Vigor de sementes e a matocompetição.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONDO, V. H. V.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: CICERO, S. M., DIAS, M. A. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959482
Resumo: A relação entre o vigor de sementes e o desempenho das plantas em campo é um tema um tanto controverso na área de tecnologia de sementes. Na literatura, muitos trabalhos foram realizados com esse tema, no entanto, sempre focados nos benefícios e efeitos que o vigor de sementes pode proporcionar no estabelecimento inicial da cultura ou sobre a produtividade, seja esta de grãos, ou de órgãos vegetais, como no caso da maioria das hortaliças. Porém, outros aspectos podem ser relacionados aos efeitos do vigor de sementes, como por exemplo, vantagens competitivas da cultura sobre a matocompetição. Baseando-se em trabalhos conduzidos na Universidade de São Paulo com esse tema, os aspectos relacionando o vigor de sementes e a matocompetição foram discutidos nesse trabalho. Assim, o uso de sementes de alto vigor pode ser uma importante estratégia para sistema integrados de manejo de plantas daninhas, oferecendo vantagens competitivas para a cultura e possibilitando, até, auxiliar os produtores rurais a diminuir a quantidade de produtos herbicidas requeridos para o controle de plantas daninhas, tornando a produção vegetal mais ambientalmente adequada.
id EMBR_6650a3cd6b728271ffca04292884e810
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/959482
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Vigor de sementes e a matocompetição.SementeErva daninhaQualidadeA relação entre o vigor de sementes e o desempenho das plantas em campo é um tema um tanto controverso na área de tecnologia de sementes. Na literatura, muitos trabalhos foram realizados com esse tema, no entanto, sempre focados nos benefícios e efeitos que o vigor de sementes pode proporcionar no estabelecimento inicial da cultura ou sobre a produtividade, seja esta de grãos, ou de órgãos vegetais, como no caso da maioria das hortaliças. Porém, outros aspectos podem ser relacionados aos efeitos do vigor de sementes, como por exemplo, vantagens competitivas da cultura sobre a matocompetição. Baseando-se em trabalhos conduzidos na Universidade de São Paulo com esse tema, os aspectos relacionando o vigor de sementes e a matocompetição foram discutidos nesse trabalho. Assim, o uso de sementes de alto vigor pode ser uma importante estratégia para sistema integrados de manejo de plantas daninhas, oferecendo vantagens competitivas para a cultura e possibilitando, até, auxiliar os produtores rurais a diminuir a quantidade de produtos herbicidas requeridos para o controle de plantas daninhas, tornando a produção vegetal mais ambientalmente adequada.VITOR HENRIQUE VAZ MONDO, CNPAF; SILVIO MOURE CICERO, ESALQ; MARCOS ALTOMANI NEVES DIAS, ESALQ.MONDO, V. H. V.CICERO, S. M.DIAS, M. A. N.2013-06-06T11:11:11Z2013-06-06T11:11:11Z2013-06-0620122013-06-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformativo ABRATES, Londrina, v. 22, n. 1, p. 30-34, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:55:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/959482Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:55:21falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:55:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Vigor de sementes e a matocompetição.
title Vigor de sementes e a matocompetição.
spellingShingle Vigor de sementes e a matocompetição.
MONDO, V. H. V.
Semente
Erva daninha
Qualidade
title_short Vigor de sementes e a matocompetição.
title_full Vigor de sementes e a matocompetição.
title_fullStr Vigor de sementes e a matocompetição.
title_full_unstemmed Vigor de sementes e a matocompetição.
title_sort Vigor de sementes e a matocompetição.
author MONDO, V. H. V.
author_facet MONDO, V. H. V.
CICERO, S. M.
DIAS, M. A. N.
author_role author
author2 CICERO, S. M.
DIAS, M. A. N.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VITOR HENRIQUE VAZ MONDO, CNPAF; SILVIO MOURE CICERO, ESALQ; MARCOS ALTOMANI NEVES DIAS, ESALQ.
dc.contributor.author.fl_str_mv MONDO, V. H. V.
CICERO, S. M.
DIAS, M. A. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Semente
Erva daninha
Qualidade
topic Semente
Erva daninha
Qualidade
description A relação entre o vigor de sementes e o desempenho das plantas em campo é um tema um tanto controverso na área de tecnologia de sementes. Na literatura, muitos trabalhos foram realizados com esse tema, no entanto, sempre focados nos benefícios e efeitos que o vigor de sementes pode proporcionar no estabelecimento inicial da cultura ou sobre a produtividade, seja esta de grãos, ou de órgãos vegetais, como no caso da maioria das hortaliças. Porém, outros aspectos podem ser relacionados aos efeitos do vigor de sementes, como por exemplo, vantagens competitivas da cultura sobre a matocompetição. Baseando-se em trabalhos conduzidos na Universidade de São Paulo com esse tema, os aspectos relacionando o vigor de sementes e a matocompetição foram discutidos nesse trabalho. Assim, o uso de sementes de alto vigor pode ser uma importante estratégia para sistema integrados de manejo de plantas daninhas, oferecendo vantagens competitivas para a cultura e possibilitando, até, auxiliar os produtores rurais a diminuir a quantidade de produtos herbicidas requeridos para o controle de plantas daninhas, tornando a produção vegetal mais ambientalmente adequada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-06-06T11:11:11Z
2013-06-06T11:11:11Z
2013-06-06
2013-06-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informativo ABRATES, Londrina, v. 22, n. 1, p. 30-34, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959482
identifier_str_mv Informativo ABRATES, Londrina, v. 22, n. 1, p. 30-34, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503378978471936