Pensamento visual e inteligência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro,Gildo A.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REM. Revista Escola de Minas (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013
Resumo: O ensino de Desenho nas escolas brasileiras, nesses últimos anos, raras vezes tem ido além da memorização de seqüências ou algoritmos para solucionar problemas geométricos. Assim, suprimida sua função cultural, o Desenho acabou alijado da escola elementar e média. Contudo pesquisas sobre o funcionamento do cérebro permitem avaliar a importância da expressão gráfica para a formação integral da pessoa. Isto permite concluir que a volta do Desenho à escola deve ser feita em um novo padrão, capaz de estimular as capacidades mentais, utilizando a habilidade manual, a sensibilidade artística e a expressão gráfica para desenvolver a inteligência intuitiva, sem esquecer o lado racional, lógico e seqüencial do cérebro. Esse trabalho mostra alguns exercícios para chegar a esse objetivo, como um primeiro passo para mudar o sistema educacional dentro de um esforço integrado por Psicologia, Pedagogia, Neurociências e professores de Desenho.
id ESCOLADEMINAS-1_36b883ff6f0ac6411da0416816572c9f
oai_identifier_str oai:scielo:S0370-44672001000100013
network_acronym_str ESCOLADEMINAS-1
network_name_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository_id_str
spelling Pensamento visual e inteligênciaDesenhoInteligência IntuitivaCapacidades MentaisCérebroNeurociênciasO ensino de Desenho nas escolas brasileiras, nesses últimos anos, raras vezes tem ido além da memorização de seqüências ou algoritmos para solucionar problemas geométricos. Assim, suprimida sua função cultural, o Desenho acabou alijado da escola elementar e média. Contudo pesquisas sobre o funcionamento do cérebro permitem avaliar a importância da expressão gráfica para a formação integral da pessoa. Isto permite concluir que a volta do Desenho à escola deve ser feita em um novo padrão, capaz de estimular as capacidades mentais, utilizando a habilidade manual, a sensibilidade artística e a expressão gráfica para desenvolver a inteligência intuitiva, sem esquecer o lado racional, lógico e seqüencial do cérebro. Esse trabalho mostra alguns exercícios para chegar a esse objetivo, como um primeiro passo para mudar o sistema educacional dentro de um esforço integrado por Psicologia, Pedagogia, Neurociências e professores de Desenho.Escola de Minas2001-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013Rem: Revista Escola de Minas v.54 n.1 2001reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)instname:Escola de Minasinstacron:ESCOLA DE MINAS10.1590/S0370-44672001000100013info:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro,Gildo A.por2003-08-21T00:00:00Zoai:scielo:S0370-44672001000100013Revistahttp://www.scielo.br/remhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor@rem.com.br1807-03530370-4467opendoar:2003-08-21T00:00REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minasfalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento visual e inteligência
title Pensamento visual e inteligência
spellingShingle Pensamento visual e inteligência
Montenegro,Gildo A.
Desenho
Inteligência Intuitiva
Capacidades Mentais
Cérebro
Neurociências
title_short Pensamento visual e inteligência
title_full Pensamento visual e inteligência
title_fullStr Pensamento visual e inteligência
title_full_unstemmed Pensamento visual e inteligência
title_sort Pensamento visual e inteligência
author Montenegro,Gildo A.
author_facet Montenegro,Gildo A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro,Gildo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Inteligência Intuitiva
Capacidades Mentais
Cérebro
Neurociências
topic Desenho
Inteligência Intuitiva
Capacidades Mentais
Cérebro
Neurociências
description O ensino de Desenho nas escolas brasileiras, nesses últimos anos, raras vezes tem ido além da memorização de seqüências ou algoritmos para solucionar problemas geométricos. Assim, suprimida sua função cultural, o Desenho acabou alijado da escola elementar e média. Contudo pesquisas sobre o funcionamento do cérebro permitem avaliar a importância da expressão gráfica para a formação integral da pessoa. Isto permite concluir que a volta do Desenho à escola deve ser feita em um novo padrão, capaz de estimular as capacidades mentais, utilizando a habilidade manual, a sensibilidade artística e a expressão gráfica para desenvolver a inteligência intuitiva, sem esquecer o lado racional, lógico e seqüencial do cérebro. Esse trabalho mostra alguns exercícios para chegar a esse objetivo, como um primeiro passo para mudar o sistema educacional dentro de um esforço integrado por Psicologia, Pedagogia, Neurociências e professores de Desenho.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0370-44672001000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Rem: Revista Escola de Minas v.54 n.1 2001
reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)
instname:Escola de Minas
instacron:ESCOLA DE MINAS
instname_str Escola de Minas
instacron_str ESCOLA DE MINAS
institution ESCOLA DE MINAS
reponame_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
collection REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository.name.fl_str_mv REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minas
repository.mail.fl_str_mv editor@rem.com.br
_version_ 1754122195849707520