Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, A. K. V.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CAMARÃO, A. P., RODRIGUES FILHO, J. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921327
Resumo: Avaliou-se a composição botânica da dieta em pastagens de capim marandú (B. brizantha) e capim quicuio (B. humidicola) consorciadas com leguminosas, em dois métodos de preparo de área: com e sem queima. Foram testadas três pastagens para cada experimento: 1. QB - B. humidicola + B. brizantha cv. Marandu. 2. QBAL - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + L. leucocephala cv. Cunninghan. 3. QBAC - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + C. Argentea (Cratylia). A composição botânica foi determinada usando a técnica da análise microhistologica de fezes. As coletas de fezes foram realizadas a cada dezoito dias. O consumo de quicuio e de espécies da capoeira foram superiores na época seca e de braquiarão, na chuvosa. As percentagens de quicuio foram superiores no método com queima, as de braquiarão, no método mulch. As percentagens de braquiarão foram superiores nas pastagens de QB e QBAL e as de leguminosas, nas pastagens consorciadas com leguminosas. Foram encontradas 14 famílias e 23 espécies. O método de preparo de área influenciou a composição botânica da dieta. As espécies da capoeira tiveram pequena participação na composição botânica da dieta dos animais
id EMBR_a52259265f2177489b6344f1960aaca4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/921327
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.AlimentaçãoBovinoCapimDietaLeguminosaPastagemAvaliou-se a composição botânica da dieta em pastagens de capim marandú (B. brizantha) e capim quicuio (B. humidicola) consorciadas com leguminosas, em dois métodos de preparo de área: com e sem queima. Foram testadas três pastagens para cada experimento: 1. QB - B. humidicola + B. brizantha cv. Marandu. 2. QBAL - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + L. leucocephala cv. Cunninghan. 3. QBAC - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + C. Argentea (Cratylia). A composição botânica foi determinada usando a técnica da análise microhistologica de fezes. As coletas de fezes foram realizadas a cada dezoito dias. O consumo de quicuio e de espécies da capoeira foram superiores na época seca e de braquiarão, na chuvosa. As percentagens de quicuio foram superiores no método com queima, as de braquiarão, no método mulch. As percentagens de braquiarão foram superiores nas pastagens de QB e QBAL e as de leguminosas, nas pastagens consorciadas com leguminosas. Foram encontradas 14 famílias e 23 espécies. O método de preparo de área influenciou a composição botânica da dieta. As espécies da capoeira tiveram pequena participação na composição botânica da dieta dos animaisANDREA KRYSTINA VINENTE GUIMARÃES, DOUTORANDA UFLA; ARI PINHEIRO CAMARÃO, UFPA; JOSE ADERITO RODRIGUES FILHO, CPATU.GUIMARÃES, A. K. V.CAMARÃO, A. P.RODRIGUES FILHO, J. A.2012-04-02T11:11:11Z2012-04-02T11:11:11Z2012-04-02T11:11:11Z2012-04-02T11:11:11Z2012-04-0220092012-04-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAgrarian, v. 2, n. 6, p. 125-133, out./dez. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:26:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/921327Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:26:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:26:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.
title Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.
spellingShingle Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.
GUIMARÃES, A. K. V.
Alimentação
Bovino
Capim
Dieta
Leguminosa
Pastagem
title_short Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.
title_full Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.
title_fullStr Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.
title_full_unstemmed Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.
title_sort Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária.
author GUIMARÃES, A. K. V.
author_facet GUIMARÃES, A. K. V.
CAMARÃO, A. P.
RODRIGUES FILHO, J. A.
author_role author
author2 CAMARÃO, A. P.
RODRIGUES FILHO, J. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDREA KRYSTINA VINENTE GUIMARÃES, DOUTORANDA UFLA; ARI PINHEIRO CAMARÃO, UFPA; JOSE ADERITO RODRIGUES FILHO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARÃES, A. K. V.
CAMARÃO, A. P.
RODRIGUES FILHO, J. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação
Bovino
Capim
Dieta
Leguminosa
Pastagem
topic Alimentação
Bovino
Capim
Dieta
Leguminosa
Pastagem
description Avaliou-se a composição botânica da dieta em pastagens de capim marandú (B. brizantha) e capim quicuio (B. humidicola) consorciadas com leguminosas, em dois métodos de preparo de área: com e sem queima. Foram testadas três pastagens para cada experimento: 1. QB - B. humidicola + B. brizantha cv. Marandu. 2. QBAL - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + L. leucocephala cv. Cunninghan. 3. QBAC - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + C. Argentea (Cratylia). A composição botânica foi determinada usando a técnica da análise microhistologica de fezes. As coletas de fezes foram realizadas a cada dezoito dias. O consumo de quicuio e de espécies da capoeira foram superiores na época seca e de braquiarão, na chuvosa. As percentagens de quicuio foram superiores no método com queima, as de braquiarão, no método mulch. As percentagens de braquiarão foram superiores nas pastagens de QB e QBAL e as de leguminosas, nas pastagens consorciadas com leguminosas. Foram encontradas 14 famílias e 23 espécies. O método de preparo de área influenciou a composição botânica da dieta. As espécies da capoeira tiveram pequena participação na composição botânica da dieta dos animais
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-04-02T11:11:11Z
2012-04-02T11:11:11Z
2012-04-02T11:11:11Z
2012-04-02T11:11:11Z
2012-04-02
2012-04-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Agrarian, v. 2, n. 6, p. 125-133, out./dez. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921327
identifier_str_mv Agrarian, v. 2, n. 6, p. 125-133, out./dez. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503361916043264