Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WINK, C.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LANGE, A., ARAÚJO, K. Z., ALMEIDA, A. P. S. de, BEHLING, M., WRUCK, F. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105922
Resumo: O objetivo foi quantificar a biomassa e o estoque de nutrientes do híbrido Eucalyptus grandis Hill ex Maiden x E. urophylla S. T. Blake (clone H13) aos 60 meses em sistema agrossilvipastoril. O estudo da biomassa residual (folhas e galhos finos), galhos grossos, madeira e casca e do estoque de nutrientes de eucalipto foi realizado na unidade de referência tecnológica de integração lavoura-pecuária-floresta em Nova Canaã do Norte, MT, cultivado em arranjo simples (2x20 m), duplo (3x2x20 m), triplo (3x2x20 m) e em monocultivo (4x3 m). Apenas a biomassa de galhos grossos, madeira e casca apresentaram diferenças significativas entre arranjos. Os nutrientes se acumularam em maior quantidade na madeira, e em ordem decrescente na casca, biomassa residual e nos galhos grossos. A biomassa residual, galhos grossos e casca correspondem a fração expressiva de nutrientes que permanece no sistema, e que contribuem para menor reposição na manutenção desses, após a colheita. O arranjo triplo apresentou maior acúmulo nutricional comparado ao arranjo simples e duplo. A eficiência nutricional é maior no arranjo de linha tripla devido a maior competição intraespecífica. O teor de nutrientes nas diferentes posições ao longo do fuste não apresentou variações nutricionais significativas para a madeira, diferentemente para a casca.
id EMBR_16cb3f7a9c7fb2ac8ca4559f81fc60bf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1105922
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.Sistema integradoIntegração lavoura-pecuária-florestaIlpfSistema agrossilvipastorilSistema agroflorestalMato GrossoNova CanaãNutrição VegetalBiomassaNutrienteEucaliptoEucalyptus GrandisEucalyptus UrophyllaO objetivo foi quantificar a biomassa e o estoque de nutrientes do híbrido Eucalyptus grandis Hill ex Maiden x E. urophylla S. T. Blake (clone H13) aos 60 meses em sistema agrossilvipastoril. O estudo da biomassa residual (folhas e galhos finos), galhos grossos, madeira e casca e do estoque de nutrientes de eucalipto foi realizado na unidade de referência tecnológica de integração lavoura-pecuária-floresta em Nova Canaã do Norte, MT, cultivado em arranjo simples (2x20 m), duplo (3x2x20 m), triplo (3x2x20 m) e em monocultivo (4x3 m). Apenas a biomassa de galhos grossos, madeira e casca apresentaram diferenças significativas entre arranjos. Os nutrientes se acumularam em maior quantidade na madeira, e em ordem decrescente na casca, biomassa residual e nos galhos grossos. A biomassa residual, galhos grossos e casca correspondem a fração expressiva de nutrientes que permanece no sistema, e que contribuem para menor reposição na manutenção desses, após a colheita. O arranjo triplo apresentou maior acúmulo nutricional comparado ao arranjo simples e duplo. A eficiência nutricional é maior no arranjo de linha tripla devido a maior competição intraespecífica. O teor de nutrientes nas diferentes posições ao longo do fuste não apresentou variações nutricionais significativas para a madeira, diferentemente para a casca.CHARLOTE WINK, UFMT, SINOP; ANDERSON LANGE, UFMT, SINOP; KAMILE ZOMPERO ARAÚJO, UFMT, SINOP; ANA PAULA SILVEIRA DE ALMEIDA, UFMT, SINOP; MAUREL BEHLING, CPAMT; FLAVIO JESUS WRUCK, CPAMT.WINK, C.LANGE, A.ARAÚJO, K. Z.ALMEIDA, A. P. S. deBEHLING, M.WRUCK, F. J.2019-02-13T23:43:06Z2019-02-13T23:43:06Z2019-02-1320182019-02-13T23:43:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNativa, v. 6, n. esp., p. 754-762, 2018.2318-7670http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-02-13T23:43:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1105922Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-02-13T23:43:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-02-13T23:43:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.
title Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.
spellingShingle Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.
WINK, C.
Sistema integrado
Integração lavoura-pecuária-floresta
Ilpf
Sistema agrossilvipastoril
Sistema agroflorestal
Mato Grosso
Nova Canaã
Nutrição Vegetal
Biomassa
Nutriente
Eucalipto
Eucalyptus Grandis
Eucalyptus Urophylla
title_short Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.
title_full Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.
title_fullStr Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.
title_full_unstemmed Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.
title_sort Biomassa e nutrientes de eucalipto cultivado em sistema agrossilvipastoril.
author WINK, C.
author_facet WINK, C.
LANGE, A.
ARAÚJO, K. Z.
ALMEIDA, A. P. S. de
BEHLING, M.
WRUCK, F. J.
author_role author
author2 LANGE, A.
ARAÚJO, K. Z.
ALMEIDA, A. P. S. de
BEHLING, M.
WRUCK, F. J.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHARLOTE WINK, UFMT, SINOP; ANDERSON LANGE, UFMT, SINOP; KAMILE ZOMPERO ARAÚJO, UFMT, SINOP; ANA PAULA SILVEIRA DE ALMEIDA, UFMT, SINOP; MAUREL BEHLING, CPAMT; FLAVIO JESUS WRUCK, CPAMT.
dc.contributor.author.fl_str_mv WINK, C.
LANGE, A.
ARAÚJO, K. Z.
ALMEIDA, A. P. S. de
BEHLING, M.
WRUCK, F. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema integrado
Integração lavoura-pecuária-floresta
Ilpf
Sistema agrossilvipastoril
Sistema agroflorestal
Mato Grosso
Nova Canaã
Nutrição Vegetal
Biomassa
Nutriente
Eucalipto
Eucalyptus Grandis
Eucalyptus Urophylla
topic Sistema integrado
Integração lavoura-pecuária-floresta
Ilpf
Sistema agrossilvipastoril
Sistema agroflorestal
Mato Grosso
Nova Canaã
Nutrição Vegetal
Biomassa
Nutriente
Eucalipto
Eucalyptus Grandis
Eucalyptus Urophylla
description O objetivo foi quantificar a biomassa e o estoque de nutrientes do híbrido Eucalyptus grandis Hill ex Maiden x E. urophylla S. T. Blake (clone H13) aos 60 meses em sistema agrossilvipastoril. O estudo da biomassa residual (folhas e galhos finos), galhos grossos, madeira e casca e do estoque de nutrientes de eucalipto foi realizado na unidade de referência tecnológica de integração lavoura-pecuária-floresta em Nova Canaã do Norte, MT, cultivado em arranjo simples (2x20 m), duplo (3x2x20 m), triplo (3x2x20 m) e em monocultivo (4x3 m). Apenas a biomassa de galhos grossos, madeira e casca apresentaram diferenças significativas entre arranjos. Os nutrientes se acumularam em maior quantidade na madeira, e em ordem decrescente na casca, biomassa residual e nos galhos grossos. A biomassa residual, galhos grossos e casca correspondem a fração expressiva de nutrientes que permanece no sistema, e que contribuem para menor reposição na manutenção desses, após a colheita. O arranjo triplo apresentou maior acúmulo nutricional comparado ao arranjo simples e duplo. A eficiência nutricional é maior no arranjo de linha tripla devido a maior competição intraespecífica. O teor de nutrientes nas diferentes posições ao longo do fuste não apresentou variações nutricionais significativas para a madeira, diferentemente para a casca.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-13T23:43:06Z
2019-02-13T23:43:06Z
2019-02-13
2019-02-13T23:43:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nativa, v. 6, n. esp., p. 754-762, 2018.
2318-7670
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105922
identifier_str_mv Nativa, v. 6, n. esp., p. 754-762, 2018.
2318-7670
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503471477555200