Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, B. F.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: RIBEIRO, L. de S., SILVA, A. P. da, LUZ, S. R. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156697
Resumo: O pólo de agricultura irrigada do Vale do Rio São Francisco apresenta um crescente aumento na produção de uvas para vinificação. Entre os vinhos finos produzidos na região, destaca-se aquele obtido da cultivar Syrah, que se adaptou bem às condições climáticas da região. Pouco se conhece, no entanto, sobre o metabolismo de carboidratos das videiras nessa região. O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de açúcares e de amido, bem como a atividade de invertases durante dois ciclos de produção consecutivos. O experimento foi realizado na Embrapa Semi-Árido e na Vitivinícola Santa Maria, localizadas, respectivamente, em Petrolina e Lagoa Grande-PE. Semanalmente, de janeiro a dezembro de 2003, foram coletadas folhas para análise de teores de aç~ucares redutores, açúcares solúveis totais e amido, bem como ensaios de invertase ácida (AI) e neutra (NI). Os resultados indicam que os teores foliares de aç~ucares redutores, açúcares solúveis totais e amido aumentaram durante a maturação dos cachos, acompanhando as variações de temperatura, radiaçõa solar e insolaçao. O ciclo de produção do segundo semestre apresentou maires teores de açúcares redutores e açúcares solúveis totais e menores teores de amido que o ciclo de primeiro semestre. A atividade de AI foi maior que a de NI, e estas também variam de acordo com as condições climáticas. As fases de maturação de frutos apresentaram maiores teores de aç~ucares e maior atividade de invertases nas folhas, indicando um alto metabolismo e transporte de açúcares durante essa fase.
id EMBR_225d4f54b98c78e39a5418e1c434089a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/156697
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.VinificaçãoInveraseVale do São FranciscoAçúcaresCarboidratoMetabolismoUvaGrapesO pólo de agricultura irrigada do Vale do Rio São Francisco apresenta um crescente aumento na produção de uvas para vinificação. Entre os vinhos finos produzidos na região, destaca-se aquele obtido da cultivar Syrah, que se adaptou bem às condições climáticas da região. Pouco se conhece, no entanto, sobre o metabolismo de carboidratos das videiras nessa região. O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de açúcares e de amido, bem como a atividade de invertases durante dois ciclos de produção consecutivos. O experimento foi realizado na Embrapa Semi-Árido e na Vitivinícola Santa Maria, localizadas, respectivamente, em Petrolina e Lagoa Grande-PE. Semanalmente, de janeiro a dezembro de 2003, foram coletadas folhas para análise de teores de aç~ucares redutores, açúcares solúveis totais e amido, bem como ensaios de invertase ácida (AI) e neutra (NI). Os resultados indicam que os teores foliares de aç~ucares redutores, açúcares solúveis totais e amido aumentaram durante a maturação dos cachos, acompanhando as variações de temperatura, radiaçõa solar e insolaçao. O ciclo de produção do segundo semestre apresentou maires teores de açúcares redutores e açúcares solúveis totais e menores teores de amido que o ciclo de primeiro semestre. A atividade de AI foi maior que a de NI, e estas também variam de acordo com as condições climáticas. As fases de maturação de frutos apresentaram maiores teores de aç~ucares e maior atividade de invertases nas folhas, indicando um alto metabolismo e transporte de açúcares durante essa fase.BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; LUCIANA DE SÁ RIBEIRO; ALEXANDRO PEREIRA DA SILVA; SARA RAQUEL DE SOUZA LUZ.DANTAS, B. F.RIBEIRO, L. de S.SILVA, A. P. daLUZ, S. R. de S.2018-04-24T00:46:15Z2018-04-24T00:46:15Z2005-12-2820052018-04-24T00:46:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, v. 27, n. 2, p. 198-202, ago. 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-04-24T00:46:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/156697Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-04-24T00:46:21falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-04-24T00:46:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.
title Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.
spellingShingle Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.
DANTAS, B. F.
Vinificação
Inverase
Vale do São Francisco
Açúcares
Carboidrato
Metabolismo
Uva
Grapes
title_short Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.
title_full Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.
title_fullStr Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.
title_full_unstemmed Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.
title_sort Foliar carbohydrates content and invertase activity in vines at São Francisco river Valley - Brazil.
author DANTAS, B. F.
author_facet DANTAS, B. F.
RIBEIRO, L. de S.
SILVA, A. P. da
LUZ, S. R. de S.
author_role author
author2 RIBEIRO, L. de S.
SILVA, A. P. da
LUZ, S. R. de S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; LUCIANA DE SÁ RIBEIRO; ALEXANDRO PEREIRA DA SILVA; SARA RAQUEL DE SOUZA LUZ.
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, B. F.
RIBEIRO, L. de S.
SILVA, A. P. da
LUZ, S. R. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Vinificação
Inverase
Vale do São Francisco
Açúcares
Carboidrato
Metabolismo
Uva
Grapes
topic Vinificação
Inverase
Vale do São Francisco
Açúcares
Carboidrato
Metabolismo
Uva
Grapes
description O pólo de agricultura irrigada do Vale do Rio São Francisco apresenta um crescente aumento na produção de uvas para vinificação. Entre os vinhos finos produzidos na região, destaca-se aquele obtido da cultivar Syrah, que se adaptou bem às condições climáticas da região. Pouco se conhece, no entanto, sobre o metabolismo de carboidratos das videiras nessa região. O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de açúcares e de amido, bem como a atividade de invertases durante dois ciclos de produção consecutivos. O experimento foi realizado na Embrapa Semi-Árido e na Vitivinícola Santa Maria, localizadas, respectivamente, em Petrolina e Lagoa Grande-PE. Semanalmente, de janeiro a dezembro de 2003, foram coletadas folhas para análise de teores de aç~ucares redutores, açúcares solúveis totais e amido, bem como ensaios de invertase ácida (AI) e neutra (NI). Os resultados indicam que os teores foliares de aç~ucares redutores, açúcares solúveis totais e amido aumentaram durante a maturação dos cachos, acompanhando as variações de temperatura, radiaçõa solar e insolaçao. O ciclo de produção do segundo semestre apresentou maires teores de açúcares redutores e açúcares solúveis totais e menores teores de amido que o ciclo de primeiro semestre. A atividade de AI foi maior que a de NI, e estas também variam de acordo com as condições climáticas. As fases de maturação de frutos apresentaram maiores teores de aç~ucares e maior atividade de invertases nas folhas, indicando um alto metabolismo e transporte de açúcares durante essa fase.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-28
2005
2018-04-24T00:46:15Z
2018-04-24T00:46:15Z
2018-04-24T00:46:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, v. 27, n. 2, p. 198-202, ago. 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156697
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, v. 27, n. 2, p. 198-202, ago. 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503452556001280