Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, A. R.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/123264
Resumo: Introdução e referencial teórico: Artistas e intelectuais; Contradições intrínsecas; Três discursos; O universal e o nacional; Campo e habitus; Campo em transformação; Distinção; Matriz cultural; O conceito de indústria cultural e a música popular; Preâmbulo de crítica ao conceito de indústria cultural: Benjamin; As críticas de Morin e de Eco; Os estudos culturais; O signo monolítico de Saussure; O signo triádico de Pierce; O signo ideológico de Bakhtin e Volochínov, O artista-intelectual, o público e a indústria; Roteiro metodológico; Os atores da bossa nova; O núcleo denso da bossa nova; Ser ou não ser bossa nova; Conclusão parcial; Condições de emergência e consagração da bossa nova; As gravadoras e a dinâmica de ajustamento/desajustamento; A estética bossanovista; Possíveis noções de Brasil; País fundadores; Lutas na imprensa; Matriz cultural da bossa nova; Contradições intrínsecas: da bossa nova à MPB; O povo; Os estudantes; Os estudantes encontram o povo; Comunistas organizam a cultura; A contradição nacional-popular; A contradição tropicalista e sua matriz cultural; Depois do exílio, a articulação da MPB; Conclusão: Já temos um passado.
id EMBR_4990f023fcea82e6430d97170ef6745f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/123264
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.Música popularDistinçãoMatriz culturalClasse médiaBossa novaMPBIntrodução e referencial teórico: Artistas e intelectuais; Contradições intrínsecas; Três discursos; O universal e o nacional; Campo e habitus; Campo em transformação; Distinção; Matriz cultural; O conceito de indústria cultural e a música popular; Preâmbulo de crítica ao conceito de indústria cultural: Benjamin; As críticas de Morin e de Eco; Os estudos culturais; O signo monolítico de Saussure; O signo triádico de Pierce; O signo ideológico de Bakhtin e Volochínov, O artista-intelectual, o público e a indústria; Roteiro metodológico; Os atores da bossa nova; O núcleo denso da bossa nova; Ser ou não ser bossa nova; Conclusão parcial; Condições de emergência e consagração da bossa nova; As gravadoras e a dinâmica de ajustamento/desajustamento; A estética bossanovista; Possíveis noções de Brasil; País fundadores; Lutas na imprensa; Matriz cultural da bossa nova; Contradições intrínsecas: da bossa nova à MPB; O povo; Os estudantes; Os estudantes encontram o povo; Comunistas organizam a cultura; A contradição nacional-popular; A contradição tropicalista e sua matriz cultural; Depois do exílio, a articulação da MPB; Conclusão: Já temos um passado.Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, DF.ACS.CAVALCANTI, A. R.2018-09-11T00:30:06Z2018-09-11T00:30:06Z2008-03-2720072018-09-11T00:30:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis404 f.2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/123264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-11T00:30:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/123264Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-09-11T00:30:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-11T00:30:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
title Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
spellingShingle Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
CAVALCANTI, A. R.
Música popular
Distinção
Matriz cultural
Classe média
Bossa nova
MPB
title_short Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
title_full Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
title_fullStr Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
title_full_unstemmed Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
title_sort Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.
author CAVALCANTI, A. R.
author_facet CAVALCANTI, A. R.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ACS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, A. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Distinção
Matriz cultural
Classe média
Bossa nova
MPB
topic Música popular
Distinção
Matriz cultural
Classe média
Bossa nova
MPB
description Introdução e referencial teórico: Artistas e intelectuais; Contradições intrínsecas; Três discursos; O universal e o nacional; Campo e habitus; Campo em transformação; Distinção; Matriz cultural; O conceito de indústria cultural e a música popular; Preâmbulo de crítica ao conceito de indústria cultural: Benjamin; As críticas de Morin e de Eco; Os estudos culturais; O signo monolítico de Saussure; O signo triádico de Pierce; O signo ideológico de Bakhtin e Volochínov, O artista-intelectual, o público e a indústria; Roteiro metodológico; Os atores da bossa nova; O núcleo denso da bossa nova; Ser ou não ser bossa nova; Conclusão parcial; Condições de emergência e consagração da bossa nova; As gravadoras e a dinâmica de ajustamento/desajustamento; A estética bossanovista; Possíveis noções de Brasil; País fundadores; Lutas na imprensa; Matriz cultural da bossa nova; Contradições intrínsecas: da bossa nova à MPB; O povo; Os estudantes; Os estudantes encontram o povo; Comunistas organizam a cultura; A contradição nacional-popular; A contradição tropicalista e sua matriz cultural; Depois do exílio, a articulação da MPB; Conclusão: Já temos um passado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-27
2018-09-11T00:30:06Z
2018-09-11T00:30:06Z
2018-09-11T00:30:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/123264
identifier_str_mv 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/123264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 404 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503462094897152