Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, C. J. S. de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVA, A. F., COSTA, V. S. de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146941
Resumo: As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos.
id EMBR_5a9d405e5e30076116724b56cfa39afe
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146941
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.Ensino de CiênciasJogos educacionaisColeta seletivaEnsino fundamentalEducação AmbientalResíduo SolidoPoluição AmbientalReciclagemEnvironmental educationAs discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos.CARLOS JOSÉ SILVA DE FREITAS, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, UFPE.FREITAS, C. J. S. deSILVA, A. F.COSTA, V. S. de O.2022-09-28T19:06:08Z2022-09-28T19:06:08Z2022-09-282022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDebates em educação, v. 14, n. 34, p. 186-211, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/114694110.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-09-28T19:06:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146941Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-09-28T19:06:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-09-28T19:06:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
title Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
spellingShingle Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
FREITAS, C. J. S. de
Ensino de Ciências
Jogos educacionais
Coleta seletiva
Ensino fundamental
Educação Ambiental
Resíduo Solido
Poluição Ambiental
Reciclagem
Environmental education
title_short Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
title_full Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
title_fullStr Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
title_full_unstemmed Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
title_sort Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
author FREITAS, C. J. S. de
author_facet FREITAS, C. J. S. de
SILVA, A. F.
COSTA, V. S. de O.
author_role author
author2 SILVA, A. F.
COSTA, V. S. de O.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS JOSÉ SILVA DE FREITAS, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, UFPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, C. J. S. de
SILVA, A. F.
COSTA, V. S. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Jogos educacionais
Coleta seletiva
Ensino fundamental
Educação Ambiental
Resíduo Solido
Poluição Ambiental
Reciclagem
Environmental education
topic Ensino de Ciências
Jogos educacionais
Coleta seletiva
Ensino fundamental
Educação Ambiental
Resíduo Solido
Poluição Ambiental
Reciclagem
Environmental education
description As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T19:06:08Z
2022-09-28T19:06:08Z
2022-09-28
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Debates em educação, v. 14, n. 34, p. 186-211, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146941
10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211
identifier_str_mv Debates em educação, v. 14, n. 34, p. 186-211, 2022.
10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503531906990080