Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEDECEK, R. A.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: FIER, I. S. N., SPELTZ, R. LIMA, L. C. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315150
Resumo: Para avaliar a influência do sítio no crescimento de Pinus taeda, foram selecionados, em área de plantio comercial, no município de Telêmaco Borba (PR), oito sítios com essa espécie aos 22 anos de idade, diferenciados pelo tipo de solo (Latossolo e Cambissolo), textura (argilosa e média) e vegetação original (campo e floresta). Para a caracterização dos sítios, foram realizadas avaliações dendrométricas de 50 árvores por sítio e coleta de solo em 3 profundidades para análises. Selecionaram-se 3 árvores médias por sítio, nas quais foram medidas altura total, altura para serraria e para celulose e DAP. O principal fator que influenciou o volume de madeira para serraria foi a fase de vegetação original, sendo os maiores DAPs encontrados em áreas provenientes de floresta. Na área de Cambissolo textura média fase floresta foi encontrado o maior volume de madeira para serraria, e o menor na área de Cambissolo textura média fase campo. Os sítios mais produtivos apresentaram maiores teores de K e P, pH mais elevado, maior saturação por bases e menor saturação por Al. Esses mesmos sítios apresentaram menor porosidade total e macroporosidade, maior densidade do solo e maior teor de água disponível, que melhor se correlacionou com as variáveis de crescimento.
id EMBR_fab2749586b6cfc383c7224a7e67693a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/315150
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.Classe de soloVegetação originalTextura do SoloPara avaliar a influência do sítio no crescimento de Pinus taeda, foram selecionados, em área de plantio comercial, no município de Telêmaco Borba (PR), oito sítios com essa espécie aos 22 anos de idade, diferenciados pelo tipo de solo (Latossolo e Cambissolo), textura (argilosa e média) e vegetação original (campo e floresta). Para a caracterização dos sítios, foram realizadas avaliações dendrométricas de 50 árvores por sítio e coleta de solo em 3 profundidades para análises. Selecionaram-se 3 árvores médias por sítio, nas quais foram medidas altura total, altura para serraria e para celulose e DAP. O principal fator que influenciou o volume de madeira para serraria foi a fase de vegetação original, sendo os maiores DAPs encontrados em áreas provenientes de floresta. Na área de Cambissolo textura média fase floresta foi encontrado o maior volume de madeira para serraria, e o menor na área de Cambissolo textura média fase campo. Os sítios mais produtivos apresentaram maiores teores de K e P, pH mais elevado, maior saturação por bases e menor saturação por Al. Esses mesmos sítios apresentaram menor porosidade total e macroporosidade, maior densidade do solo e maior teor de água disponível, que melhor se correlacionou com as variáveis de crescimento.Renato Antonio Dedecek, Embrapa Florestas; Ivone Satsuki Namikawa Fier, Klabin S.A.; Randy Speltz, Klabin S.A.; Luís Carlos de Souza Lima, Klabin S.A.DEDECEK, R. A.FIER, I. S. N.SPELTZ, R. LIMA, L. C. de S.2019-03-01T00:54:34Z2019-03-01T00:54:34Z2008-10-2120082019-03-01T00:54:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta, Curitiba, v. 38, n. 3, p. 507-516, jul./set. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-01T00:54:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/315150Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-01T00:54:41falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-01T00:54:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.
title Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.
spellingShingle Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.
DEDECEK, R. A.
Classe de solo
Vegetação original
Textura do Solo
title_short Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.
title_full Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.
title_fullStr Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.
title_full_unstemmed Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.
title_sort Influência do sítio no desenvolvimento do Pinus taeda aos 22 anos: 1. características físico-hídricas e químicas do solo.
author DEDECEK, R. A.
author_facet DEDECEK, R. A.
FIER, I. S. N.
SPELTZ, R. LIMA, L. C. de S.
author_role author
author2 FIER, I. S. N.
SPELTZ, R. LIMA, L. C. de S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Renato Antonio Dedecek, Embrapa Florestas; Ivone Satsuki Namikawa Fier, Klabin S.A.; Randy Speltz, Klabin S.A.; Luís Carlos de Souza Lima, Klabin S.A.
dc.contributor.author.fl_str_mv DEDECEK, R. A.
FIER, I. S. N.
SPELTZ, R. LIMA, L. C. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Classe de solo
Vegetação original
Textura do Solo
topic Classe de solo
Vegetação original
Textura do Solo
description Para avaliar a influência do sítio no crescimento de Pinus taeda, foram selecionados, em área de plantio comercial, no município de Telêmaco Borba (PR), oito sítios com essa espécie aos 22 anos de idade, diferenciados pelo tipo de solo (Latossolo e Cambissolo), textura (argilosa e média) e vegetação original (campo e floresta). Para a caracterização dos sítios, foram realizadas avaliações dendrométricas de 50 árvores por sítio e coleta de solo em 3 profundidades para análises. Selecionaram-se 3 árvores médias por sítio, nas quais foram medidas altura total, altura para serraria e para celulose e DAP. O principal fator que influenciou o volume de madeira para serraria foi a fase de vegetação original, sendo os maiores DAPs encontrados em áreas provenientes de floresta. Na área de Cambissolo textura média fase floresta foi encontrado o maior volume de madeira para serraria, e o menor na área de Cambissolo textura média fase campo. Os sítios mais produtivos apresentaram maiores teores de K e P, pH mais elevado, maior saturação por bases e menor saturação por Al. Esses mesmos sítios apresentaram menor porosidade total e macroporosidade, maior densidade do solo e maior teor de água disponível, que melhor se correlacionou com as variáveis de crescimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-21
2008
2019-03-01T00:54:34Z
2019-03-01T00:54:34Z
2019-03-01T00:54:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta, Curitiba, v. 38, n. 3, p. 507-516, jul./set. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315150
identifier_str_mv Floresta, Curitiba, v. 38, n. 3, p. 507-516, jul./set. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503472107749376