Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, A. M. R.
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/444523
Resumo: Plantas de soja cv. `Vicoja' foram inoculadas nos estadios de trinta dias de idade, floracao, vageamento (R3 a R5) e maturacao, com suspensao de esporos de Septoria glycines. O ensaio foi conduzido em casa-de-vegetacao e condicoes de campo. As parcelas que constituiram a testemunha foram protegidas pela aplicacao do fungicida benomil. Os estadios de floracao e vageamento foram os mais sensiveis a desfolha induzida pela alta infeccao obtida, representando reducoes do numero de vagens cheias por planta e peso medio de 100 sementes. O rendimento foi afetado quanto a inoculacao foi feita na floracao e vageamento com reducoes de 30,3% e 29,7%, respectivamente. Em casa-de-vegetacao as plantas inoculadas na floracao e vageamento, tambem apresentaram maior queda de flores e primordios de vagens que nos demais estadios de desenvolvimento.
id EMBRAPA-9_6edb4039036f4e36b2083e93abfb0e30
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/444523
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.FitopatologiaSoybeanInoculationFungusFungicideGrowth stagesPhytopathologyControle QuímicoFungicidaFungoInoculaçãoGlycine MaxSeptoria GlycinesSojachemical controlPlantas de soja cv. `Vicoja' foram inoculadas nos estadios de trinta dias de idade, floracao, vageamento (R3 a R5) e maturacao, com suspensao de esporos de Septoria glycines. O ensaio foi conduzido em casa-de-vegetacao e condicoes de campo. As parcelas que constituiram a testemunha foram protegidas pela aplicacao do fungicida benomil. Os estadios de floracao e vageamento foram os mais sensiveis a desfolha induzida pela alta infeccao obtida, representando reducoes do numero de vagens cheias por planta e peso medio de 100 sementes. O rendimento foi afetado quanto a inoculacao foi feita na floracao e vageamento com reducoes de 30,3% e 29,7%, respectivamente. Em casa-de-vegetacao as plantas inoculadas na floracao e vageamento, tambem apresentaram maior queda de flores e primordios de vagens que nos demais estadios de desenvolvimento.ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO.ALMEIDA, A. M. R.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1992-05-0619802017-07-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v.5, n.2, p.163-168, jun. 1980.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/444523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T10:54:33Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/444523Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:03:32.138546Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.
title Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.
spellingShingle Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.
ALMEIDA, A. M. R.
Fitopatologia
Soybean
Inoculation
Fungus
Fungicide
Growth stages
Phytopathology
Controle Químico
Fungicida
Fungo
Inoculação
Glycine Max
Septoria Glycines
Soja
chemical control
title_short Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.
title_full Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.
title_fullStr Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.
title_full_unstemmed Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.
title_sort Efeito da inoculacao de Septoria glycines Hemmi em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill) em quatro estadios de desenvolvimento.
author ALMEIDA, A. M. R.
author_facet ALMEIDA, A. M. R.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, A. M. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Fitopatologia
Soybean
Inoculation
Fungus
Fungicide
Growth stages
Phytopathology
Controle Químico
Fungicida
Fungo
Inoculação
Glycine Max
Septoria Glycines
Soja
chemical control
topic Fitopatologia
Soybean
Inoculation
Fungus
Fungicide
Growth stages
Phytopathology
Controle Químico
Fungicida
Fungo
Inoculação
Glycine Max
Septoria Glycines
Soja
chemical control
description Plantas de soja cv. `Vicoja' foram inoculadas nos estadios de trinta dias de idade, floracao, vageamento (R3 a R5) e maturacao, com suspensao de esporos de Septoria glycines. O ensaio foi conduzido em casa-de-vegetacao e condicoes de campo. As parcelas que constituiram a testemunha foram protegidas pela aplicacao do fungicida benomil. Os estadios de floracao e vageamento foram os mais sensiveis a desfolha induzida pela alta infeccao obtida, representando reducoes do numero de vagens cheias por planta e peso medio de 100 sementes. O rendimento foi afetado quanto a inoculacao foi feita na floracao e vageamento com reducoes de 30,3% e 29,7%, respectivamente. Em casa-de-vegetacao as plantas inoculadas na floracao e vageamento, tambem apresentaram maior queda de flores e primordios de vagens que nos demais estadios de desenvolvimento.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980
1992-05-06
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-07-21T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v.5, n.2, p.163-168, jun. 1980.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/444523
identifier_str_mv Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v.5, n.2, p.163-168, jun. 1980.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/444523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510098638307328