Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, V. G. F.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: MARINHO, D. N. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/126096
Resumo: Verificaram-se relações da equipe e da parceria como modos organizacionais, com a produção em P&D na Embrapa, eleitos pela similitude com o que propõem Gibbons et al. (1996) sobre "a nova produção do conhecimento". Coletaram-se dados de gestão da Empresa, de 2000 a 2003, contabilizados sob quatro subconjuntos de indicadores: produção técnico-científica; produção de publicações técnicas; transferência de tecnologia e promoção da imagem; desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos. Esses e mais a produção total são as variáveis de produção em P&D nesta pesquisa. Procedeu-se à análise estatística e à discussão qualitativa, buscando entender a subjetividade do objeto de trabalho. A correlação entre índices de parceria e números de equipes e, por outro lado, produção em P&D, é baixa. Discute-se a possível ausência de influência entre as variáveis independentes e dependentes. Consideraram-se as diferenças entre as unidades da Embrapa, esperando-se que aquelas com pessoal mais numeroso e/ou atuação mais abrangente estabeleçam um maior número de equipes. Maiores índices de parceria são esperados daquelas em territórios mais concentrados em C&T. Tais resultados não significam que equipes e parcerias sejam desprezíveis para a construção do conhecimento. De um lado, os achados quantitativos são limitados e, de outro, o universo estudado é rico em diversidade. Daí admitir-se que tais formatos organizacionais não devem ser desprezados como estratégias favoráveis ao novo modo de construção do conhecimento.
id EMBR_aa4219e3fd44ba85552a6956523e48b5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/126096
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.equipepesquisa e desenvolvimentoagropecuáriateamworkpartnershipEmbrapaParceriaresearch and developmentVerificaram-se relações da equipe e da parceria como modos organizacionais, com a produção em P&D na Embrapa, eleitos pela similitude com o que propõem Gibbons et al. (1996) sobre "a nova produção do conhecimento". Coletaram-se dados de gestão da Empresa, de 2000 a 2003, contabilizados sob quatro subconjuntos de indicadores: produção técnico-científica; produção de publicações técnicas; transferência de tecnologia e promoção da imagem; desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos. Esses e mais a produção total são as variáveis de produção em P&D nesta pesquisa. Procedeu-se à análise estatística e à discussão qualitativa, buscando entender a subjetividade do objeto de trabalho. A correlação entre índices de parceria e números de equipes e, por outro lado, produção em P&D, é baixa. Discute-se a possível ausência de influência entre as variáveis independentes e dependentes. Consideraram-se as diferenças entre as unidades da Embrapa, esperando-se que aquelas com pessoal mais numeroso e/ou atuação mais abrangente estabeleçam um maior número de equipes. Maiores índices de parceria são esperados daquelas em territórios mais concentrados em C&T. Tais resultados não significam que equipes e parcerias sejam desprezíveis para a construção do conhecimento. De um lado, os achados quantitativos são limitados e, de outro, o universo estudado é rico em diversidade. Daí admitir-se que tais formatos organizacionais não devem ser desprezados como estratégias favoráveis ao novo modo de construção do conhecimento.Embrapa, Secretaria de Gestão e Estratégia.GUEDES, V. G. F.MARINHO, D. N. C.2011-04-09T12:42:10Z2011-04-09T12:42:10Z2008-09-1520062011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.23, n. 1, p.63-93, jan./abr. 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/126096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:52:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/126096Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:52:28falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:52:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.
title Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.
spellingShingle Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.
GUEDES, V. G. F.
equipe
pesquisa e desenvolvimento
agropecuária
teamwork
partnership
Embrapa
Parceria
research and development
title_short Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.
title_full Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.
title_fullStr Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.
title_full_unstemmed Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.
title_sort Organização do trabalho em instituição de P&D e construção do conhecimento no agronegócio.
author GUEDES, V. G. F.
author_facet GUEDES, V. G. F.
MARINHO, D. N. C.
author_role author
author2 MARINHO, D. N. C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa, Secretaria de Gestão e Estratégia.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUEDES, V. G. F.
MARINHO, D. N. C.
dc.subject.por.fl_str_mv equipe
pesquisa e desenvolvimento
agropecuária
teamwork
partnership
Embrapa
Parceria
research and development
topic equipe
pesquisa e desenvolvimento
agropecuária
teamwork
partnership
Embrapa
Parceria
research and development
description Verificaram-se relações da equipe e da parceria como modos organizacionais, com a produção em P&D na Embrapa, eleitos pela similitude com o que propõem Gibbons et al. (1996) sobre "a nova produção do conhecimento". Coletaram-se dados de gestão da Empresa, de 2000 a 2003, contabilizados sob quatro subconjuntos de indicadores: produção técnico-científica; produção de publicações técnicas; transferência de tecnologia e promoção da imagem; desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos. Esses e mais a produção total são as variáveis de produção em P&D nesta pesquisa. Procedeu-se à análise estatística e à discussão qualitativa, buscando entender a subjetividade do objeto de trabalho. A correlação entre índices de parceria e números de equipes e, por outro lado, produção em P&D, é baixa. Discute-se a possível ausência de influência entre as variáveis independentes e dependentes. Consideraram-se as diferenças entre as unidades da Embrapa, esperando-se que aquelas com pessoal mais numeroso e/ou atuação mais abrangente estabeleçam um maior número de equipes. Maiores índices de parceria são esperados daquelas em territórios mais concentrados em C&T. Tais resultados não significam que equipes e parcerias sejam desprezíveis para a construção do conhecimento. De um lado, os achados quantitativos são limitados e, de outro, o universo estudado é rico em diversidade. Daí admitir-se que tais formatos organizacionais não devem ser desprezados como estratégias favoráveis ao novo modo de construção do conhecimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2008-09-15
2011-04-09T12:42:10Z
2011-04-09T12:42:10Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.23, n. 1, p.63-93, jan./abr. 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/126096
identifier_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.23, n. 1, p.63-93, jan./abr. 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/126096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503317822373888