Intercâmbios de conhecimentos tácitos e codificados na geração de informações agrometeorológicas a partir de imagens de satélites: o caso do sistema NAVPRO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAMBINI, M. D.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ZULLO JUNIOR, J., ESQUERDO, J. C. D. M., ANTUNES, J. F. G.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/987659
Resumo: Neste capítulo, busca-se promover uma reflexão sobre o processo de geração de conhecimentos científicos a partir do processamento e análise de imagens registradas a partir de satélites de órbitas polares da série NOAA (National Oceanic Atmospheric Administration), que são captadas por sensores da terra. Esta pesquisa foi desenvolvida por intermédio de um estudo de caso que veio complementar o trabalho de mestrado desenvolvido por Bambini (2011). Uma pesquisa de natureza qualitativa foi conduzida com o objetivo de descrever e analisar a uma ação colaborativa entre pesquisadores de diferentes instituições, buscando possibilitar a rápida geração de informação e conhecimentos agrometeorológicos a partir de imagens de satélites da série NOAA. Das interações entre os atores envolvidos resultaram, além de uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, o software NAVPRO e um processo de geração, armazenamento e disponibilização de informações agrometeorológicas disponibilizadas na Internet. Assim, este capítulo descreve e discute os intercâmbios de competências, experiências, infraestrutura e dados entre os pesquisadores envolvidos nesta experiência. Este processo foi sustentado por interações promovidas entre conhecimentos tácitos e explícitos circulando entre a equipe por intermédio dos quatro modos de conversão do conhecimento - socialização, externalização, combinação e internalização - descritos por Nonaka e Takeuchi (1997) e Nonaka e colaboradores (2000).
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