes
vírus da artrite-encefalite caprina
maedi-visna
retrovírus
análises filogenéticas
epidemiologia
caprino
ovino
topic Lentivírus de pequenos ruminantes
vírus da artrite-encefalite caprina
maedi-visna
retrovírus
análises filogenéticas
epidemiologia
caprino
ovino
description Os lentivírus de pequenos ruminantes (SRLV), cujos protótipos são os vírus da Artrite-Encefalite Caprina (CAEV) e Maedi-Visna, são patógenos amplamente distribuidos, os quais causam doenças degenerativas progressivas lentas em caprinos e ovinos, determinando importantes perdas econômicas. Estes vírus causam infecções persistentes com período de incubação longo e causam inflamatórias e degenerativas. As lesões são induzidas em tecidos específicos do hospedeiro como articulações, pulmões, CNS e glandulas mamárias devido à replicação viral em células da linhagem monocítico-fagocitária que são as principais células-alvo. A infecção ocorre principalmente durante os primeiros meses de vida, através da ingestão de vírus no leite ou colostro de cabras ou ovelhas infectadas. A indução da resposta imunológica é variável e não protege contra a infecção. O diagnóstico é baseado primariamente na detecção de anticorpos para SRLV, geralmente por imunodifusão em gel de agar (AGID) e enzyme linked immunosorbent assay (ELISA). O diagnóstico e separação ou descarte dos animais soropositivos associado ao uso de certas práticas de manejo, especialmente das crias, são os principais meios implementados para prevenir a disseminação de SRLV, uma vez que ainda não existe vacina contra o vírus. As estratégias adotadas pelos SRLV para enfrentar o sistema imune dificultam o diagnóstico da infecção, controle ou prevenção da disseminação de SRLV. Esta revisão apresenta alguns aspectos das lentivíroses de pequenos ruminantes baseadas em estudos filogenéticos de amostras isoladas, aspectos clínicos e imunopatológicos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2001000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2001000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2001000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.21 n.3 2001
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122227741097984