Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAGE, M. F. R.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ASSIS, R. L. de, AQUINO, A. M. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149482
Resumo: O Brasil é hoje um dos grandes produtores de alimentos orgânicos. O consumo desse tipo de alimento no país cresce à taxa anual de 25%, e o mercado de feiras específicas é espaço fundamental para esse avanço. Em Belo horizonte, MG, a partir do ano de 2002, foram instaladas oito feiras orgânicas, em três regiões do município. O trabalho teve como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores feirantes e do perfil dos consumidores dessas feiras. Buscou-se, também, analisar os gargalos para a expansão da produção e comercialização dessas feiras. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semiestruturados. Realizaram-se 214 entrevistas com consumidores frequentadores das oito feiras, além de cinco entrevistas com agricultores feirantes e uma entrevista com o supervisor das feiras, funcionário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Verificouse que os agricultores enfrentam dificuldades quanto à disponibilidade de mão de obra e à regularidade da produção, para o atendimento às expectativas de consumidores. A maioria dos consumidores era composta por mulheres com idade entre 30 e 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal equivalente a um valor entre 9 e 12 vezes o salário mínimo brasileiro. As feiras foram consideradas como importantes canais de comercialização da produção orgânica, pois aproximava os agricultores e os consumidores, possibilitando o estabelecimento de relações de confiança entre esses atores.
id EMBR_9a48f3ec98da42ef832a3ed10a72c652
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149482
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.Circuito curto de comercializaçãoFamily farmingOrganic farmingShort circuits of marketingAgricultura FamiliarAgricultura OrgânicaO Brasil é hoje um dos grandes produtores de alimentos orgânicos. O consumo desse tipo de alimento no país cresce à taxa anual de 25%, e o mercado de feiras específicas é espaço fundamental para esse avanço. Em Belo horizonte, MG, a partir do ano de 2002, foram instaladas oito feiras orgânicas, em três regiões do município. O trabalho teve como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores feirantes e do perfil dos consumidores dessas feiras. Buscou-se, também, analisar os gargalos para a expansão da produção e comercialização dessas feiras. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semiestruturados. Realizaram-se 214 entrevistas com consumidores frequentadores das oito feiras, além de cinco entrevistas com agricultores feirantes e uma entrevista com o supervisor das feiras, funcionário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Verificouse que os agricultores enfrentam dificuldades quanto à disponibilidade de mão de obra e à regularidade da produção, para o atendimento às expectativas de consumidores. A maioria dos consumidores era composta por mulheres com idade entre 30 e 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal equivalente a um valor entre 9 e 12 vezes o salário mínimo brasileiro. As feiras foram consideradas como importantes canais de comercialização da produção orgânica, pois aproximava os agricultores e os consumidores, possibilitando o estabelecimento de relações de confiança entre esses atores.2022-12-12T16:01:23Z2022-12-12T16:01:23Z2022-12-122022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartDIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.In: ARAUJO, F. de CA. D.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149482porLAGE, M. F. R.ASSIS, R. L. deAQUINO, A. M. deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-12T16:01:23Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149482Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-12-12T16:01:23falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-12T16:01:23Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.
title Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.
spellingShingle Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.
LAGE, M. F. R.
Circuito curto de comercialização
Family farming
Organic farming
Short circuits of marketing
Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
title_short Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.
title_full Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.
title_fullStr Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.
title_full_unstemmed Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.
title_sort Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.
author LAGE, M. F. R.
author_facet LAGE, M. F. R.
ASSIS, R. L. de
AQUINO, A. M. de
author_role author
author2 ASSIS, R. L. de
AQUINO, A. M. de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAGE, M. F. R.
ASSIS, R. L. de
AQUINO, A. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Circuito curto de comercialização
Family farming
Organic farming
Short circuits of marketing
Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
topic Circuito curto de comercialização
Family farming
Organic farming
Short circuits of marketing
Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
description O Brasil é hoje um dos grandes produtores de alimentos orgânicos. O consumo desse tipo de alimento no país cresce à taxa anual de 25%, e o mercado de feiras específicas é espaço fundamental para esse avanço. Em Belo horizonte, MG, a partir do ano de 2002, foram instaladas oito feiras orgânicas, em três regiões do município. O trabalho teve como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores feirantes e do perfil dos consumidores dessas feiras. Buscou-se, também, analisar os gargalos para a expansão da produção e comercialização dessas feiras. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semiestruturados. Realizaram-se 214 entrevistas com consumidores frequentadores das oito feiras, além de cinco entrevistas com agricultores feirantes e uma entrevista com o supervisor das feiras, funcionário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Verificouse que os agricultores enfrentam dificuldades quanto à disponibilidade de mão de obra e à regularidade da produção, para o atendimento às expectativas de consumidores. A maioria dos consumidores era composta por mulheres com idade entre 30 e 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal equivalente a um valor entre 9 e 12 vezes o salário mínimo brasileiro. As feiras foram consideradas como importantes canais de comercialização da produção orgânica, pois aproximava os agricultores e os consumidores, possibilitando o estabelecimento de relações de confiança entre esses atores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T16:01:23Z
2022-12-12T16:01:23Z
2022-12-12
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
In: ARAUJO, F. de CA. D.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149482
identifier_str_mv DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
In: ARAUJO, F. de CA. D.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503535692349440