Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, M. R.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: CURCIO, G. R., DEDECEK, R. A., SILVA, A. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086344
Resumo: Os solos da região amazônica apresentam diferentes capacidades de uso, como função do seu elevado grau de evolução genética, relevo e intenso intemperismo. Este trabalho teve por objetivo descrever as propriedades e a distribuição dos solos na Fazenda Cristalina, São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará, a fi m de discutir suas fragilidades e potencialidades de uso. O clima é tropical semi-úmido com estacionalidade pluviométrica. Rochas da Formação Itapecuru dão origem a solos arenosos e relevos pouco dissecados, havendo relevos forte-ondulados nas partes inferiores da paisagem. Cerca de 30 ha de pastagem plantada foram selecionados para o estudo. O levantamento de solos escala 1:3.000 foi feito através da abertura de 13 perfi s de solos, destinados à descrição morfológica e a coleta de amostras para análise química, granulométrica e física de acordo com manual do IBGE e Embrapa. Os solos da propriedade são arenosos, com baixos teores de carbono, baixa CTC e elevado teor de alumínio trocável. São profundos nas porções elevadas (Neossolos Quartzarênicos e Latossolos Vermelho-Amarelos) e rasos (Plintossolos Pétricos e afloramentos de rocha) nas porções inferiores. Apesar do relevo, nas partes elevadas ser altamente favorável ao uso, fatores intrínsecos como textura e a baixa saturação por bases determinam restrição. Mas nas partes baixas da paisagem, onde os horizontes petroplínticos e os afloramentos de rocha predominam é que se encontram as maiores restrições que levam à impossibilidade de uso.
id EMBR_bc01c415ad098e7cdfb8a8dccf65cd23
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1086344
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.São Domingos do AraguaiaSoloZoneamento AgrícolaOs solos da região amazônica apresentam diferentes capacidades de uso, como função do seu elevado grau de evolução genética, relevo e intenso intemperismo. Este trabalho teve por objetivo descrever as propriedades e a distribuição dos solos na Fazenda Cristalina, São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará, a fi m de discutir suas fragilidades e potencialidades de uso. O clima é tropical semi-úmido com estacionalidade pluviométrica. Rochas da Formação Itapecuru dão origem a solos arenosos e relevos pouco dissecados, havendo relevos forte-ondulados nas partes inferiores da paisagem. Cerca de 30 ha de pastagem plantada foram selecionados para o estudo. O levantamento de solos escala 1:3.000 foi feito através da abertura de 13 perfi s de solos, destinados à descrição morfológica e a coleta de amostras para análise química, granulométrica e física de acordo com manual do IBGE e Embrapa. Os solos da propriedade são arenosos, com baixos teores de carbono, baixa CTC e elevado teor de alumínio trocável. São profundos nas porções elevadas (Neossolos Quartzarênicos e Latossolos Vermelho-Amarelos) e rasos (Plintossolos Pétricos e afloramentos de rocha) nas porções inferiores. Apesar do relevo, nas partes elevadas ser altamente favorável ao uso, fatores intrínsecos como textura e a baixa saturação por bases determinam restrição. Mas nas partes baixas da paisagem, onde os horizontes petroplínticos e os afloramentos de rocha predominam é que se encontram as maiores restrições que levam à impossibilidade de uso.Michele Ribeiro Ramos, Universidade Estadual do Tocantins; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; Renato Antonio Dedecek, APOSENTADO CNPF; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU.RAMOS, M. R.CURCIO, G. R.DEDECEK, R. A.SILVA, A. R.2018-01-25T23:38:42Z2018-01-25T23:38:42Z2018-01-2520162018-01-25T23:38:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 13, n. 23, p. 79-98, jul./dez. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-01-25T23:38:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1086344Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-01-25T23:38:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-01-25T23:38:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.
title Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.
spellingShingle Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.
RAMOS, M. R.
São Domingos do Araguaia
Solo
Zoneamento Agrícola
title_short Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.
title_full Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.
title_fullStr Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.
title_full_unstemmed Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.
title_sort Potencial de uso dos solos: um estudo de caso de São Domingos do Araguaia - PA.
author RAMOS, M. R.
author_facet RAMOS, M. R.
CURCIO, G. R.
DEDECEK, R. A.
SILVA, A. R.
author_role author
author2 CURCIO, G. R.
DEDECEK, R. A.
SILVA, A. R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Michele Ribeiro Ramos, Universidade Estadual do Tocantins; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; Renato Antonio Dedecek, APOSENTADO CNPF; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, M. R.
CURCIO, G. R.
DEDECEK, R. A.
SILVA, A. R.
dc.subject.por.fl_str_mv São Domingos do Araguaia
Solo
Zoneamento Agrícola
topic São Domingos do Araguaia
Solo
Zoneamento Agrícola
description Os solos da região amazônica apresentam diferentes capacidades de uso, como função do seu elevado grau de evolução genética, relevo e intenso intemperismo. Este trabalho teve por objetivo descrever as propriedades e a distribuição dos solos na Fazenda Cristalina, São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará, a fi m de discutir suas fragilidades e potencialidades de uso. O clima é tropical semi-úmido com estacionalidade pluviométrica. Rochas da Formação Itapecuru dão origem a solos arenosos e relevos pouco dissecados, havendo relevos forte-ondulados nas partes inferiores da paisagem. Cerca de 30 ha de pastagem plantada foram selecionados para o estudo. O levantamento de solos escala 1:3.000 foi feito através da abertura de 13 perfi s de solos, destinados à descrição morfológica e a coleta de amostras para análise química, granulométrica e física de acordo com manual do IBGE e Embrapa. Os solos da propriedade são arenosos, com baixos teores de carbono, baixa CTC e elevado teor de alumínio trocável. São profundos nas porções elevadas (Neossolos Quartzarênicos e Latossolos Vermelho-Amarelos) e rasos (Plintossolos Pétricos e afloramentos de rocha) nas porções inferiores. Apesar do relevo, nas partes elevadas ser altamente favorável ao uso, fatores intrínsecos como textura e a baixa saturação por bases determinam restrição. Mas nas partes baixas da paisagem, onde os horizontes petroplínticos e os afloramentos de rocha predominam é que se encontram as maiores restrições que levam à impossibilidade de uso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-01-25T23:38:42Z
2018-01-25T23:38:42Z
2018-01-25
2018-01-25T23:38:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 13, n. 23, p. 79-98, jul./dez. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086344
identifier_str_mv Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 13, n. 23, p. 79-98, jul./dez. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503448718213120