Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AUN, N. J.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ASSIS, R. L. de, RODRIGUES, O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146991
https://doi.org/10.5216/bgg.v42.65251
Resumo: O objetivo deste artigo é aproximar a teoria da reciprocidade da metodologia de análise das redes rurais, no contexto do desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha. A principal ideia que sustenta o conceito de redes rurais é dar um novo significado à expressão ?desenvolvimento rural?. Essa ressignificação surge a partir da constatação da diversidade de territórios e das frequentes movimentações/migrações populacionais, tornando a fronteira entre rural e urbano cada vez mais invisível. E, a partir dessa constatação, surge a necessidade de uma nova metodologia que consiga, ao mesmo tempo, olhar para os espaços por meio do conceito de redes e pensar o desenvolvimento como algo além das trocas mercantis. A proposta de aproximar a teoria da reciprocidade desse contexto tem o objetivo de aprofundar o entendimento acerca das organizações sociais, seu funcionamento e as interconexões que são criadas dentro dos grupos. Ambas as teorias possuem pontos de convergência, um deles é a conexão com o território na formulação, aplicação e análise de políticas públicas. Um segundo ponto é a percepção dos espaços a partir do conceito de redes sociais. Assim, é na junção de pensamentos muito próximos que esse artigo busca analisar novas formas de ocupação dos territórios rurais, especialmente aqueles em regiões montanhosas, de forma a contribuir para a construção de conhecimentos nos cenários das políticas públicas e do desenvolvimento rural endógeno.
id EMBR_c20cb327a41738e1beee965b13dafbcc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146991
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.Ambientes de montanhaDesenvolvimento RuralO objetivo deste artigo é aproximar a teoria da reciprocidade da metodologia de análise das redes rurais, no contexto do desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha. A principal ideia que sustenta o conceito de redes rurais é dar um novo significado à expressão ?desenvolvimento rural?. Essa ressignificação surge a partir da constatação da diversidade de territórios e das frequentes movimentações/migrações populacionais, tornando a fronteira entre rural e urbano cada vez mais invisível. E, a partir dessa constatação, surge a necessidade de uma nova metodologia que consiga, ao mesmo tempo, olhar para os espaços por meio do conceito de redes e pensar o desenvolvimento como algo além das trocas mercantis. A proposta de aproximar a teoria da reciprocidade desse contexto tem o objetivo de aprofundar o entendimento acerca das organizações sociais, seu funcionamento e as interconexões que são criadas dentro dos grupos. Ambas as teorias possuem pontos de convergência, um deles é a conexão com o território na formulação, aplicação e análise de políticas públicas. Um segundo ponto é a percepção dos espaços a partir do conceito de redes sociais. Assim, é na junção de pensamentos muito próximos que esse artigo busca analisar novas formas de ocupação dos territórios rurais, especialmente aqueles em regiões montanhosas, de forma a contribuir para a construção de conhecimentos nos cenários das políticas públicas e do desenvolvimento rural endógeno.NADIA JAROUCHE AUN, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; ORLANDO RODRIGUES, Instituto Politécnico de Bragança.AUN, N. J.ASSIS, R. L. deRODRIGUES, O.2022-09-29T19:06:13Z2022-09-29T19:06:13Z2022-09-292022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim Goiano de Geografia, V. 42, e65215, 2022.0101-708Xhttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146991https://doi.org/10.5216/bgg.v42.65251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-09-29T19:06:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146991Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-09-29T19:06:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-09-29T19:06:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.
title Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.
spellingShingle Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.
AUN, N. J.
Ambientes de montanha
Desenvolvimento Rural
title_short Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.
title_full Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.
title_fullStr Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.
title_full_unstemmed Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.
title_sort Desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha a partir do envolvimento das redes rurais em laços de reciprocidade.
author AUN, N. J.
author_facet AUN, N. J.
ASSIS, R. L. de
RODRIGUES, O.
author_role author
author2 ASSIS, R. L. de
RODRIGUES, O.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NADIA JAROUCHE AUN, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; ORLANDO RODRIGUES, Instituto Politécnico de Bragança.
dc.contributor.author.fl_str_mv AUN, N. J.
ASSIS, R. L. de
RODRIGUES, O.
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes de montanha
Desenvolvimento Rural
topic Ambientes de montanha
Desenvolvimento Rural
description O objetivo deste artigo é aproximar a teoria da reciprocidade da metodologia de análise das redes rurais, no contexto do desenvolvimento rural endógeno em ambientes de montanha. A principal ideia que sustenta o conceito de redes rurais é dar um novo significado à expressão ?desenvolvimento rural?. Essa ressignificação surge a partir da constatação da diversidade de territórios e das frequentes movimentações/migrações populacionais, tornando a fronteira entre rural e urbano cada vez mais invisível. E, a partir dessa constatação, surge a necessidade de uma nova metodologia que consiga, ao mesmo tempo, olhar para os espaços por meio do conceito de redes e pensar o desenvolvimento como algo além das trocas mercantis. A proposta de aproximar a teoria da reciprocidade desse contexto tem o objetivo de aprofundar o entendimento acerca das organizações sociais, seu funcionamento e as interconexões que são criadas dentro dos grupos. Ambas as teorias possuem pontos de convergência, um deles é a conexão com o território na formulação, aplicação e análise de políticas públicas. Um segundo ponto é a percepção dos espaços a partir do conceito de redes sociais. Assim, é na junção de pensamentos muito próximos que esse artigo busca analisar novas formas de ocupação dos territórios rurais, especialmente aqueles em regiões montanhosas, de forma a contribuir para a construção de conhecimentos nos cenários das políticas públicas e do desenvolvimento rural endógeno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29T19:06:13Z
2022-09-29T19:06:13Z
2022-09-29
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim Goiano de Geografia, V. 42, e65215, 2022.
0101-708X
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146991
https://doi.org/10.5216/bgg.v42.65251
identifier_str_mv Boletim Goiano de Geografia, V. 42, e65215, 2022.
0101-708X
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146991
https://doi.org/10.5216/bgg.v42.65251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503531936350208