Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LONGHI-SANTOS, T.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GALVÃO, F., BOTOSSO, P. C., MARTINS, K. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112641
Resumo: Em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial, foram abatidas 56 árvores adultas de Gymnanthes klotzschiana, árvore típica e representativa desta formação e popularmente conhecida como branquilho, às margens do rio Barigui, em Araucária - PR, o qual teve o curso de seu leito retificado na década de 1960. Considerando-se as técnicas e premissas básicas para estudos dendrocronológicos, os discos foram secos, polidos e os anéis de crescimento identificados e demarcados, para a construção de séries cronológicas e sua correlação com variáveis climáticas/ambientais. O presente trabalho tem por objetivo verificar se: (i) Gymnanthes klotzschiana apresenta características potenciais para estudos dendroecológicos; (ii) a espécie responde a estímulos ambientais e intervenções antrópicas; (iii) a estrutura etária das árvores estudadas é compatível com a ocorrência de distúrbios antrópicos na região. A análise dos resultados reforça a potencialidade da espécie em estudos dendroecológicos, considerando a sincronia dos dados e a sensibilidade às variáveis climáticas. Além disso, a idade máxima constatada das árvores analisadas é próxima ao final do ciclo de extração da madeira utilizada pelas embarcações a vapor nesta região, que preponderaram até meados da década de 1950.
id EMBR_17026ac98123a51d139bc73001d5c60f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1112641
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.Gymnanthes klotzschianaDendroecologiaAnéis de crescimentoRespostas ambientaisIntervenções antrópicasPlanície de inundaçãoDendroecologyTree ringsEnvironmental responsesAnthropogenic disturbancesFloodplainEm um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial, foram abatidas 56 árvores adultas de Gymnanthes klotzschiana, árvore típica e representativa desta formação e popularmente conhecida como branquilho, às margens do rio Barigui, em Araucária - PR, o qual teve o curso de seu leito retificado na década de 1960. Considerando-se as técnicas e premissas básicas para estudos dendrocronológicos, os discos foram secos, polidos e os anéis de crescimento identificados e demarcados, para a construção de séries cronológicas e sua correlação com variáveis climáticas/ambientais. O presente trabalho tem por objetivo verificar se: (i) Gymnanthes klotzschiana apresenta características potenciais para estudos dendroecológicos; (ii) a espécie responde a estímulos ambientais e intervenções antrópicas; (iii) a estrutura etária das árvores estudadas é compatível com a ocorrência de distúrbios antrópicos na região. A análise dos resultados reforça a potencialidade da espécie em estudos dendroecológicos, considerando a sincronia dos dados e a sensibilidade às variáveis climáticas. Além disso, a idade máxima constatada das árvores analisadas é próxima ao final do ciclo de extração da madeira utilizada pelas embarcações a vapor nesta região, que preponderaram até meados da década de 1950.Tomaz Longhi-Santos, UFPR; Franklin Galvão, UFPR; PAULO CESAR BOTOSSO, CNPF; Kelly Geronazzo Martins, UNIOESTE.LONGHI-SANTOS, T.GALVÃO, F.BOTOSSO, P. C.MARTINS, K. G.2019-10-02T00:42:25Z2019-10-02T00:42:25Z2019-10-0120192019-10-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Florestal, Santa Maria, v. 29, n. 3, p. 1363-1375, jul./set. 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/111264110.5902/1980509830256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-10-02T00:42:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1112641Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-10-02T00:42:32falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-10-02T00:42:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.
title Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.
spellingShingle Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.
LONGHI-SANTOS, T.
Gymnanthes klotzschiana
Dendroecologia
Anéis de crescimento
Respostas ambientais
Intervenções antrópicas
Planície de inundação
Dendroecology
Tree rings
Environmental responses
Anthropogenic disturbances
Floodplain
title_short Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.
title_full Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.
title_fullStr Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.
title_full_unstemmed Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.
title_sort Dendroecologia de Gymnanthes klotzschiana Müll. Arg. em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no Sul do Brasil.
author LONGHI-SANTOS, T.
author_facet LONGHI-SANTOS, T.
GALVÃO, F.
BOTOSSO, P. C.
MARTINS, K. G.
author_role author
author2 GALVÃO, F.
BOTOSSO, P. C.
MARTINS, K. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomaz Longhi-Santos, UFPR; Franklin Galvão, UFPR; PAULO CESAR BOTOSSO, CNPF; Kelly Geronazzo Martins, UNIOESTE.
dc.contributor.author.fl_str_mv LONGHI-SANTOS, T.
GALVÃO, F.
BOTOSSO, P. C.
MARTINS, K. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Gymnanthes klotzschiana
Dendroecologia
Anéis de crescimento
Respostas ambientais
Intervenções antrópicas
Planície de inundação
Dendroecology
Tree rings
Environmental responses
Anthropogenic disturbances
Floodplain
topic Gymnanthes klotzschiana
Dendroecologia
Anéis de crescimento
Respostas ambientais
Intervenções antrópicas
Planície de inundação
Dendroecology
Tree rings
Environmental responses
Anthropogenic disturbances
Floodplain
description Em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial, foram abatidas 56 árvores adultas de Gymnanthes klotzschiana, árvore típica e representativa desta formação e popularmente conhecida como branquilho, às margens do rio Barigui, em Araucária - PR, o qual teve o curso de seu leito retificado na década de 1960. Considerando-se as técnicas e premissas básicas para estudos dendrocronológicos, os discos foram secos, polidos e os anéis de crescimento identificados e demarcados, para a construção de séries cronológicas e sua correlação com variáveis climáticas/ambientais. O presente trabalho tem por objetivo verificar se: (i) Gymnanthes klotzschiana apresenta características potenciais para estudos dendroecológicos; (ii) a espécie responde a estímulos ambientais e intervenções antrópicas; (iii) a estrutura etária das árvores estudadas é compatível com a ocorrência de distúrbios antrópicos na região. A análise dos resultados reforça a potencialidade da espécie em estudos dendroecológicos, considerando a sincronia dos dados e a sensibilidade às variáveis climáticas. Além disso, a idade máxima constatada das árvores analisadas é próxima ao final do ciclo de extração da madeira utilizada pelas embarcações a vapor nesta região, que preponderaram até meados da década de 1950.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02T00:42:25Z
2019-10-02T00:42:25Z
2019-10-01
2019
2019-10-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, v. 29, n. 3, p. 1363-1375, jul./set. 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112641
10.5902/1980509830256
identifier_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, v. 29, n. 3, p. 1363-1375, jul./set. 2019.
10.5902/1980509830256
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503481048956928