Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTONIO, G. J. Y.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: ASSIS, R. L. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151861
http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v32i60.7281
Resumo: Processos de inovação e produção de conhecimentos agroecológicos possibilitam maior eficiência dos fatores internos de produção, e isso ocorre de forma mais natural e efetiva em unidades de produção onde está mais presente o modo camponês de produzir e se relacionar com a natureza. Para a maior sustentabilidade de sistemas de produção familiares é importante promover ações que visem à transição agroecológica a partir do resgate e fortalecimento de práticas, estratégias e padrões de consumo de uma agricultura que tenha nos critérios e estratégias agroecológicas e camponesas, seus objetivos precípuos, apoiando-se para isso na busca e valorização da recampesinização de seus modos de produção. Esse estudo identifica a participação e interação entre os eixos da campesinidade, sustentabilidade, organização social e agenciamento do desenvolvimento rural, em visão sistêmica, numa perspectiva da ecologização dos saberes, em que reconhece a inviabilização do processo de modernização da agricultura baseado na especialização produtiva. Apresenta-se proposta de ferramentas técnicas e organizativas que podem ser aplicadas por agentes de desenvolvimento rural, assim como, coletivamente, pelos próprios atores sociais diretamente envolvidos. Assim, há condições de conhecer e interpretar a realidade para identificar características determinantes à transição agroecológica, proporcionando meios de apoiar tomada de decisão visando promover mudanças comportamentais.
id EMBR_2c95d123e80d7351fbe719ef3e4c9a8a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151861
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.AgroecologiaFerramentas participativasSustentabilidadeProcessos de inovação e produção de conhecimentos agroecológicos possibilitam maior eficiência dos fatores internos de produção, e isso ocorre de forma mais natural e efetiva em unidades de produção onde está mais presente o modo camponês de produzir e se relacionar com a natureza. Para a maior sustentabilidade de sistemas de produção familiares é importante promover ações que visem à transição agroecológica a partir do resgate e fortalecimento de práticas, estratégias e padrões de consumo de uma agricultura que tenha nos critérios e estratégias agroecológicas e camponesas, seus objetivos precípuos, apoiando-se para isso na busca e valorização da recampesinização de seus modos de produção. Esse estudo identifica a participação e interação entre os eixos da campesinidade, sustentabilidade, organização social e agenciamento do desenvolvimento rural, em visão sistêmica, numa perspectiva da ecologização dos saberes, em que reconhece a inviabilização do processo de modernização da agricultura baseado na especialização produtiva. Apresenta-se proposta de ferramentas técnicas e organizativas que podem ser aplicadas por agentes de desenvolvimento rural, assim como, coletivamente, pelos próprios atores sociais diretamente envolvidos. Assim, há condições de conhecer e interpretar a realidade para identificar características determinantes à transição agroecológica, proporcionando meios de apoiar tomada de decisão visando promover mudanças comportamentais.GERSON JOSÉ YUNES ANTONIO, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB.ANTONIO, G. J. Y.ASSIS, R. L. de2023-02-22T20:01:09Z2023-02-22T20:01:09Z2023-02-222023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Grifos, v. 32, n. 60, p. 1-19, 2023,2175-0157http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151861http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v32i60.7281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-02-22T20:01:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151861Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-02-22T20:01:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-02-22T20:01:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.
title Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.
spellingShingle Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.
ANTONIO, G. J. Y.
Agroecologia
Ferramentas participativas
Sustentabilidade
title_short Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.
title_full Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.
title_fullStr Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.
title_full_unstemmed Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.
title_sort Diferenciação da agricultura familiara associada à processos de transição agroecológica com apoio de ferramentas sociais emancipadoras.
author ANTONIO, G. J. Y.
author_facet ANTONIO, G. J. Y.
ASSIS, R. L. de
author_role author
author2 ASSIS, R. L. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GERSON JOSÉ YUNES ANTONIO, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANTONIO, G. J. Y.
ASSIS, R. L. de
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Ferramentas participativas
Sustentabilidade
topic Agroecologia
Ferramentas participativas
Sustentabilidade
description Processos de inovação e produção de conhecimentos agroecológicos possibilitam maior eficiência dos fatores internos de produção, e isso ocorre de forma mais natural e efetiva em unidades de produção onde está mais presente o modo camponês de produzir e se relacionar com a natureza. Para a maior sustentabilidade de sistemas de produção familiares é importante promover ações que visem à transição agroecológica a partir do resgate e fortalecimento de práticas, estratégias e padrões de consumo de uma agricultura que tenha nos critérios e estratégias agroecológicas e camponesas, seus objetivos precípuos, apoiando-se para isso na busca e valorização da recampesinização de seus modos de produção. Esse estudo identifica a participação e interação entre os eixos da campesinidade, sustentabilidade, organização social e agenciamento do desenvolvimento rural, em visão sistêmica, numa perspectiva da ecologização dos saberes, em que reconhece a inviabilização do processo de modernização da agricultura baseado na especialização produtiva. Apresenta-se proposta de ferramentas técnicas e organizativas que podem ser aplicadas por agentes de desenvolvimento rural, assim como, coletivamente, pelos próprios atores sociais diretamente envolvidos. Assim, há condições de conhecer e interpretar a realidade para identificar características determinantes à transição agroecológica, proporcionando meios de apoiar tomada de decisão visando promover mudanças comportamentais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-22T20:01:09Z
2023-02-22T20:01:09Z
2023-02-22
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Grifos, v. 32, n. 60, p. 1-19, 2023,
2175-0157
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151861
http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v32i60.7281
identifier_str_mv Revista Grifos, v. 32, n. 60, p. 1-19, 2023,
2175-0157
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151861
http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v32i60.7281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503540063862784