Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, A. C. da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: DIAS-FILHO, M. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/987406
Resumo: O êxito de programas de reflorestamento pode ser ampliado por meio da aplicação do comportamento de espécies florestais a variáveis ambientais, como a luz. O objetivo deste estudo foi ampliar o conhecimento sobre a produção de mudas de Sclerolobium paniculatum Vogel, especificamente em relação ao nível de sombreamento. O estudo foi conduzido em viveiro de produção de mudas na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Estado do Pará. Plântulas de S. paniculatum foram distribuídas sob telas pretas de polipropileno, ajustadas para proporcionar os seguintes níveis de sombreamento: 25%, 50% e 75% de interceptação de luz solar. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco repetições e três níveis de sombreamento e quatro épocas de avaliação (testemunha + três avaliações), realizadas em intervalos de 20 dias. Foram medidos diversos parâmetros de crescimento (altura, diâmetro e matéria seca das raízes, caule e folhas) e calculados indicadores de qualidade das mudas como a razão entre a altura da planta e o diâmetro do coleto (AP/DC); comprimento caulinar específico (CCE); razão de massa de folha (RMF); razão de massa do caule (RMC); razão de massa de raiz (RMR) e índice de qualidade de Dickson (IQD). É possível produzir mudas de Sclerolobium paniculatum Vogel sob diferentes níveis de sombreamento (25%, 50% e 75%), porém, os índices de qualidade indicaram que as mudas são mais vigorosas quando cultivadas sob 50% de sombreamento
id EMBR_7ba3e4d05498b7b580c64b9546d7bb40
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/987406
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).Espécies florestaisÍndice de qualidade de DicksonTaxi-brancoCrescimentoReflorestamentoO êxito de programas de reflorestamento pode ser ampliado por meio da aplicação do comportamento de espécies florestais a variáveis ambientais, como a luz. O objetivo deste estudo foi ampliar o conhecimento sobre a produção de mudas de Sclerolobium paniculatum Vogel, especificamente em relação ao nível de sombreamento. O estudo foi conduzido em viveiro de produção de mudas na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Estado do Pará. Plântulas de S. paniculatum foram distribuídas sob telas pretas de polipropileno, ajustadas para proporcionar os seguintes níveis de sombreamento: 25%, 50% e 75% de interceptação de luz solar. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco repetições e três níveis de sombreamento e quatro épocas de avaliação (testemunha + três avaliações), realizadas em intervalos de 20 dias. Foram medidos diversos parâmetros de crescimento (altura, diâmetro e matéria seca das raízes, caule e folhas) e calculados indicadores de qualidade das mudas como a razão entre a altura da planta e o diâmetro do coleto (AP/DC); comprimento caulinar específico (CCE); razão de massa de folha (RMF); razão de massa do caule (RMC); razão de massa de raiz (RMR) e índice de qualidade de Dickson (IQD). É possível produzir mudas de Sclerolobium paniculatum Vogel sob diferentes níveis de sombreamento (25%, 50% e 75%), porém, os índices de qualidade indicaram que as mudas são mais vigorosas quando cultivadas sob 50% de sombreamentoAlessandra Cunha da CONCEIÇÃO, MESTRANDA UFRA; MOACYR BERNARDINO DIAS FILHO, CPATU.CONCEIÇÃO, A. C. daDIAS-FILHO, M. B.2014-06-02T11:11:11Z2014-06-02T11:11:11Z2014-06-0220132015-04-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista do Instituto Florestal, v. 25, n. 2, p. 151-161, dez. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/987406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:31:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/987406Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:31:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:31:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
title Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
spellingShingle Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
CONCEIÇÃO, A. C. da
Espécies florestais
Índice de qualidade de Dickson
Taxi-branco
Crescimento
Reflorestamento
title_short Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
title_full Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
title_fullStr Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
title_full_unstemmed Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
title_sort Níveis de sombreamento para produção de mudas de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
author CONCEIÇÃO, A. C. da
author_facet CONCEIÇÃO, A. C. da
DIAS-FILHO, M. B.
author_role author
author2 DIAS-FILHO, M. B.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alessandra Cunha da CONCEIÇÃO, MESTRANDA UFRA; MOACYR BERNARDINO DIAS FILHO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEIÇÃO, A. C. da
DIAS-FILHO, M. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Espécies florestais
Índice de qualidade de Dickson
Taxi-branco
Crescimento
Reflorestamento
topic Espécies florestais
Índice de qualidade de Dickson
Taxi-branco
Crescimento
Reflorestamento
description O êxito de programas de reflorestamento pode ser ampliado por meio da aplicação do comportamento de espécies florestais a variáveis ambientais, como a luz. O objetivo deste estudo foi ampliar o conhecimento sobre a produção de mudas de Sclerolobium paniculatum Vogel, especificamente em relação ao nível de sombreamento. O estudo foi conduzido em viveiro de produção de mudas na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Estado do Pará. Plântulas de S. paniculatum foram distribuídas sob telas pretas de polipropileno, ajustadas para proporcionar os seguintes níveis de sombreamento: 25%, 50% e 75% de interceptação de luz solar. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco repetições e três níveis de sombreamento e quatro épocas de avaliação (testemunha + três avaliações), realizadas em intervalos de 20 dias. Foram medidos diversos parâmetros de crescimento (altura, diâmetro e matéria seca das raízes, caule e folhas) e calculados indicadores de qualidade das mudas como a razão entre a altura da planta e o diâmetro do coleto (AP/DC); comprimento caulinar específico (CCE); razão de massa de folha (RMF); razão de massa do caule (RMC); razão de massa de raiz (RMR) e índice de qualidade de Dickson (IQD). É possível produzir mudas de Sclerolobium paniculatum Vogel sob diferentes níveis de sombreamento (25%, 50% e 75%), porém, os índices de qualidade indicaram que as mudas são mais vigorosas quando cultivadas sob 50% de sombreamento
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-06-02T11:11:11Z
2014-06-02T11:11:11Z
2014-06-02
2015-04-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista do Instituto Florestal, v. 25, n. 2, p. 151-161, dez. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/987406
identifier_str_mv Revista do Instituto Florestal, v. 25, n. 2, p. 151-161, dez. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/987406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503390681628672