Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, S. S.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PORRO, R., PORRO, N. S. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110835
Resumo: Analisando quatro estudos de caso no município de Anapu, no Pará, este artigo contrasta duas abordagens para a provisão de serviços ambientais: através do pagamento em efetivo para conservação, ou pagamento por serviços ambientais (PSA), e do apoio a sistemas sustentáveis agrícolas e florestais. As abordagens são avaliadas à luz da teoria do campesinato de fronteira, destacando-se como conclusão que a abordagem de ?PSA de conservação? não se mostra adequada para replicação nesse contexto, enquanto as demais abordagens são mais adequadas no propósito de aliar conservação ambiental e produção sustentável, desde que o acesso aos recursos financeiros e de capital humano se consolide com perspectivas de longo prazo
id EMBR_d4f3957bc2ba7f4347471f2d7776d306
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1110835
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.CampesinatoServiço ambientalPagamentoTransamazônicaAnalisando quatro estudos de caso no município de Anapu, no Pará, este artigo contrasta duas abordagens para a provisão de serviços ambientais: através do pagamento em efetivo para conservação, ou pagamento por serviços ambientais (PSA), e do apoio a sistemas sustentáveis agrícolas e florestais. As abordagens são avaliadas à luz da teoria do campesinato de fronteira, destacando-se como conclusão que a abordagem de ?PSA de conservação? não se mostra adequada para replicação nesse contexto, enquanto as demais abordagens são mais adequadas no propósito de aliar conservação ambiental e produção sustentável, desde que o acesso aos recursos financeiros e de capital humano se consolide com perspectivas de longo prazoSammy Silva Sales, UFPA; ROBERTO PORRO, CPATU; Noemi Sakiara Miyasaka Porro, UFPA.SALES, S. S.PORRO, R.PORRO, N. S. M.2019-07-26T01:04:45Z2019-07-26T01:04:45Z2019-07-2520192019-11-14T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmazônica: Revista de Antropologia, v. 11, n. 1, p. 267-297, 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-07-26T01:04:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1110835Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-07-26T01:04:52falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-07-26T01:04:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.
title Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.
spellingShingle Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.
SALES, S. S.
Campesinato
Serviço ambiental
Pagamento
Transamazônica
title_short Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.
title_full Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.
title_fullStr Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.
title_full_unstemmed Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.
title_sort Campesinato de fronteira, pagamentos e serviços ambientais: análise da expressão diferenciada da lógica de mercado em Anapu, Pará.
author SALES, S. S.
author_facet SALES, S. S.
PORRO, R.
PORRO, N. S. M.
author_role author
author2 PORRO, R.
PORRO, N. S. M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sammy Silva Sales, UFPA; ROBERTO PORRO, CPATU; Noemi Sakiara Miyasaka Porro, UFPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, S. S.
PORRO, R.
PORRO, N. S. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Campesinato
Serviço ambiental
Pagamento
Transamazônica
topic Campesinato
Serviço ambiental
Pagamento
Transamazônica
description Analisando quatro estudos de caso no município de Anapu, no Pará, este artigo contrasta duas abordagens para a provisão de serviços ambientais: através do pagamento em efetivo para conservação, ou pagamento por serviços ambientais (PSA), e do apoio a sistemas sustentáveis agrícolas e florestais. As abordagens são avaliadas à luz da teoria do campesinato de fronteira, destacando-se como conclusão que a abordagem de ?PSA de conservação? não se mostra adequada para replicação nesse contexto, enquanto as demais abordagens são mais adequadas no propósito de aliar conservação ambiental e produção sustentável, desde que o acesso aos recursos financeiros e de capital humano se consolide com perspectivas de longo prazo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T01:04:45Z
2019-07-26T01:04:45Z
2019-07-25
2019
2019-11-14T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Amazônica: Revista de Antropologia, v. 11, n. 1, p. 267-297, 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110835
identifier_str_mv Amazônica: Revista de Antropologia, v. 11, n. 1, p. 267-297, 2019.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503477525741568