Mentoring e construção da memória organizacional: um caminho possível?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/858160 |
Resumo: | Em função das transformações organizacionais, as práticas em gestão de pessoas têm sido alteradas, visando um melhor entendimento sobre os talentos organizacionais bem como seu melhor aproveitamento. A necessidade de se criar um repositório natural do conhecimento organizacional gera também a necessidade posterior de se criar uma memória organizazional. Práticas como mentoring têm sido utilizadas, atualmente, com o intuito de se trabalhar a trasnferência de conhecimento em diversos contextos, em especial entre seniores e juniores. A junção desses dois processos - mentoring e memória organizacional - pode ser considerada uma prática que possilbilitará melhor transferência e retenção do conhecimento ortganizacional. A partir de um estudo de caso e de estudos da bibliografia atual, chegou-se a um conjunto de diretrizeswe elementos que possibilitaram o estabelecimento de um programa de mentoring, bem como sua possível interseção com a memória organizacional possibilitando tornar esses dopis processos em um programa eficaz de gestão do conhecimento. |
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