Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STUMPF, M. T.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: MITTELMANN, A., CORRÊA, B. O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914568
Resumo: O azevém, uma planta que produz forragem nos meses de inverno e primavera, é muito utilizado em pastagens no sul do Brasil. Apesar de ser de origem temperada, essa espécie apresenta restrições de desenvolvimento em temperaturas muito baixas. O objetivo do presente trabalho foi comparar o crescimento e o desenvolvimento de diferentes populações de azevém submetidas a tratamento com frio com aquelas sob as condições do ambiente e verificar a tolerância das populações às temperaturas mais baixas. Foi utilizado um arranjo experimental de parcelas subdivididas. Aos quatro meses da semeadura foram avaliadas a altura das plantas, o comprimento da maior folha do afilho principal, o número de afilhos e o número de folhas vivas do afilho principal. Houve efeito de populações e ambiente mas não da interação ambiente-população para os caracteres estudados. As populações Comum-Ijuí e CNPGL130 apresentaram os melhores valores de altura de planta; para o caractere número de folhas vivas as populações Comum-Ijuí, CNPGL 130, CNPGL136 e Eclipse possuem médias superiores; as populações CNPGL130 e CNPGL136 alcançaram as maiores médias de comprimento foliar; enquanto que as populações Eclipse, LE284 e CPPSUL 001 apresentaram maior número de afilhos. As populações não apresentam diferenças em relação à tolerância ao frio. Entretanto, apresentam diferenças em relação ao desenvolvimento inicial, cuja seleção contribui para garantir disponibilidade de forragem no período de inverno.
id EMBR_0048ddd2629c4102686c8356eb6dec74
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/914568
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.Tolerância ao frioAltura de plantaNúmero de afilhosO azevém, uma planta que produz forragem nos meses de inverno e primavera, é muito utilizado em pastagens no sul do Brasil. Apesar de ser de origem temperada, essa espécie apresenta restrições de desenvolvimento em temperaturas muito baixas. O objetivo do presente trabalho foi comparar o crescimento e o desenvolvimento de diferentes populações de azevém submetidas a tratamento com frio com aquelas sob as condições do ambiente e verificar a tolerância das populações às temperaturas mais baixas. Foi utilizado um arranjo experimental de parcelas subdivididas. Aos quatro meses da semeadura foram avaliadas a altura das plantas, o comprimento da maior folha do afilho principal, o número de afilhos e o número de folhas vivas do afilho principal. Houve efeito de populações e ambiente mas não da interação ambiente-população para os caracteres estudados. As populações Comum-Ijuí e CNPGL130 apresentaram os melhores valores de altura de planta; para o caractere número de folhas vivas as populações Comum-Ijuí, CNPGL 130, CNPGL136 e Eclipse possuem médias superiores; as populações CNPGL130 e CNPGL136 alcançaram as maiores médias de comprimento foliar; enquanto que as populações Eclipse, LE284 e CPPSUL 001 apresentaram maior número de afilhos. As populações não apresentam diferenças em relação à tolerância ao frio. Entretanto, apresentam diferenças em relação ao desenvolvimento inicial, cuja seleção contribui para garantir disponibilidade de forragem no período de inverno.MARCELO TEMPEL STUMPF, UFPel; ANDREA MITTELMANN, CNPGL; BRUNO OBES CORRÊA, UFPel.STUMPF, M. T.MITTELMANN, A.CORRÊA, B. O.2024-02-06T10:41:31Z2024-02-06T10:41:31Z2012-02-072008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agrociência, v. 14, n. 2, p. 259-264, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-02-06T10:41:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/914568Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542024-02-06T10:41:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-02-06T10:41:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
title Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
spellingShingle Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
STUMPF, M. T.
Tolerância ao frio
Altura de planta
Número de afilhos
title_short Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
title_full Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
title_fullStr Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
title_full_unstemmed Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
title_sort Análises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
author STUMPF, M. T.
author_facet STUMPF, M. T.
MITTELMANN, A.
CORRÊA, B. O.
author_role author
author2 MITTELMANN, A.
CORRÊA, B. O.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO TEMPEL STUMPF, UFPel; ANDREA MITTELMANN, CNPGL; BRUNO OBES CORRÊA, UFPel.
dc.contributor.author.fl_str_mv STUMPF, M. T.
MITTELMANN, A.
CORRÊA, B. O.
dc.subject.por.fl_str_mv Tolerância ao frio
Altura de planta
Número de afilhos
topic Tolerância ao frio
Altura de planta
Número de afilhos
description O azevém, uma planta que produz forragem nos meses de inverno e primavera, é muito utilizado em pastagens no sul do Brasil. Apesar de ser de origem temperada, essa espécie apresenta restrições de desenvolvimento em temperaturas muito baixas. O objetivo do presente trabalho foi comparar o crescimento e o desenvolvimento de diferentes populações de azevém submetidas a tratamento com frio com aquelas sob as condições do ambiente e verificar a tolerância das populações às temperaturas mais baixas. Foi utilizado um arranjo experimental de parcelas subdivididas. Aos quatro meses da semeadura foram avaliadas a altura das plantas, o comprimento da maior folha do afilho principal, o número de afilhos e o número de folhas vivas do afilho principal. Houve efeito de populações e ambiente mas não da interação ambiente-população para os caracteres estudados. As populações Comum-Ijuí e CNPGL130 apresentaram os melhores valores de altura de planta; para o caractere número de folhas vivas as populações Comum-Ijuí, CNPGL 130, CNPGL136 e Eclipse possuem médias superiores; as populações CNPGL130 e CNPGL136 alcançaram as maiores médias de comprimento foliar; enquanto que as populações Eclipse, LE284 e CPPSUL 001 apresentaram maior número de afilhos. As populações não apresentam diferenças em relação à tolerância ao frio. Entretanto, apresentam diferenças em relação ao desenvolvimento inicial, cuja seleção contribui para garantir disponibilidade de forragem no período de inverno.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2012-02-07
2024-02-06T10:41:31Z
2024-02-06T10:41:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agrociência, v. 14, n. 2, p. 259-264, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914568
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agrociência, v. 14, n. 2, p. 259-264, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503557482807296