Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Rinaldo A.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Peixoto,Paulo V., Yamasaki,Elise M., Medeiros,Elizabeth S. de, Costa,Mateus M. da, Peixoto,Rodolfo M., Brito,Marilene F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000300008
Resumo: A paratuberculose (doença de Johne) é uma das doenças de maior importância econômica para ruminantes em vários países e pode representar uma ameaça ao desenvolvimento da pecuária brasileira. É uma doença infecto-contagiosa que provoca enterocolite granulomatosa crônica, incurável e de difícil controle, cujo agente é o Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (MAP). Descreve-se a ocorrência de paratuberculose em um rebanho de búfalos no Estado de Pernambuco, Brasil. Não foi encontrado registro, na literatura, da ocorrência de paratuberculose em búfalos no país. De 100 búfalos, cinco mostravam sinais clínicos característicos da doença. À necropsia de dois animais as lesões estavam restritas ao intestino delgado com evidente espessamento da mucosa, aumento de linfonodos mesentéricos e vasos linfáticos proeminentes e dilatados. À microscopia, observaram-se na mucosa do intestino, infiltrado inflamatório granulomatoso com numerosos macrófagos epitelióides e células gigantes de Langhans, além de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) visualizados através da coloração de Ziehl-Neelsen (ZN). Nos linfonodos mesentéricos, havia espessamento da cápsula e marcada inflamação granulomatosa. O exame direto pela técnica de ZN para pesquisa do bacilo em esfregaços de fezes, raspado de mucosa intestinal e imprint de linfonodos mesentéricos resultou positivo. A PCR IS900 específico de linfonodo mesentérico e mucosa intestinal revelou amplificação de um fragmento de aproximadamente 110pb, confirmada pela comparação com outras sequências de M. avium subsp. paratuberculosis disponíveis no GenBank.
id EMBRAPA-2_b4148b66ea17ff45c6c5028249629a20
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2010000300008
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em PernambucoparatuberculosebúfalosMycobacterium avium subsp. paratuberculosisdoença de JohneclínicapatologiaA paratuberculose (doença de Johne) é uma das doenças de maior importância econômica para ruminantes em vários países e pode representar uma ameaça ao desenvolvimento da pecuária brasileira. É uma doença infecto-contagiosa que provoca enterocolite granulomatosa crônica, incurável e de difícil controle, cujo agente é o Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (MAP). Descreve-se a ocorrência de paratuberculose em um rebanho de búfalos no Estado de Pernambuco, Brasil. Não foi encontrado registro, na literatura, da ocorrência de paratuberculose em búfalos no país. De 100 búfalos, cinco mostravam sinais clínicos característicos da doença. À necropsia de dois animais as lesões estavam restritas ao intestino delgado com evidente espessamento da mucosa, aumento de linfonodos mesentéricos e vasos linfáticos proeminentes e dilatados. À microscopia, observaram-se na mucosa do intestino, infiltrado inflamatório granulomatoso com numerosos macrófagos epitelióides e células gigantes de Langhans, além de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) visualizados através da coloração de Ziehl-Neelsen (ZN). Nos linfonodos mesentéricos, havia espessamento da cápsula e marcada inflamação granulomatosa. O exame direto pela técnica de ZN para pesquisa do bacilo em esfregaços de fezes, raspado de mucosa intestinal e imprint de linfonodos mesentéricos resultou positivo. A PCR IS900 específico de linfonodo mesentérico e mucosa intestinal revelou amplificação de um fragmento de aproximadamente 110pb, confirmada pela comparação com outras sequências de M. avium subsp. paratuberculosis disponíveis no GenBank.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000300008Pesquisa Veterinária Brasileira v.30 n.3 2010reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2010000300008info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Rinaldo A.Peixoto,Paulo V.Yamasaki,Elise M.Medeiros,Elizabeth S. deCosta,Mateus M. daPeixoto,Rodolfo M.Brito,Marilene F.por2010-04-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2010000300008Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2010-04-26T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco
title Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco
spellingShingle Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco
Mota,Rinaldo A.
paratuberculose
búfalos
Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis
doença de Johne
clínica
patologia
title_short Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco
title_full Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco
title_fullStr Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco
title_full_unstemmed Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco
title_sort Ocorrência de paratuberculose em búfalos (Bubalus bubalis) em Pernambuco
author Mota,Rinaldo A.
author_facet Mota,Rinaldo A.
Peixoto,Paulo V.
Yamasaki,Elise M.
Medeiros,Elizabeth S. de
Costa,Mateus M. da
Peixoto,Rodolfo M.
Brito,Marilene F.
author_role author
author2 Peixoto,Paulo V.
Yamasaki,Elise M.
Medeiros,Elizabeth S. de
Costa,Mateus M. da
Peixoto,Rodolfo M.
Brito,Marilene F.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota,Rinaldo A.
Peixoto,Paulo V.
Yamasaki,Elise M.
Medeiros,Elizabeth S. de
Costa,Mateus M. da
Peixoto,Rodolfo M.
Brito,Marilene F.
dc.subject.por.fl_str_mv paratuberculose
búfalos
Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis
doença de Johne
clínica
patologia
topic paratuberculose
búfalos
Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis
doença de Johne
clínica
patologia
description A paratuberculose (doença de Johne) é uma das doenças de maior importância econômica para ruminantes em vários países e pode representar uma ameaça ao desenvolvimento da pecuária brasileira. É uma doença infecto-contagiosa que provoca enterocolite granulomatosa crônica, incurável e de difícil controle, cujo agente é o Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (MAP). Descreve-se a ocorrência de paratuberculose em um rebanho de búfalos no Estado de Pernambuco, Brasil. Não foi encontrado registro, na literatura, da ocorrência de paratuberculose em búfalos no país. De 100 búfalos, cinco mostravam sinais clínicos característicos da doença. À necropsia de dois animais as lesões estavam restritas ao intestino delgado com evidente espessamento da mucosa, aumento de linfonodos mesentéricos e vasos linfáticos proeminentes e dilatados. À microscopia, observaram-se na mucosa do intestino, infiltrado inflamatório granulomatoso com numerosos macrófagos epitelióides e células gigantes de Langhans, além de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) visualizados através da coloração de Ziehl-Neelsen (ZN). Nos linfonodos mesentéricos, havia espessamento da cápsula e marcada inflamação granulomatosa. O exame direto pela técnica de ZN para pesquisa do bacilo em esfregaços de fezes, raspado de mucosa intestinal e imprint de linfonodos mesentéricos resultou positivo. A PCR IS900 específico de linfonodo mesentérico e mucosa intestinal revelou amplificação de um fragmento de aproximadamente 110pb, confirmada pela comparação com outras sequências de M. avium subsp. paratuberculosis disponíveis no GenBank.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2010000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.30 n.3 2010
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122230052159488