Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIONGO, V.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CUNHA, T. J. F., MENDES, A. M. S., GAVA, C. A. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923066
Resumo: O Semiárido Tropical brasileiro representa 11% do território nacional sendo a Caatinga o Bioma mais representativo. A Caatinga é a forma de vegetação mais resiliente do Brasil. Porém, boa parte de sua área está profundamente antropizada e degradada pois está sob intensa utilização desde o período de colonização. As alterações devido à atividade agropastoril extensiva, associada ao superpastejo; ao extrativismo predatório; à substituição da vegetação nativa por culturas associada ao manejo inadequado do solo e da água modificam o ciclo do carbono (C) e do nitrogênio (N), dois elementos importantes na manutenção da dinâmica dos ecossistemas e que se encontram associados às mudanças climáticas. Os estudos sobre balanço de C e N estão sendo conduzidos em áreas de vegetação nativa e antropizadas, primeiramente relacionadas com a pecuária e a agricultura de sequeiro, por serem as atividades dominantes na região e, posteriormente com a agricultura irrigada, devido ao seu alto impacto no sistema produtivo. Um dos estudos com a avaliação do estoque de carbono na caatinga preservada, caatinga alterada, pastagem com capim buffel e cultivo irrigado de mangueira demonstrou o efeito da antropização com diferentes sistemas de culturas. Para os sistemas estudados a Caatinga preservada possui o maior estoque de carbono enquanto a mangueira o menor. Paralelamente, o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a agricultura de baixa emissão de carbono na zona semiárida constitui um grande desafio de pesquisa e desenvolvimento.
id EMBR_b6ca62d03426cb95f337f092a5e6b3de
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/923066
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.BiomaSoloCaatingaCarbonoMudança ClimáticaVegetação NativaO Semiárido Tropical brasileiro representa 11% do território nacional sendo a Caatinga o Bioma mais representativo. A Caatinga é a forma de vegetação mais resiliente do Brasil. Porém, boa parte de sua área está profundamente antropizada e degradada pois está sob intensa utilização desde o período de colonização. As alterações devido à atividade agropastoril extensiva, associada ao superpastejo; ao extrativismo predatório; à substituição da vegetação nativa por culturas associada ao manejo inadequado do solo e da água modificam o ciclo do carbono (C) e do nitrogênio (N), dois elementos importantes na manutenção da dinâmica dos ecossistemas e que se encontram associados às mudanças climáticas. Os estudos sobre balanço de C e N estão sendo conduzidos em áreas de vegetação nativa e antropizadas, primeiramente relacionadas com a pecuária e a agricultura de sequeiro, por serem as atividades dominantes na região e, posteriormente com a agricultura irrigada, devido ao seu alto impacto no sistema produtivo. Um dos estudos com a avaliação do estoque de carbono na caatinga preservada, caatinga alterada, pastagem com capim buffel e cultivo irrigado de mangueira demonstrou o efeito da antropização com diferentes sistemas de culturas. Para os sistemas estudados a Caatinga preservada possui o maior estoque de carbono enquanto a mangueira o menor. Paralelamente, o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a agricultura de baixa emissão de carbono na zona semiárida constitui um grande desafio de pesquisa e desenvolvimento.VANDERLISE GIONGO, CPATSA; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.GIONGO, V.CUNHA, T. J. F.MENDES, A. M. S.GAVA, C. A. T.2012-04-25T11:11:11Z2012-04-25T11:11:11Z2012-04-25T11:11:11Z2012-04-25T11:11:11Z2012-04-2520112012-04-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 4, n. 6, p. 1233-1253, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:29:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/923066Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:29:08falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:29:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.
title Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.
spellingShingle Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.
GIONGO, V.
Bioma
Solo
Caatinga
Carbono
Mudança Climática
Vegetação Nativa
title_short Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.
title_full Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.
title_fullStr Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.
title_full_unstemmed Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.
title_sort Carbono no sistema solo-planta no Semiárido brasileiro.
author GIONGO, V.
author_facet GIONGO, V.
CUNHA, T. J. F.
MENDES, A. M. S.
GAVA, C. A. T.
author_role author
author2 CUNHA, T. J. F.
MENDES, A. M. S.
GAVA, C. A. T.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VANDERLISE GIONGO, CPATSA; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv GIONGO, V.
CUNHA, T. J. F.
MENDES, A. M. S.
GAVA, C. A. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Bioma
Solo
Caatinga
Carbono
Mudança Climática
Vegetação Nativa
topic Bioma
Solo
Caatinga
Carbono
Mudança Climática
Vegetação Nativa
description O Semiárido Tropical brasileiro representa 11% do território nacional sendo a Caatinga o Bioma mais representativo. A Caatinga é a forma de vegetação mais resiliente do Brasil. Porém, boa parte de sua área está profundamente antropizada e degradada pois está sob intensa utilização desde o período de colonização. As alterações devido à atividade agropastoril extensiva, associada ao superpastejo; ao extrativismo predatório; à substituição da vegetação nativa por culturas associada ao manejo inadequado do solo e da água modificam o ciclo do carbono (C) e do nitrogênio (N), dois elementos importantes na manutenção da dinâmica dos ecossistemas e que se encontram associados às mudanças climáticas. Os estudos sobre balanço de C e N estão sendo conduzidos em áreas de vegetação nativa e antropizadas, primeiramente relacionadas com a pecuária e a agricultura de sequeiro, por serem as atividades dominantes na região e, posteriormente com a agricultura irrigada, devido ao seu alto impacto no sistema produtivo. Um dos estudos com a avaliação do estoque de carbono na caatinga preservada, caatinga alterada, pastagem com capim buffel e cultivo irrigado de mangueira demonstrou o efeito da antropização com diferentes sistemas de culturas. Para os sistemas estudados a Caatinga preservada possui o maior estoque de carbono enquanto a mangueira o menor. Paralelamente, o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a agricultura de baixa emissão de carbono na zona semiárida constitui um grande desafio de pesquisa e desenvolvimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-04-25T11:11:11Z
2012-04-25T11:11:11Z
2012-04-25T11:11:11Z
2012-04-25T11:11:11Z
2012-04-25
2012-04-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 4, n. 6, p. 1233-1253, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923066
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 4, n. 6, p. 1233-1253, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503362512683008