Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146941 |
Resumo: | As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos. |
id |
EMBR_5a9d405e5e30076116724b56cfa39afe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146941 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica.Ensino de CiênciasJogos educacionaisColeta seletivaEnsino fundamentalEducação AmbientalResíduo SolidoPoluição AmbientalReciclagemEnvironmental educationAs discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos.CARLOS JOSÉ SILVA DE FREITAS, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, UFPE.FREITAS, C. J. S. deSILVA, A. F.COSTA, V. S. de O.2022-09-28T19:06:08Z2022-09-28T19:06:08Z2022-09-282022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDebates em educação, v. 14, n. 34, p. 186-211, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/114694110.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-09-28T19:06:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146941Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-09-28T19:06:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-09-28T19:06:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
title |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
spellingShingle |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. FREITAS, C. J. S. de Ensino de Ciências Jogos educacionais Coleta seletiva Ensino fundamental Educação Ambiental Resíduo Solido Poluição Ambiental Reciclagem Environmental education |
title_short |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
title_full |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
title_fullStr |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
title_full_unstemmed |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
title_sort |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
author |
FREITAS, C. J. S. de |
author_facet |
FREITAS, C. J. S. de SILVA, A. F. COSTA, V. S. de O. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, A. F. COSTA, V. S. de O. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CARLOS JOSÉ SILVA DE FREITAS, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, UFPE. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, C. J. S. de SILVA, A. F. COSTA, V. S. de O. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Jogos educacionais Coleta seletiva Ensino fundamental Educação Ambiental Resíduo Solido Poluição Ambiental Reciclagem Environmental education |
topic |
Ensino de Ciências Jogos educacionais Coleta seletiva Ensino fundamental Educação Ambiental Resíduo Solido Poluição Ambiental Reciclagem Environmental education |
description |
As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28T19:06:08Z 2022-09-28T19:06:08Z 2022-09-28 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Debates em educação, v. 14, n. 34, p. 186-211, 2022. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146941 10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211 |
identifier_str_mv |
Debates em educação, v. 14, n. 34, p. 186-211, 2022. 10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503531906990080 |