Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RESENDE, M.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: OLIVEIRA, A. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488839
Resumo: Uma das estratégias mais simples, embora pouco precisa, para programar irrigações é utilizar a média da evapotranspiração de referência (ETo), de uma série histórica de dados climáticos e através do método de balanço de água no solo. Com isso, é possível gerar um calendário de irrigações, com as respectivas datas e lâminas de água a serem aplicadas durante o ciclo da cultura. Desenvolveu-se um trabalho, com a cooperação da UFMG, com o objetivo de aumentar a precisão desse método, utilizando-se Redes Neurais Artificiais (RNAs) para ajustar e predizer a ETo diária, com base em uma série histórica de dados climáticos. Um experimento foi conduzido em duas épocas de plantio (27 de janeiro de 2003 e 02 de setembro de 2003), para testar a precisão desse método em relação ao uso da média de ETo, da ETo predita por RNAs sem ajuste, da ETo calculada diariamente e da evaporação da água do tanque Classe A (ECA), através do balanço de água no solo e do uso de tensiômetros. O manejo das irrigações pelo balanço de água no solo, utilizando-se a ETo estimada diariamente pelo método de Penman-Monteith, considerado como padrão, utilizando-se dados de ETo ajustados e preditos por RNAs e utilizando-se a ECA, proporcionou as maiores produtividades de milho em ambos os experimentos. O manejo utilizando-se valores médios de ETo e valores de ETo preditos e não ajustados de uma série histórica de dados climáticos causou redução de produtividades de milho, em relação ao padrão.
id EMBR_982a856ec09e010b43ee2df892e6ee8d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/488839
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.Redes neuraisCulturaEvapotranspiraçãoIrrigaçãoManejoMilhoUma das estratégias mais simples, embora pouco precisa, para programar irrigações é utilizar a média da evapotranspiração de referência (ETo), de uma série histórica de dados climáticos e através do método de balanço de água no solo. Com isso, é possível gerar um calendário de irrigações, com as respectivas datas e lâminas de água a serem aplicadas durante o ciclo da cultura. Desenvolveu-se um trabalho, com a cooperação da UFMG, com o objetivo de aumentar a precisão desse método, utilizando-se Redes Neurais Artificiais (RNAs) para ajustar e predizer a ETo diária, com base em uma série histórica de dados climáticos. Um experimento foi conduzido em duas épocas de plantio (27 de janeiro de 2003 e 02 de setembro de 2003), para testar a precisão desse método em relação ao uso da média de ETo, da ETo predita por RNAs sem ajuste, da ETo calculada diariamente e da evaporação da água do tanque Classe A (ECA), através do balanço de água no solo e do uso de tensiômetros. O manejo das irrigações pelo balanço de água no solo, utilizando-se a ETo estimada diariamente pelo método de Penman-Monteith, considerado como padrão, utilizando-se dados de ETo ajustados e preditos por RNAs e utilizando-se a ECA, proporcionou as maiores produtividades de milho em ambos os experimentos. O manejo utilizando-se valores médios de ETo e valores de ETo preditos e não ajustados de uma série histórica de dados climáticos causou redução de produtividades de milho, em relação ao padrão.Embrapa Milho e Sorgo.; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS.RESENDE, M.OLIVEIRA, A. C.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2005-11-0520052015-12-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 4, n. 2, p. 205-214, 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:01:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/488839Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:01:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:01:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.
title Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.
spellingShingle Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.
RESENDE, M.
Redes neurais
Cultura
Evapotranspiração
Irrigação
Manejo
Milho
title_short Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.
title_full Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.
title_fullStr Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.
title_full_unstemmed Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.
title_sort Comparação de diferentes estratégias de programação de irrigação suplementar em milho.
author RESENDE, M.
author_facet RESENDE, M.
OLIVEIRA, A. C.
author_role author
author2 OLIVEIRA, A. C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Milho e Sorgo.; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv RESENDE, M.
OLIVEIRA, A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Redes neurais
Cultura
Evapotranspiração
Irrigação
Manejo
Milho
topic Redes neurais
Cultura
Evapotranspiração
Irrigação
Manejo
Milho
description Uma das estratégias mais simples, embora pouco precisa, para programar irrigações é utilizar a média da evapotranspiração de referência (ETo), de uma série histórica de dados climáticos e através do método de balanço de água no solo. Com isso, é possível gerar um calendário de irrigações, com as respectivas datas e lâminas de água a serem aplicadas durante o ciclo da cultura. Desenvolveu-se um trabalho, com a cooperação da UFMG, com o objetivo de aumentar a precisão desse método, utilizando-se Redes Neurais Artificiais (RNAs) para ajustar e predizer a ETo diária, com base em uma série histórica de dados climáticos. Um experimento foi conduzido em duas épocas de plantio (27 de janeiro de 2003 e 02 de setembro de 2003), para testar a precisão desse método em relação ao uso da média de ETo, da ETo predita por RNAs sem ajuste, da ETo calculada diariamente e da evaporação da água do tanque Classe A (ECA), através do balanço de água no solo e do uso de tensiômetros. O manejo das irrigações pelo balanço de água no solo, utilizando-se a ETo estimada diariamente pelo método de Penman-Monteith, considerado como padrão, utilizando-se dados de ETo ajustados e preditos por RNAs e utilizando-se a ECA, proporcionou as maiores produtividades de milho em ambos os experimentos. O manejo utilizando-se valores médios de ETo e valores de ETo preditos e não ajustados de uma série histórica de dados climáticos causou redução de produtividades de milho, em relação ao padrão.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-05
2005
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-12-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 4, n. 2, p. 205-214, 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488839
identifier_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 4, n. 2, p. 205-214, 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503326860050432