Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORRO, R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PORRO, N. S. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126954
Resumo: Neste artigo, examinamos as trajetórias familiares de três lideranças rurais no vale do Mearim, que ilustram as principais formas de acesso e ocupação da terra protagonizadas pelo campesinato maranhense nos últimos 150 anos. A análise dessas trajetórias tomadas como alegorias permite apresentar as contingências vividas por este campesinato que, a despeito das interações desfavoráveis na estrutura social e sob o aparato legal do Estado brasileiro, agencia sua reprodução social, fundada na permanência na terra. Nos três casos estudados, frente a essas contingências, os processos de ação coletiva e a articulação política protagonizados pelos entrevistados representam descontinuidades entre gerações, com consequências distintas para as respectivas trajetórias familiares. Em apenas um dos casos, são mantidos práticas e discursos que expandiram a base agrária do grupo familiar, em contraste com as aparentes estagnação e contração observadas nos demais casos. A análise aponta a relevância da relação da unidade familiar com o mercado formal de terras, assim como das relações sociopolíticas estabelecidas para além do parentesco, para a definição das possibilidades do campesinato no rural contemporâneo.
id EMBR_e3b9f154c5931f17f0438de32ac2baa3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1126954
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.Ação coletivaHistórias de vidaRelações de parentescoTrajetórias familiaresNeste artigo, examinamos as trajetórias familiares de três lideranças rurais no vale do Mearim, que ilustram as principais formas de acesso e ocupação da terra protagonizadas pelo campesinato maranhense nos últimos 150 anos. A análise dessas trajetórias tomadas como alegorias permite apresentar as contingências vividas por este campesinato que, a despeito das interações desfavoráveis na estrutura social e sob o aparato legal do Estado brasileiro, agencia sua reprodução social, fundada na permanência na terra. Nos três casos estudados, frente a essas contingências, os processos de ação coletiva e a articulação política protagonizados pelos entrevistados representam descontinuidades entre gerações, com consequências distintas para as respectivas trajetórias familiares. Em apenas um dos casos, são mantidos práticas e discursos que expandiram a base agrária do grupo familiar, em contraste com as aparentes estagnação e contração observadas nos demais casos. A análise aponta a relevância da relação da unidade familiar com o mercado formal de terras, assim como das relações sociopolíticas estabelecidas para além do parentesco, para a definição das possibilidades do campesinato no rural contemporâneo.ROBERTO PORRO, CPATU; Noemi Sakiara Miyasaka Porro, UFPA.PORRO, R.PORRO, N. S. M.2020-11-23T23:00:21Z2020-11-23T23:00:21Z2020-11-232020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 15, n. 3, e20190144, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/112695410.1590/2178-2547-BGOELDI-2019-0144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-11-23T23:00:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1126954Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-11-23T23:00:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-11-23T23:00:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.
title Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.
spellingShingle Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.
PORRO, R.
Ação coletiva
Histórias de vida
Relações de parentesco
Trajetórias familiares
title_short Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.
title_full Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.
title_fullStr Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.
title_full_unstemmed Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.
title_sort Agência e contingência no acesso à terra e reprodução social camponesa no vale do rio Mearim, estado do Maranhão.
author PORRO, R.
author_facet PORRO, R.
PORRO, N. S. M.
author_role author
author2 PORRO, N. S. M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROBERTO PORRO, CPATU; Noemi Sakiara Miyasaka Porro, UFPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv PORRO, R.
PORRO, N. S. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ação coletiva
Histórias de vida
Relações de parentesco
Trajetórias familiares
topic Ação coletiva
Histórias de vida
Relações de parentesco
Trajetórias familiares
description Neste artigo, examinamos as trajetórias familiares de três lideranças rurais no vale do Mearim, que ilustram as principais formas de acesso e ocupação da terra protagonizadas pelo campesinato maranhense nos últimos 150 anos. A análise dessas trajetórias tomadas como alegorias permite apresentar as contingências vividas por este campesinato que, a despeito das interações desfavoráveis na estrutura social e sob o aparato legal do Estado brasileiro, agencia sua reprodução social, fundada na permanência na terra. Nos três casos estudados, frente a essas contingências, os processos de ação coletiva e a articulação política protagonizados pelos entrevistados representam descontinuidades entre gerações, com consequências distintas para as respectivas trajetórias familiares. Em apenas um dos casos, são mantidos práticas e discursos que expandiram a base agrária do grupo familiar, em contraste com as aparentes estagnação e contração observadas nos demais casos. A análise aponta a relevância da relação da unidade familiar com o mercado formal de terras, assim como das relações sociopolíticas estabelecidas para além do parentesco, para a definição das possibilidades do campesinato no rural contemporâneo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T23:00:21Z
2020-11-23T23:00:21Z
2020-11-23
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 15, n. 3, e20190144, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126954
10.1590/2178-2547-BGOELDI-2019-0144
identifier_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 15, n. 3, e20190144, 2020.
10.1590/2178-2547-BGOELDI-2019-0144
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503498181640192