Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, D. L. M. de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/858160
Resumo: Em função das transformações organizacionais, as práticas em gestão de pessoas têm sido alteradas, visando um melhor entendimento sobre os talentos organizacionais bem como seu melhor aproveitamento. A necessidade de se criar um repositório natural do conhecimento organizacional gera também a necessidade posterior de se criar uma memória organizazional. Práticas como mentoring têm sido utilizadas, atualmente, com o intuito de se trabalhar a trasnferência de conhecimento em diversos contextos, em especial entre seniores e juniores. A junção desses dois processos - mentoring e memória organizacional - pode ser considerada uma prática que possilbilitará melhor transferência e retenção do conhecimento ortganizacional. A partir de um estudo de caso e de estudos da bibliografia atual, chegou-se a um conjunto de diretrizeswe elementos que possibilitaram o estabelecimento de um programa de mentoring, bem como sua possível interseção com a memória organizacional possibilitando tornar esses dopis processos em um programa eficaz de gestão do conhecimento.
id EMBR_66bfca32887c29afb5cf14427fd4918b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/858160
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?Memória organizacionalAprendizagem organizacionalCompartilhamento do conhecimentomentoringEm função das transformações organizacionais, as práticas em gestão de pessoas têm sido alteradas, visando um melhor entendimento sobre os talentos organizacionais bem como seu melhor aproveitamento. A necessidade de se criar um repositório natural do conhecimento organizacional gera também a necessidade posterior de se criar uma memória organizazional. Práticas como mentoring têm sido utilizadas, atualmente, com o intuito de se trabalhar a trasnferência de conhecimento em diversos contextos, em especial entre seniores e juniores. A junção desses dois processos - mentoring e memória organizacional - pode ser considerada uma prática que possilbilitará melhor transferência e retenção do conhecimento ortganizacional. A partir de um estudo de caso e de estudos da bibliografia atual, chegou-se a um conjunto de diretrizeswe elementos que possibilitaram o estabelecimento de um programa de mentoring, bem como sua possível interseção com a memória organizacional possibilitando tornar esses dopis processos em um programa eficaz de gestão do conhecimento.Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF.DANIELLA LOPES MARINHO DE ARAUJO, DGP.ARAUJO, D. L. M. de2018-03-10T00:33:20Z2018-03-10T00:33:20Z2010-07-1920102018-03-10T00:33:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis146 f.Dissertação2010http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/858160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-03-10T00:33:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/858160Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-03-10T00:33:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
title Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
spellingShingle Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
ARAUJO, D. L. M. de
Memória organizacional
Aprendizagem organizacional
Compartilhamento do conhecimento
mentoring
title_short Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
title_full Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
title_fullStr Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
title_full_unstemmed Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
title_sort Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
author ARAUJO, D. L. M. de
author_facet ARAUJO, D. L. M. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANIELLA LOPES MARINHO DE ARAUJO, DGP.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, D. L. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Memória organizacional
Aprendizagem organizacional
Compartilhamento do conhecimento
mentoring
topic Memória organizacional
Aprendizagem organizacional
Compartilhamento do conhecimento
mentoring
description Em função das transformações organizacionais, as práticas em gestão de pessoas têm sido alteradas, visando um melhor entendimento sobre os talentos organizacionais bem como seu melhor aproveitamento. A necessidade de se criar um repositório natural do conhecimento organizacional gera também a necessidade posterior de se criar uma memória organizazional. Práticas como mentoring têm sido utilizadas, atualmente, com o intuito de se trabalhar a trasnferência de conhecimento em diversos contextos, em especial entre seniores e juniores. A junção desses dois processos - mentoring e memória organizacional - pode ser considerada uma prática que possilbilitará melhor transferência e retenção do conhecimento ortganizacional. A partir de um estudo de caso e de estudos da bibliografia atual, chegou-se a um conjunto de diretrizeswe elementos que possibilitaram o estabelecimento de um programa de mentoring, bem como sua possível interseção com a memória organizacional possibilitando tornar esses dopis processos em um programa eficaz de gestão do conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-19
2010
2018-03-10T00:33:20Z
2018-03-10T00:33:20Z
2018-03-10T00:33:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2010
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/858160
identifier_str_mv 2010
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/858160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f.Dissertação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695505321295872