Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRAGOSO, R. de O.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CARPANEZZI, A. A., KOEHLER, H. S., ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082629
Resumo: A pressão exercida sobre as florestas tropicais devido à fragmentação de paisagens naturais tem causado alterações no padrão de substituição das espécies presentes na comunidade vegetal. No caso de pastagens abandonadas, verifica-se uma maior vulnerabilidade do ambiente à colonização por gramíneas exóticas invasoras, as quais representam uma barreira ao estabelecimento de plantas nativas, desde a dispersão e germinação das sementes, até estádios mais avançados do seu desenvolvimento. Em vista disso, propôs-se discorrer sobre alguns dos processos da regeneração natural em áreas de pastagens, abordando aspectos que impedem o recrutamento de espécies lenhosas desejáveis e, nesse contexto, a exposição de algumas metodologias embasadas no conceito de nucleação que podem auxiliar nesse processo. Por meio da compreensão dos mecanismos envolvidos na manutenção das comunidades vegetais, verifica-se que a germinação de sementes e o recrutamento de plântulas são passos cruciais do processo de restabelecimento da vegetação. Como apenas uma estreita faixa de condições é adequada (safe sites) ao recrutamento, o sucesso da regeneração está relacionado à capacidade do ambiente em proporcionar um leito adequado para germinação de sementes (seedbed). A utilização de metodologias que visem à regeneração natural, para serem eficazes em áreas de pastagens, devem ser bem estabelecidas tecnicamente e adequadas à realidade local, pois, embora apresentem resultados iniciais promissores, podem deixar de ser efetivas com o passar do tempo.
id EMBR_5ee3359e5d13fa6765d006ba35b02dc5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1082629
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.Cama de sementesGramínea inibidoraSítio seguroSafe sitesInhibitory grassesGramíneaNucleaçãoSeedbedsGrassesA pressão exercida sobre as florestas tropicais devido à fragmentação de paisagens naturais tem causado alterações no padrão de substituição das espécies presentes na comunidade vegetal. No caso de pastagens abandonadas, verifica-se uma maior vulnerabilidade do ambiente à colonização por gramíneas exóticas invasoras, as quais representam uma barreira ao estabelecimento de plantas nativas, desde a dispersão e germinação das sementes, até estádios mais avançados do seu desenvolvimento. Em vista disso, propôs-se discorrer sobre alguns dos processos da regeneração natural em áreas de pastagens, abordando aspectos que impedem o recrutamento de espécies lenhosas desejáveis e, nesse contexto, a exposição de algumas metodologias embasadas no conceito de nucleação que podem auxiliar nesse processo. Por meio da compreensão dos mecanismos envolvidos na manutenção das comunidades vegetais, verifica-se que a germinação de sementes e o recrutamento de plântulas são passos cruciais do processo de restabelecimento da vegetação. Como apenas uma estreita faixa de condições é adequada (safe sites) ao recrutamento, o sucesso da regeneração está relacionado à capacidade do ambiente em proporcionar um leito adequado para germinação de sementes (seedbed). A utilização de metodologias que visem à regeneração natural, para serem eficazes em áreas de pastagens, devem ser bem estabelecidas tecnicamente e adequadas à realidade local, pois, embora apresentem resultados iniciais promissores, podem deixar de ser efetivas com o passar do tempo.ROSIMERI DE OLIVEIRA FRAGOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANTONIO APARECIDO CARPANEZZI, CNPF; HENRIQUE SOARES KOEHLER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; KATIA CHRISTINA ZUFFELLATO-RIBAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.FRAGOSO, R. de O.CARPANEZZI, A. A.KOEHLER, H. S.ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.2018-01-29T23:38:04Z2018-01-29T23:38:04Z2017-12-1420172018-01-29T23:38:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Florestal, Santa Maria, v. 27, n. 4, p. 1451-1464, out./dez. 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-01-29T23:38:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1082629Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-01-29T23:38:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.
title Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.
spellingShingle Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.
FRAGOSO, R. de O.
Cama de sementes
Gramínea inibidora
Sítio seguro
Safe sites
Inhibitory grasses
Gramínea
Nucleação
Seedbeds
Grasses
title_short Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.
title_full Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.
title_fullStr Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.
title_full_unstemmed Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.
title_sort Barreiras ao estabelecimento da regeneração natural em áreas de pastagens abandonadas.
author FRAGOSO, R. de O.
author_facet FRAGOSO, R. de O.
CARPANEZZI, A. A.
KOEHLER, H. S.
ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.
author_role author
author2 CARPANEZZI, A. A.
KOEHLER, H. S.
ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSIMERI DE OLIVEIRA FRAGOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANTONIO APARECIDO CARPANEZZI, CNPF; HENRIQUE SOARES KOEHLER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; KATIA CHRISTINA ZUFFELLATO-RIBAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRAGOSO, R. de O.
CARPANEZZI, A. A.
KOEHLER, H. S.
ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Cama de sementes
Gramínea inibidora
Sítio seguro
Safe sites
Inhibitory grasses
Gramínea
Nucleação
Seedbeds
Grasses
topic Cama de sementes
Gramínea inibidora
Sítio seguro
Safe sites
Inhibitory grasses
Gramínea
Nucleação
Seedbeds
Grasses
description A pressão exercida sobre as florestas tropicais devido à fragmentação de paisagens naturais tem causado alterações no padrão de substituição das espécies presentes na comunidade vegetal. No caso de pastagens abandonadas, verifica-se uma maior vulnerabilidade do ambiente à colonização por gramíneas exóticas invasoras, as quais representam uma barreira ao estabelecimento de plantas nativas, desde a dispersão e germinação das sementes, até estádios mais avançados do seu desenvolvimento. Em vista disso, propôs-se discorrer sobre alguns dos processos da regeneração natural em áreas de pastagens, abordando aspectos que impedem o recrutamento de espécies lenhosas desejáveis e, nesse contexto, a exposição de algumas metodologias embasadas no conceito de nucleação que podem auxiliar nesse processo. Por meio da compreensão dos mecanismos envolvidos na manutenção das comunidades vegetais, verifica-se que a germinação de sementes e o recrutamento de plântulas são passos cruciais do processo de restabelecimento da vegetação. Como apenas uma estreita faixa de condições é adequada (safe sites) ao recrutamento, o sucesso da regeneração está relacionado à capacidade do ambiente em proporcionar um leito adequado para germinação de sementes (seedbed). A utilização de metodologias que visem à regeneração natural, para serem eficazes em áreas de pastagens, devem ser bem estabelecidas tecnicamente e adequadas à realidade local, pois, embora apresentem resultados iniciais promissores, podem deixar de ser efetivas com o passar do tempo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2017
2018-01-29T23:38:04Z
2018-01-29T23:38:04Z
2018-01-29T23:38:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, v. 27, n. 4, p. 1451-1464, out./dez. 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082629
identifier_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, v. 27, n. 4, p. 1451-1464, out./dez. 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695500521963520