Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, B. F.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: RAMOS, D. L. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944652
Resumo: A descarga de efluentes de piscicultura no meio ambiente pode causar a poluição do solo e de mananciais, gerando impactos ambientais. A utilização desses efluentes na produção de mudas nativas pode ser uma alternativa viável no aproveitamento da água biossalina provinda da piscicultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de sementes de espécies nativas da caatinga em água biossalina. Para tanto, foi avaliada a germinação das sementes nativas da Caatinga em 5 diluições de água biossalina coletada em início e final de ciclo de cultivo de tilápia. Sementes de pereiro, jurerna-rosa, aroeira-do-sertão, catingueira-verdadeira e mulungu germinam satisfatoriamente em soluções de água biossalina proveniente de tanques de piscicultura com água salobra, no entanto a época do ciclo produtivo das tilápias influencia na germinação das mesmas. Os resultados permitem concluir que a utilização de água biossalina pode ser uma alternativa para irrigação de mudas de espécies da caatinga, no entanto, são necessários estudos para avaliar o desenvolvimento destas em fases mais avançadas das mudas.
id EMBR_f8833e596d42aebe4e53c19350595868
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/944652
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.Água biossalinaNatural resourceRecurso naturalCaatingaGerminaçãoSalinidadeSementeA descarga de efluentes de piscicultura no meio ambiente pode causar a poluição do solo e de mananciais, gerando impactos ambientais. A utilização desses efluentes na produção de mudas nativas pode ser uma alternativa viável no aproveitamento da água biossalina provinda da piscicultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de sementes de espécies nativas da caatinga em água biossalina. Para tanto, foi avaliada a germinação das sementes nativas da Caatinga em 5 diluições de água biossalina coletada em início e final de ciclo de cultivo de tilápia. Sementes de pereiro, jurerna-rosa, aroeira-do-sertão, catingueira-verdadeira e mulungu germinam satisfatoriamente em soluções de água biossalina proveniente de tanques de piscicultura com água salobra, no entanto a época do ciclo produtivo das tilápias influencia na germinação das mesmas. Os resultados permitem concluir que a utilização de água biossalina pode ser uma alternativa para irrigação de mudas de espécies da caatinga, no entanto, são necessários estudos para avaliar o desenvolvimento destas em fases mais avançadas das mudas.BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; DÉBORA LUANNE DIAS RAMOS.DANTAS, B. F.RAMOS, D. L. D.2015-12-22T03:03:11Z2015-12-22T03:03:11Z2013-01-1020122015-12-22T03:03:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 32-35, dez. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:26:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/944652Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:26:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.
title Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.
spellingShingle Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.
DANTAS, B. F.
Água biossalina
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Germinação
Salinidade
Semente
title_short Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.
title_full Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.
title_fullStr Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.
title_full_unstemmed Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.
title_sort Germinação de sementes da Caatinga em água biossalina.
author DANTAS, B. F.
author_facet DANTAS, B. F.
RAMOS, D. L. D.
author_role author
author2 RAMOS, D. L. D.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; DÉBORA LUANNE DIAS RAMOS.
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, B. F.
RAMOS, D. L. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Água biossalina
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Germinação
Salinidade
Semente
topic Água biossalina
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Germinação
Salinidade
Semente
description A descarga de efluentes de piscicultura no meio ambiente pode causar a poluição do solo e de mananciais, gerando impactos ambientais. A utilização desses efluentes na produção de mudas nativas pode ser uma alternativa viável no aproveitamento da água biossalina provinda da piscicultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de sementes de espécies nativas da caatinga em água biossalina. Para tanto, foi avaliada a germinação das sementes nativas da Caatinga em 5 diluições de água biossalina coletada em início e final de ciclo de cultivo de tilápia. Sementes de pereiro, jurerna-rosa, aroeira-do-sertão, catingueira-verdadeira e mulungu germinam satisfatoriamente em soluções de água biossalina proveniente de tanques de piscicultura com água salobra, no entanto a época do ciclo produtivo das tilápias influencia na germinação das mesmas. Os resultados permitem concluir que a utilização de água biossalina pode ser uma alternativa para irrigação de mudas de espécies da caatinga, no entanto, são necessários estudos para avaliar o desenvolvimento destas em fases mais avançadas das mudas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-01-10
2015-12-22T03:03:11Z
2015-12-22T03:03:11Z
2015-12-22T03:03:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 32-35, dez. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944652
identifier_str_mv Informativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 32-35, dez. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695412239204352